Reabilitação do Centro Educativo Padre António de Oliveira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5346 |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “Reabilitação do Centro Educativo Padre António de Oliveira”, incide sobre a modernização e a humanização dos Centros Educativos, e consiste na realização de um projecto de reabilitação do Ex-Reformatório Central de Lisboa, actualmente designado Centro Educativo Padre António de Oliveira. A necessidade de reabilitar os edifícios constitui um processo que devolve ao edifício e ao meio urbano a situação actualizada da construção, preservando os valores arquitectónicos e outros. A reabilitação assume uma crescente importância na arquitectura e nas sociedades actuais, aliás, a “Reabilitação é um dos caminhos futuros da arquitectura”. Dentro do referido contexto, surge, em Caxias, a proposta de reabilitação do Centro Educativo Padre António Oliveira, um dos primeiros centros em Portugal, cujas instalações, actualmente em uso, existem desde 1950. Esta proposta surge também como uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os Centros Educativos, uma vez que implicou um estudo alargado sobre os mesmos e, em particular, sobre o Centro Educativo em estudo. Esta dissertação pretende demonstrar uma possível proposta de intervenção para esta pre-existência, tendo em conta as actuais características, vivências e condicionantes. Toda a pesquisa efectuada resulta, por fim, na concepção de um programa considerado adequado aos problemas em causa. |
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Reabilitação do Centro Educativo Padre António de OliveiraARQUITETURAREQUALIFICAÇÃO ARQUITETÓNICAREABILITAÇÃO ARQUITETÓNICALISBOAMESTRADO EM ARQUITETURAARCHITECTUREARCHITECTURAL REQUALIFICATIONARCHITECTURAL REHABILITATIONLISBONO presente trabalho, intitulado “Reabilitação do Centro Educativo Padre António de Oliveira”, incide sobre a modernização e a humanização dos Centros Educativos, e consiste na realização de um projecto de reabilitação do Ex-Reformatório Central de Lisboa, actualmente designado Centro Educativo Padre António de Oliveira. A necessidade de reabilitar os edifícios constitui um processo que devolve ao edifício e ao meio urbano a situação actualizada da construção, preservando os valores arquitectónicos e outros. A reabilitação assume uma crescente importância na arquitectura e nas sociedades actuais, aliás, a “Reabilitação é um dos caminhos futuros da arquitectura”. Dentro do referido contexto, surge, em Caxias, a proposta de reabilitação do Centro Educativo Padre António Oliveira, um dos primeiros centros em Portugal, cujas instalações, actualmente em uso, existem desde 1950. Esta proposta surge também como uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os Centros Educativos, uma vez que implicou um estudo alargado sobre os mesmos e, em particular, sobre o Centro Educativo em estudo. Esta dissertação pretende demonstrar uma possível proposta de intervenção para esta pre-existência, tendo em conta as actuais características, vivências e condicionantes. Toda a pesquisa efectuada resulta, por fim, na concepção de um programa considerado adequado aos problemas em causa.The present work titled "Reabilitação do Centro Educativo Padre António de Oliveira", focuses in the Educational Centers's modernization and humanization, and consists in the realization of a rehabilitation project from the former central Lisbon workhouse, currently designated as Centro Educativo Padre António de Oliveira. The need of buildings rehabilitation is a process that returns to the buildings and to the urban environment, the updated construction situation, preserving the architectural values among other values. The rehabilitation assumes a great increase in architecture and in the actual society. "Rehabilitation is one of the paths to the architecture's future". Within this context arises in Caxias the proposal of the rehabilitation of the Centro Educativo Padre António de Oliveira, one of the first centers in Portugal, which facilities currently in use exists since 1950. This developed proposal is also an opportunity to grow in knowledge about Educational Centers, once that implied an extended study about this subject and about the specific Educational Center. This dissertation pretends to show a possible proposal of intervention to this pre-existence, taking in consideration the actual characteristics, livings and conditions. All the search done results, in the conception of a program considered adequate to the problems concerned.2014-07-21T10:05:24Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5346TID:201254727porPachinuapa, Tarcísio Tarcísio Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:41.473445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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