Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41395
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_3a9c0f603b99aa5a3cd0a156c8a6ea14
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication IndicatorComunicação expressivaAvaliaçãoEarly Communication Indicator – ECIEstudo quantitativoExpressive communicationEvaluationQuantitative studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A comunicação é uma aquisição crucial da infância precoce dada a elevada prevalência nacional de crianças com perturbações da comunicação e os consequentes problemas para o desenvolvimento global. Dada a relevância da temática a finalidade deste estudo tem por base a tradução e adaptação do Early Communication Indicator (ECI) para o Português Europeu, e a análise dos resultados obtidos no ECI-VP na interação entre criança – cuidador. Participaram neste estudo 40 crianças com e sem necessidades especiais com idades compreendidas entre os 6 e os 41 meses que frequentam a creche. O ECI-VP foi aplicado em 3 sessões de avaliação distintas, com intervalo de 2 meses, alternadas entre os 2 cenários (casa ou quinta). Através da análise dos resultados obtidos verificou-se que: a) existem diferenças estatisticamente significativas nos resultados brutos totais da comunicação e nas categorias das palavras e frases em relação a todas as faixas etárias analisadas; b) verificou-se a existência de um padrão de crescimento nas categorias da comunicação expressiva ao longo do desenvolvimento da criança, ou seja dos 6 aos 18 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 2 a 4 gestos, de 2 a 4 vocalizações, a produção de até 2 palavras; e dos 18 aos 27 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 3 gestos, diminuição de 4 para 2 vocalizações, de 2 a 5 palavras e de 1 a 4 frases; e dos 27 aos 41 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 2 a 3 gestos, de 2 a 3 vocalizações, produção de até 4 palavras, e de 4 a 7 frases; e c) verificou-se a existência de uma evolução na produção da comunicação global, ou seja a criança produz em média de 3 a 7 comunicações por minuto dos 6 aos 12 meses, de 7 a 27 comunicações por minuto dos 12 aos 24 meses, e de 27 a 33 comunicações por minuto dos 24 aos 41 meses. Verificou-se neste estudo exploratório que a forma de comunicar consiste na produção de gestos e vocalizações aos 6 meses de idade, que por volta dos 12 meses de idade começa a produzir palavras e mantém a produção de gestos e vocalizações, e que a partir dos 18 meses de idade a criança começa a introduzir na sua conversação as primeiras frases em consonância com os gestos, vocalizações e palavras. Estes resultados obtidos no ECI-VP são similares ao ECI original, portanto recomendamos o uso do ECI-VP em estudos posteriores com a finalidade de identificar, intervir e monitorizar precocemente problemas na competência comunicativa.The communication is a crucial acquisition of early childhood given the high prevalence of children with communication disorders. Given the relevance of this topic the purpose of this study is the translation and adaptation of the Early Communication Indicator (ECI) for European Portuguese, and analysis of results obtained in the ECIVP with the interaction between child - caregiver in the scenarios for this purpose (house or farm). Participated in this study 40 children with and without special needs aged 6 to 41 months who attend day-care. The ECI-VP has been applied in 3 different assessment sessions, with an interval of two months, alternating between the two scenarios (house and farm). Through the analysis of the results it was found that: a) there are statistically significant differences in total results of communication and in the categories of words and multiple words for all age groups analysed; b) verified the existence of a pattern of growth in the categories of expressive communication over the development of the child, in other words from 6 to 18 months how to communicate is the production per minute, on average, from 2 to 4 gestures, from 2 to 4 vocalizations, producing up to 2 words; and from 18 to 27 months how to communicate constitutes output per minute, on average, 3 gestures, decreased from 4 to 2 vocalizations, from 2 to 5 words, from 1 to 4 multiple words,; and from 27 to 41 months how to communicate it constitutes output per minute, on average, from 2 to 3 gestures, from 2 to 3 vocalizations, production to 4 words , from 4 to 7 multiple words; c) and verified the existence of an increase in the production of global communication, in other words the child produces on average 3 to 7 communications per minute from 6 to 12 months, from 7 to 27 communications per minute from 12 to 24 months, and 27 to 33 communications per minute from 24 to 41 months. It was found that at 6 months of age the child uses gestures and vocalizations to communicate, that around 12 months old begin to use words and maintains significant production of gestures and vocalizations, and that from 18 months of age child begins to introduce into their conversation the first few sentences in line with gestures, vocalizations and words. These results obtained in the ECI-VP are similar to the original ECI, therefore we recommend using the ECI-VP in later studies analysis, and validation in order to identify, intervene and monitor problems in communicative competences.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoAntunes, Maria Cristina20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41395por201614952info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:24.948296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
title Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
spellingShingle Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
Antunes, Maria Cristina
Comunicação expressiva
Avaliação
Early Communication Indicator – ECI
Estudo quantitativo
Expressive communication
Evaluation
Quantitative study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
title_full Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
title_fullStr Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
title_full_unstemmed Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
title_sort Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
author Antunes, Maria Cristina
author_facet Antunes, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz-Santos, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação expressiva
Avaliação
Early Communication Indicator – ECI
Estudo quantitativo
Expressive communication
Evaluation
Quantitative study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação expressiva
Avaliação
Early Communication Indicator – ECI
Estudo quantitativo
Expressive communication
Evaluation
Quantitative study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41395
url http://hdl.handle.net/1822/41395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201614952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132949736587264