Gestão escolar na educação infantil do campo na Ilha de Mosqueiro Belém/Para/Brasil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosa Maria Alves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10401
Resumo: O presente trabalho versa sobre a Gestão escolar da educação infantil do campo, fazendo uma análise reflexiva sobre a importância da participação das famílias atribuída pela gestão da Unidade de Educação Infantil – UEI Bacuri, Distrito Damos em Belém, Pará. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo esta do tipo descritivo-exploratória, fazendo-se necessário a realização de entrevistas com a equipe gestora (gestora e professores) e família que compõem a unidade escolar objeto desta pesquisa. Desta forma, a pesquisa se deu pela realização de um Estudo de Caso que objetivou descrever os aspectos relacionados a gestão escolar com ênfase na gestão democrática e participativa das famílias no ambiente escolar. O critério para escolha da referida instituição, se deu pelo fato de ser a única Unidade de Educação Infantil localizada na região do campo na ilha de Mosqueiro em Belém, Pará. Neste estudo, a amostra da pesquisa está composta por uma equipe gestora de cinco integrantes da escola e quatro representantes das famílias de ambos os gêneros, que de alguma forma fazem parte da comunidade no qual a unidade escolar está inserida. Devido ao tipo de gestão desenvolvida na unidade, a comunidade participa da construção do processo, busca interagir conjuntamente nas ações educativas e apoia a UEI no sentido de dividir responsabilidades, tendo em vista que a educação é um processo coletivo e de compromisso social.
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