Professores de Enfermagem : obstáculos que limitam o valor formativo da prática clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moutinho, Lídia Susana Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13143
Resumo: O presente artigo tem como propósito responder à questão: quais os principais obstáculos sentidos pelos professores em contexto de prática clínica na formação inicial em enfermagem? e ao objetivo: compreender em que medida esses obstáculos podem ser condicionantes do desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores de treze Escolas Superiores Saúde | Enfermagem portuguesas. A recolha de dados foi efetuada através da técnica de focus-group e o tratamento de dados foi executado com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin. No decurso do processo investigativo, foram cumpridas as recomendações dos padrões exigidos pela Declaração de Helsínquia e Convenção de Oviedo. Todos os participantes foram informados sobre o estudo e seus objetivos, assim como sobre a garantia de confidencialidade dos seus dados e direito de abandonar o estudo em qualquer momento. Os resultados mostram que os obstáculos sentidos pelos professores durante os períodos de ensino clínico aparentam estar relacionados com a falta de preparação para a função supervisiva; dificuldades de interação com os atores envolvidos no processo formativo (supervisor clínico e estudante), ausência de articulação entre a academia e os contextos profissionais e, ainda, com o modo como os ensinos clínicos são organizados.
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spelling Professores de Enfermagem : obstáculos que limitam o valor formativo da prática clínicaEDUCAÇÃOENFERMAGEMPRÁTICA CLÍNICAENSINO DA ENFERMAGEMEDUCATIONEDUCATIONNURSINGCLINICAL PRACTICENURSING TEACHINGO presente artigo tem como propósito responder à questão: quais os principais obstáculos sentidos pelos professores em contexto de prática clínica na formação inicial em enfermagem? e ao objetivo: compreender em que medida esses obstáculos podem ser condicionantes do desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores de treze Escolas Superiores Saúde | Enfermagem portuguesas. A recolha de dados foi efetuada através da técnica de focus-group e o tratamento de dados foi executado com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin. No decurso do processo investigativo, foram cumpridas as recomendações dos padrões exigidos pela Declaração de Helsínquia e Convenção de Oviedo. Todos os participantes foram informados sobre o estudo e seus objetivos, assim como sobre a garantia de confidencialidade dos seus dados e direito de abandonar o estudo em qualquer momento. Os resultados mostram que os obstáculos sentidos pelos professores durante os períodos de ensino clínico aparentam estar relacionados com a falta de preparação para a função supervisiva; dificuldades de interação com os atores envolvidos no processo formativo (supervisor clínico e estudante), ausência de articulação entre a academia e os contextos profissionais e, ainda, com o modo como os ensinos clínicos são organizados.The purpose of this article is to answer the question: what are the main obstacles felt by professors in the context of clinical practice in initial training in nursing? and to the objective: to understand to what extent these obstacles can be constraints on the professional development of teachers.This is a qualitative, descriptive study of an interpretive nature. The sample is intentional, composed of sixty-eight professors from thirteen Health Higher Schools | Portuguese Nursing. Data collection was performed using the focus-group technique and data processing was performed using thematic content analysis according to Bardin. During the investigative process, the recommendations of the standards required by the Declaration of Helsinki and the Oviedo Convention were complied with. All participants were informed about the study and its objectives, as well as the guarantee of confidentiality of their data and the right to withdraw from the study at any time. The results show that the obstacles felt by teachers during clinical teaching periods seem to be related to the lack of preparation for the supervisory role; difficulties in interacting with the actors involved in the training process (clinical supervisor and student), lack of articulation between academia and professional contexts, and also with the way in which clinical te aching is organized.Le but de cet article est de répondre à la question : quels sont les principaux obstacles ressentis par les professeurs dans le cadre de la pratique clinique en formation initiale en soins infirmiers ? et à l’objectif : comprendre dans quelle mesure ces obstacles peuvent constituer des contraintes au développement professionnel des enseignants. Il s’agit d’une étude qualitative, descriptive de nature interprétative. L’échantillon est intentionnel, composé de soixante-huit professeurs de treize écoles supérieures de Santé| Soins infirmiers portugais. La collecte des données a été réalisée à l’aide de la technique des groupes de discussion et le traitement des données a été effectué à l’aide d’une analyse de contenu thématique selon Bardin. Au cours du processus d’enquête, les recommandations des normes requises par la Déclaration d’Helsinki et la Convention d’Oviedo ont été respectées. Tous les participants ont été informés de l’étude et de ses objectifs, ainsi que de la garantie de confidentialité de leurs données et du droit de se retirer de l’étude à tout moment. Les résultats montrent que les obstacles ressentis par les enseignants lors des périodes d’enseignement clinique semblent être liés au manque de préparation au rôle de supervision ; les difficultés d’interaction avec les acteurs impliqués dans le processus de formation (superviseur clinique et étudiant), le manque d’articulation entre les contextes académique et professionnel, mais aussi avec la manière dont l’enseignement clinique est organisé.El objetivo de este artículo es responder a la pregunta: ¿cuáles son los principales obstáculos sentidos por los profesores en el contexto de la práctica clínica en la formación inicial en enfermería? y al objetivo: comprender en qué medida estos obstáculos pueden ser limitantes para el desarrollo profesional de los docentes. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, de carácter interpretativo. La muestra es intencional, compuesta por sesenta y ocho profesores de trece Escuelas Superiores de Salud | Enfermería portuguesas. La recolección de datos se realizó mediante la técnica de grupo focal y el procesamiento de datos se realizó mediante el análisis de contenido temático según Bardin. Durante el proceso investigativo se cumplió con las recomendaciones de los estándares exigidos por la Declaración de Helsinki y el Convenio de Oviedo. Todos los participantes fueron informados sobre el estudio y sus objetivos, así como sobre la garantía de confidencialidad de sus datos y el derecho a retirarse del estudio en cualquier momento. Los resultados muestran que los obstáculos sentidos por los docentes durante los períodos de enseñanza clínica parecen estar relacionados con la falta de preparación para el rol de supervisión; dificultades en la interacción con los actores involucrados en el proceso de formación (supervisor clínico y estudiante), falta de articulación entre la academia y los contextos profesionales, y también con la forma en que se organiza la enseñanza clínica.Edições Universitárias Lusófonas2022-10-26T09:16:39Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13143por1645-7250Longo, JoãoMoutinho, Lídia Susana Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:33:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:03.941618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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