O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldão, Marta Alexandra Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84694
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_3aac2c61ea0493cd87bc8428e979d1d2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e InstagramWhat causes social network users to share and publish? - A comparative study: Facebook and InstagramAuto-divulgaçãoVigilânciaCriatividadeAuto-promoçãoForça do laçoSelf-disclosureSurveillanceCreativitySelf-promotionTie StrengthDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaNos últimos anos, as redes sociais tornaram-se uma tecnologia de comunicação dominante na evolução da era digital para os utilizadores. Estudos anteriores abordaram os determinantes de EWOM mas ainda não foram estudados as possíveis diferenças dos comportamentos dos consumidores nas diferentes redes sociais. O objetivo da presente investigação é entender melhor quais são os determinantes das redes sociais que permitem a publicação e partilha de conteúdo gerado pelo utilizador, dando origem ao poder do electronic word-of-mouth (EWOM) (Herrero et al., 2017). A investigação rigorosa dos determinantes que levam ao envolvimento dos consumidores através das redes sociais torna-se uma questão crítica. Uma questão central a responder é quais são os fatores que influenciam a frequência de publicações/posts e a frequência de partilhas nas redes sociais Facebook e Instagram? O uso de um meio de comuniçação baseia-se na compreensão do comportamento de interação social entre os indivíduos consumidores e suas motivações (Turri et al., 2013). Assim este estudo vai centrar-se em oito variáveis: Força do laço, Influência interpessoal normativa, Influência interpessoal informativa, Auto-divulgação, Vigilância, Documentação, Auto-promoção e Criatividade que estão todos diretamente relacionados aos resultados comportamentais nas redes sociais. Uma pesquisa online com uma amostra retirada da população em Portugal vai ser conduzida para examinar essas variáveis na rede social Facebook e Instagram. Concluiu-se que as variáveis que têm mais impacto nas duas redes sociais são a Força do laço e a Criatividade, pelo que a Influência interpessoal informativa, a Vigilância e a Documentação apenas influenciam o frequência de publicações na rede social Instagram. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam fornecer aos profissionais de marketing informações valiosas para estabelecer as suas relações de longo prazo com os consumidores e para promover marcas selecionadas.In recent years, social networks have become a dominant communication technology in the evolution of the digital age for users. Previous studies have addressed the determinants of EWOM but have not yet studied the possible differences in consumer behaviors in different social networks. The purpose of this research is to better understand the determinants of social networks that allow the publication and sharing of user-generated content, giving rise to the power of electronic word-of-mouth (EWOM) (Herrero et al., 2017). Rigorous research into the determinants that lead to consumer involvement through social networks becomes a critical issue. A central question to answer is what are the factors that influence the frequency of posts and the frequency of sharing on social networks Facebook and Instagram? The use of a means of communication is based on the understanding of social interaction behavior among the consumers and their motivations (Turri et al., 2013). So this study will focus on eight variables: Tie Strength, Interpersonal influence normative, Interpersonal informational influence, Self-disclosure, Surveillance, Documentation, Self-promotion and Creativity that are all directly related to behavioral results in social networks. An online survey with a sample with drawn from the population in Portugal will be conducted to examine these variables in the social network Facebook and Instagram. It was concluded that the variables that have the most impact on the two social networks are Tie Strength and Creativity, so Interpersonal influence informational, Surveillance and Documentation only influence the frequency of publications in the Instagram social network. The results of this research are expected to provide marketers with valuable information to establish their long-term relationships with consumers and to promote selected brands.2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84694http://hdl.handle.net/10316/84694TID:202159795porRoldão, Marta Alexandra Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-28T10:21:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:14.840086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
What causes social network users to share and publish? - A comparative study: Facebook and Instagram
title O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
spellingShingle O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
Roldão, Marta Alexandra Sousa
Auto-divulgação
Vigilância
Criatividade
Auto-promoção
Força do laço
Self-disclosure
Surveillance
Creativity
Self-promotion
Tie Strength
title_short O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
title_full O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
title_fullStr O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
title_full_unstemmed O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
title_sort O que leva os utilizadores das redes sociais a partilhar e a publicar? - Um estudo comparativo: Facebook e Instagram
author Roldão, Marta Alexandra Sousa
author_facet Roldão, Marta Alexandra Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldão, Marta Alexandra Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-divulgação
Vigilância
Criatividade
Auto-promoção
Força do laço
Self-disclosure
Surveillance
Creativity
Self-promotion
Tie Strength
topic Auto-divulgação
Vigilância
Criatividade
Auto-promoção
Força do laço
Self-disclosure
Surveillance
Creativity
Self-promotion
Tie Strength
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84694
http://hdl.handle.net/10316/84694
TID:202159795
url http://hdl.handle.net/10316/84694
identifier_str_mv TID:202159795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133952714211328