Relatório de trabalho de projeto: plano de integração de novos enfermeiros do serviço de urgência geral de um hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Miguel Santos Gomes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4757
Resumo: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
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spelling Relatório de trabalho de projeto: plano de integração de novos enfermeiros do serviço de urgência geral de um hospitalCompetênciasSocializaçãoIntegraçãoUrgênciaMetodologia de projetoCompetenciesSocializationIntegrationUrgency/CasualtyProject MethodologyRelatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-CirúrgicaEste relatório tem a finalidade de descrever o trabalho de projeto e todas as reflexões desenvolvidas nos estágios do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica que decorreram no Serviço de Urgência Geral de um hospital português. Reconhecendo que em virtude dos movimentos migratórios e da atividade turística, cruzam-se no território de intervenção do Hospital X diferentes culturas, assim a contextualização teórica passou pelo aprofundamento da Teoria de Médio Alcance de Madeleine Leininger que reflete sobre o Cuidar Transcultural. Por outro lado houve a intensão de refletir sobre o processo de integração de novos profissionais num Serviço de Urgência, foi necessário contextualizar as noções de aprendizagem, de competência e desenvolvimento de competências, o que levou ao aprofundamento do modelo de desenvolvimento de competências de Patricia Benner, que aborda a forma como o enfermeiro desenvolve as suas capacidades e habilidades através da aprendizagem e das experiências profissionais. O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Pessoa em situação Crítica e do Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foi efetuado com base em duas vertentes: através da utilização da metodologia de projeto onde desenvolvemos um projeto de intervenção em serviço com a finalidade de estruturar um novo processo de socialização no Serviço de Urgência Geral do Hospital X, materializado num manual de integração e num guia de integração. A dimensão da aprendizagem clínica decorreu com a prestação de cuidados na sala de reanimação de um serviço de urgência médico-cirúrgica. Foram efetuadas reflexões sobre as situações mais frequentes assistidas no serviço e a prestação de cuidados realizada, tendo como referencial as competências definidas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica.This report describes the project work involved and the reflection of, the internship of the Medical-Surgical Master’s Degree course which took place in the Accident and Emergency Department of a Portuguese Hospital. In recognition to the virtue of the migratory movement and the touristic activity crossing within the territory of intervention in Hospital X of different cultures, the theoretical contextualisation therefore passed to an exploration (examination) of the Theory of Medium Range of Madeleine Leininger which reflects on Transcultural Care. On the other hand, there was intention to reflect about the process of integration of new professionals into the Casualty Department and so it was necessary to contextualise the learning notions of competence and the development of competence, which led to the exploration of the model of development of competence of Patricia Benner, which approached the way in which nurses develops their capacities and skills through learning and professional experience. The development of specialist skills of the Nurse Specialist in Critical Care and of the Masters in Medical-Surgical Nursing, was effectuated with a basis of two distinct aspects: through the use of project method where an intervention project is developed with the finality to structure a new process of socialisation on the Casualty Department of Hospital X, materialising in an Integration Manual and an Integration Guide. The dimension of clinical learning happened with the care given in the Reanimation Room in an Accident and Emergency Department. There was reflection about the most frequently assisted situations in the department and the care given taking as reference the competencies defined for a Critical Care Nurse Specialist.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeRuivo, Maria AliceRepositório ComumSilva, Jorge Miguel Santos Gomes da2013-10-03T13:46:08Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:04.083569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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