Gestão democrática: suas repercussões na qualidade do ensino nas escolas estaduais do Município de Rosário/MA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6940 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um projeto de intervenção desenvolvido durante os estudos do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, no qual se buscou refletir sobre a gestão das escolas brasileiras, partindo de fatores históricos e políticos. O texto tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a implantação da gestão democrática nas escolas da rede estadual de ensino do município de Rosário, destacando, a partir da adoção desse modelo gestionário, mudanças no cotidiano da escola, na organização do trabalho administrativo e pedagógico e seus efeitos, como também, refletir sobre o contexto da gestão democrática atual, vislumbrando sobre o futuro desse modelo, incidindo uma breve análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil. Trilhou-se duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática Gestão Democrática e suas repercussões na qualidade do ensino assim como o enquadramento teórico que lhe serviu de base abrangendo uma descrição histórica da gestão escolar democrática, uma análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil, seguida de uma abordagem sobre a qualidade do ensino e estudo dos caminhos da gestão democrática no Estado do Maranhão, assim como a utilização de Dissertações e Teses pré-selecionadas que foram utilizadas na composição do texto, levando em consideração as especificidades dos assuntos abordados. O segundo momento ocorreu com a coleta de dados, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observações livres e condicionadas, depoimentos realizados pelos docentes, discentes, gestor educacional, responsáveis legais e demais funcionários. Utilizou-se uma análise qualitativa e participativa dos resultados, levando à reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados bem como prover meios para robustecer o processo de Gestão Democrática nas escolas evidenciadas. |
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Gestão democrática: suas repercussões na qualidade do ensino nas escolas estaduais do Município de Rosário/MAGestão democráticaRedemocratizaçãoSistema educacionalLegalizaçãoDemocratic managementRedemocratizationEducational systemLegalizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho apresenta um projeto de intervenção desenvolvido durante os estudos do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, no qual se buscou refletir sobre a gestão das escolas brasileiras, partindo de fatores históricos e políticos. O texto tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a implantação da gestão democrática nas escolas da rede estadual de ensino do município de Rosário, destacando, a partir da adoção desse modelo gestionário, mudanças no cotidiano da escola, na organização do trabalho administrativo e pedagógico e seus efeitos, como também, refletir sobre o contexto da gestão democrática atual, vislumbrando sobre o futuro desse modelo, incidindo uma breve análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil. Trilhou-se duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática Gestão Democrática e suas repercussões na qualidade do ensino assim como o enquadramento teórico que lhe serviu de base abrangendo uma descrição histórica da gestão escolar democrática, uma análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil, seguida de uma abordagem sobre a qualidade do ensino e estudo dos caminhos da gestão democrática no Estado do Maranhão, assim como a utilização de Dissertações e Teses pré-selecionadas que foram utilizadas na composição do texto, levando em consideração as especificidades dos assuntos abordados. O segundo momento ocorreu com a coleta de dados, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observações livres e condicionadas, depoimentos realizados pelos docentes, discentes, gestor educacional, responsáveis legais e demais funcionários. Utilizou-se uma análise qualitativa e participativa dos resultados, levando à reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados bem como prover meios para robustecer o processo de Gestão Democrática nas escolas evidenciadas.This work presents an intervention project developed during the studies of the Master in Teaching and Management of Education, in which it was sought to reflect on the management of Brazilian schools, based on historical and political factors. The purpose of the text is to reflect on the implementation of democratic management in schools of the state education network of the municipality of Rosario, highlighting, from the adoption of this managerial model, changes in the daily life of the school, in the organization of administrative and pedagogical work and its effects, as well as reflect on the context of current democratic management, glimpsing on the future of this model, focusing a brief analysis on its legalization and consequences for public schools in Brazil. A double path was taken during the course of the research, the first one being the bibliographic consultation, dealing with the theme of Democratic Management and its repercussions on the quality of teaching, as well as the theoretical framework that served as the basis for a historical description of democratic school management, analysis of its legalization and consequences for public schools in Brazil, followed by an approach on the quality of teaching and study of the ways of democratic management in the State of Maranhão, as well as the use of pre-selected Dissertations and Theses that were used in the composition of the text, taking into account the specificities of the subjects covered. The second moment occurred with the collection of data, through the application of semi-structured interviews, free and conditioned observations, statements made by teachers, students, educational managers, legal officers and other employees. A qualitative and participative analysis of the results was carried out, leading to the reflection on the different perceptions of the interviewees as well as to provide means to strengthen the process of Democratic Management in the evidenced schools.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Aércio Flávio2018-10-01T17:30:18Z2018-09-28T00:00:00Z2018-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:50.405608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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