Melhoria de fluxos num Bloco Operatório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/103072 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Melhoria de fluxos num Bloco OperatórioFlow improvement in an Operating RoomKaizenSaúdeFluxoMelhoria ContínuaBloco OperatórioKaizenHealthcareFlowContinuous ImprovementOperating RoomDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNa sociedade atual, o estado dos serviços de saúde assume cada vez mais mediatismo, porque com o papel crucial que representam, necessitam de operar da maneira mais eficiente para satisfazer as necessidades da população, sendo pressionados para que maximizem os seus recursos para fazer face a orçamentos limitados, adotando novas metodologias de trabalho.O projeto que fundamenta esta dissertação tem como objetivo a melhoria do fluxo de pacientes num Bloco Operatório, com o foco na criação de valor para os pacientes e eliminando os desperdícios, implementando em simultâneo uma cultura de melhoria contínua através da aplicação da metodologia Kaizen e de ferramentas Lean.Em conjunto com uma equipa multidisciplinar composta por consultores do Kaizen Institute e por elementos do staff do Bloco Operatório, e recorrendo à ferramenta Value Stream Mapping, foi descrita a situação atual do sistema. Aqui foi possível analisar com detalhe o percurso do paciente durante toda a sua estadia no BO, o que permitiu a identificação de diversas oportunidades que possibilitaram a estruturação de um desenho de soluções cuja implementação vem descrita no decorrer projeto. Recorrendo a mudanças no agendamento das cirurgias, nos espaços e fluxos, nas metodologias de preparação de salas e cirurgias e na comunicação, pretendeu-se atuar sobre a ocupação, o rendimento e a eficiência do BO, diminuindo os tempos de arranque, sala vazia ao final do dia e de turnover, aumentando a taxa de cumprimento de plano.O presente trabalho pretende ilustrar a aplicação da metodologia Kaizen num serviço de elevada complexidade, como é o caso da saúde, ilustrando que este conceito não é exclusivo de ambientes industriais, podendo até inspirar a sua implementação noutras organizações de saúde.In today's society, the state of health services assumes more and more media attention, because with the crucial role they play, they need to operate in the most efficient way to meet the needs of the population, being pressured and facing limited budgets, adopting new work methodologies.The project that underlies this dissertation aims to improve the flow of patients in an Operating Room, with a focus on creating value for patients and eliminating waste, while implementing a culture of continuous improvement through the application of the Kaizen methodology and Lean tools.In a multidisciplinary team made up of consultants from Kaizen Institute and staff from the Operating Room, and using the Value Stream Mapping, the current situation was described. Here it was possible to analyze in detail the patient's journey throughout his stay at the OR, which allowed the identification of several opportunities that made it possible to structure a design of solutions, whose implementation is described during the project. Using changes in the scheduling of surgeries, in workspaces and flows, in the methodologies for preparing rooms and surgeries, and in communication, the intention was to act on the occupation, performance and efficiency of the OR, reducing start-up times, empty room time in the end of the day and turnover, increasing the plan compliance rate.The present work intends to illustrate the application of the Kaizen methodology in a highly complex service, as is the case of healthcare, illustrating that this concept is not exclusive to industrial environments, and may even inspire its implementation in other healthcare organizations.2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103072http://hdl.handle.net/10316/103072TID:203078314porFerreira, Júlio Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:38:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:56.337606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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