A influência do manual de estudos na aprendizagem do clarinete
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5601 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado com o objetivo do cumprimento dos requisitos no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. Este descreve duas etapas distintas, a ação desenvolvida na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação. A primeira parte do relatório de estágio é dedicado à Pratica de Ensino Supervisionada e divide-se em três partes distintas. No primeiro capítulo é feita uma breve caracterização da instituição de ensino onde o estágio foi realizado. O corpo central desta etapa é constituído pelos elementos relacionados com o desenvolvimento da prática pedagógica: caracterização dos alunos, objetivos, conteúdos programáticos, critérios de avaliação e apresento ainda um conjunto de quatro elementos de ensino e aprendizagem planeadas e implementadas ao longo da prática, seguidas dos respetivos relatórios. Esta primeira parte é concluída com a realização de uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. A segunda parte que consiste no projeto de investigação, intitulado de A Importância do Manual de Estudos na Aprendizagem do Clarinete, é realizada com o objetivo de solucionar, do ponto de vista teórico e prático, algumas das lacunas presentes na aprendizagem avançada do instrumento. No primeiro capítulo do projeto de investigação é realizada uma recolha de opiniões sobre quais os aspetos técnicos que se revelam mais problemáticos na aprendizagem do instrumento. Seguidamente, após a identificação dos mesmos, é desenvolvida uma abordagem teórica sobre os seguintes aspetos: embocadura, mecanismo e articulação. O último capítulo consiste na recolha e análise de manuais de estudos que permitam ao aluno desenvolver as problemáticas descritas anteriormente. No final do Projeto de Investigação é realizada uma breve reflexão crítica sobre o desenvolvimento deste trabalho e a forma como o mesmo me pode ajudar a obter um melhor desempenho como docente em contexto pedagógico. |
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