Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45044
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE), surge integrado no programa da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (CMESMO). Além do processo de investigação proposto, este relatório relata também a minha reflexão sobre o meu percurso de aprendizagem e desenvolvimento das competências, para a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e do grau de Mestre. As mudanças que ocorreram nas unidades hospitalares, devido à pandemia causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-CoV 2), reportam as medidas excecionais de prevenção e controlo implementadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), com o intuito de minimizar o risco de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, em meio hospitalar. Estas medidas criaram uma nova dinâmica no quotidiano das maternidade, impossibilitando o pai de vivenciar e participar nos primeiros momentos de vida do seu Recém-Nascido (RN). Neste sentido, a concretização deste RE pretende além de descrever a minha reflexão acerca do meu percurso de aprendizagem e do desenvolvimento das minhas competências, pretende responder à seguinte questão de partida: “Como é que a transição para a paternidade é afetada pela ausência do acompanhamento do pai no pós-parto?”. A Teoria de Enfermagem que sustentou e norteou o presente RE, bem como a minha prática de cuidados foi o Modelo Conceptual de Afaf Meleis, tendo em conta, o significado do conceito de transição e a problemática em estudo. No decurso do processo formativo, assim como na base de elaboração deste relatório, a metodologia usada assentou na Prática Baseada na Evidência e na Scoping Review (SR), em alinhamento com a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute (JBI) (2021). Através de recurso à plataforma EBSCOhost, a pesquisa foi limitada à escolha de três bases de dados, com o intuito de mapear toda a evidência científica relevante sobre a temática. Foi aplicado um Instrumento de Recolha de Dados (IRD) a cento e seis progenitores masculinos que vivenciaram a transição para a paternidade em contexto pandémico, com o objetivo de compreender se o processo de envolvimento emocional entre o pai e o RN foi afetado pela ausência do pai no decurso do pós-parto, recorrendo para o efeito à Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005). Os artigos resultantes da SR, evidenciam que cada vez mais os pais procuram capacitar-se enquanto cuidadores, a fim de potenciar a sua implicação no processo educativo, não só através da prestação de cuidados diretos mas também de cuidados indiretos, tais como o estabelecimento de uma relação de afetividade com o RN. Esta mudança de paradigma dota o homem não só para prestar cuidados ao RN, como também para proporcionar apoio emocional e físico à puérpera. A Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005), reconheceu que os pais não desenvolveram ou desenvolveram pouco as emoções referentes ao “Bonding Negativo” em relação ao seu RN. A análise de conteúdo concretizada, evidencia que o EEESMO ao incentivar a presença e participação paterna no pós-parto e o pós-parto imediato, conduziu à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade. Já como obstáculo à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade no internamento, as causas são adjudicadas às restrições instituídas dada a situação pandémica.
id RCAP_3a7b7deb190e41211c91c3ef85a0d4a5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémicoEnfermagem obstétricaPaiRecém-nascidoParentalidadeCOVID-19O presente Relatório de Estágio (RE), surge integrado no programa da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (CMESMO). Além do processo de investigação proposto, este relatório relata também a minha reflexão sobre o meu percurso de aprendizagem e desenvolvimento das competências, para a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e do grau de Mestre. As mudanças que ocorreram nas unidades hospitalares, devido à pandemia causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-CoV 2), reportam as medidas excecionais de prevenção e controlo implementadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), com o intuito de minimizar o risco de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, em meio hospitalar. Estas medidas criaram uma nova dinâmica no quotidiano das maternidade, impossibilitando o pai de vivenciar e participar nos primeiros momentos de vida do seu Recém-Nascido (RN). Neste sentido, a concretização deste RE pretende além de descrever a minha reflexão acerca do meu percurso de aprendizagem e do desenvolvimento das minhas competências, pretende responder à seguinte questão de partida: “Como é que a transição para a paternidade é afetada pela ausência do acompanhamento do pai no pós-parto?”. A Teoria de Enfermagem que sustentou e norteou o presente RE, bem como a minha prática de cuidados foi o Modelo Conceptual de Afaf Meleis, tendo em conta, o significado do conceito de transição e a problemática em estudo. No decurso do processo formativo, assim como na base de elaboração deste relatório, a metodologia usada assentou na Prática Baseada na Evidência e na Scoping Review (SR), em alinhamento com a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute (JBI) (2021). Através de recurso à plataforma EBSCOhost, a pesquisa foi limitada à escolha de três bases de dados, com o intuito de mapear toda a evidência científica relevante sobre a temática. Foi aplicado um Instrumento de Recolha de Dados (IRD) a cento e seis progenitores masculinos que vivenciaram a transição para a paternidade em contexto pandémico, com o objetivo de compreender se o processo de envolvimento emocional entre o pai e o RN foi afetado pela ausência do pai no decurso do pós-parto, recorrendo para o efeito à Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005). Os artigos resultantes da SR, evidenciam que cada vez mais os pais procuram capacitar-se enquanto cuidadores, a fim de potenciar a sua implicação no processo educativo, não só através da prestação de cuidados diretos mas também de cuidados indiretos, tais como o estabelecimento de uma relação de afetividade com o RN. Esta mudança de paradigma dota o homem não só para prestar cuidados ao RN, como também para proporcionar apoio emocional e físico à puérpera. A Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005), reconheceu que os pais não desenvolveram ou desenvolveram pouco as emoções referentes ao “Bonding Negativo” em relação ao seu RN. A análise de conteúdo concretizada, evidencia que o EEESMO ao incentivar a presença e participação paterna no pós-parto e o pós-parto imediato, conduziu à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade. Já como obstáculo à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade no internamento, as causas são adjudicadas às restrições instituídas dada a situação pandémica.This Internship Report (RE) integrates the Internship Curricular Unit Program with Report of the 11th Master's Course in Maternal Health and Obstetrics Nursing. In addition to the proposed investigation process, this report accounts a self-reflection on my learning journey and skills development process, to obtain both, the titles of Specialist Nurse in Maternal and Obstetric Health Nursing and Master's degree. The changes that took place in hospital units, due to the pandemic caused by the Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) virus refer exceptional prevention-control measures implemented by the Direção Geral de Saúde (DGS) to minimize the risk of transmission of SARS-CoV 2 infection in hospital environment. These preventive measures created a new dynamic in the daily context of maternity services, making it impossible for the father to experience and participate in the first moments of life of his Newborn. Subsequently, this research process in the internship context intended to answer the following starting question: "How is the transition to fatherhood affected by the absence of the father's follow-up in the postpartum period?" Considering the problem under study, the Nursing Theory that supported and guided this IR, as well as my care practice, was the Conceptual Model of Afaf Meleis focused on the concept of transition. Throughout my training process, as well as in the making of this report, the methodology used was based on Evidence-Based Practice and Scoping Review (SR), in line with the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI) (2021). Using the EBSCOhost platform, the research was limited to the choice of three databases, with the aim of mapping all the relevant scientific evidence on the subject. A Data Survey Instrument, was applied to one hundred and six male parents who experienced the transition to parenthood in a pandemic context, with the purpose of understanding if the process of emotional involvement between the father and the NB was affected by the father's absence during the postpartum period, using the Mother-toInfant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), Portuguese version of Figueiredo et al. (2005). The articles resulting from the SR showed that parents were increasingly seeking training as caregivers, in order to strengthen their involvement in the education process, not only through the provision of direct care, but also indirect care, such as the establishment of an affectionate relationship with the NB. This paradigm shift equips men not only to provide care to the NB, but also to provide emotional and physical support to the puerperal woman. The Mother-toInfant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), Portuguese version extended by Figueiredo et al. (2005), recognised that fathers did not or only slightly developed emotions related to "Negative Bonding" towards their NB. The content analysis carried out showed that, by encouraging the paternal presence and participation in the postnatal and immediate postnatal periods, the Specialist Nurse in Maternal and Obstetric Health Nursing promoted a facilitating environment for the transition to parenthood. As an obstacle to the promotion of a facilitating environment for the transition to inpatient paternity, the causes were attributed to the restrictions imposed by the pandemic situation.Santos, Maria Anabela Ferreira dosRepositório ComumCosta, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar2023-06-01T11:52:04Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45044TID:203308344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-08T07:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:00.086362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
title Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
spellingShingle Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
Costa, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar
Enfermagem obstétrica
Pai
Recém-nascido
Parentalidade
COVID-19
title_short Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
title_full Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
title_fullStr Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
title_full_unstemmed Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
title_sort Contributos do enfermeiro obstetra na experiência da transição para a paternidade em contexto pandémico
author Costa, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar
author_facet Costa, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Anabela Ferreira dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Catarina Alexandra Fernandes Guiomar
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem obstétrica
Pai
Recém-nascido
Parentalidade
COVID-19
topic Enfermagem obstétrica
Pai
Recém-nascido
Parentalidade
COVID-19
description O presente Relatório de Estágio (RE), surge integrado no programa da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (CMESMO). Além do processo de investigação proposto, este relatório relata também a minha reflexão sobre o meu percurso de aprendizagem e desenvolvimento das competências, para a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e do grau de Mestre. As mudanças que ocorreram nas unidades hospitalares, devido à pandemia causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-CoV 2), reportam as medidas excecionais de prevenção e controlo implementadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), com o intuito de minimizar o risco de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, em meio hospitalar. Estas medidas criaram uma nova dinâmica no quotidiano das maternidade, impossibilitando o pai de vivenciar e participar nos primeiros momentos de vida do seu Recém-Nascido (RN). Neste sentido, a concretização deste RE pretende além de descrever a minha reflexão acerca do meu percurso de aprendizagem e do desenvolvimento das minhas competências, pretende responder à seguinte questão de partida: “Como é que a transição para a paternidade é afetada pela ausência do acompanhamento do pai no pós-parto?”. A Teoria de Enfermagem que sustentou e norteou o presente RE, bem como a minha prática de cuidados foi o Modelo Conceptual de Afaf Meleis, tendo em conta, o significado do conceito de transição e a problemática em estudo. No decurso do processo formativo, assim como na base de elaboração deste relatório, a metodologia usada assentou na Prática Baseada na Evidência e na Scoping Review (SR), em alinhamento com a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute (JBI) (2021). Através de recurso à plataforma EBSCOhost, a pesquisa foi limitada à escolha de três bases de dados, com o intuito de mapear toda a evidência científica relevante sobre a temática. Foi aplicado um Instrumento de Recolha de Dados (IRD) a cento e seis progenitores masculinos que vivenciaram a transição para a paternidade em contexto pandémico, com o objetivo de compreender se o processo de envolvimento emocional entre o pai e o RN foi afetado pela ausência do pai no decurso do pós-parto, recorrendo para o efeito à Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005). Os artigos resultantes da SR, evidenciam que cada vez mais os pais procuram capacitar-se enquanto cuidadores, a fim de potenciar a sua implicação no processo educativo, não só através da prestação de cuidados diretos mas também de cuidados indiretos, tais como o estabelecimento de uma relação de afetividade com o RN. Esta mudança de paradigma dota o homem não só para prestar cuidados ao RN, como também para proporcionar apoio emocional e físico à puérpera. A Mother-to-Infant Bonding Scale (Taylor et al. 2005), versão Portuguesa alargada de Figueiredo et al. (2005), reconheceu que os pais não desenvolveram ou desenvolveram pouco as emoções referentes ao “Bonding Negativo” em relação ao seu RN. A análise de conteúdo concretizada, evidencia que o EEESMO ao incentivar a presença e participação paterna no pós-parto e o pós-parto imediato, conduziu à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade. Já como obstáculo à promoção de um ambiente facilitador à transição para a paternidade no internamento, as causas são adjudicadas às restrições instituídas dada a situação pandémica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-01T11:52:04Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45044
TID:203308344
url http://hdl.handle.net/10400.26/45044
identifier_str_mv TID:203308344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131668908343296