Análise dos antecedentes da intenção empreendedora de alunos universitários: um estudo empírico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luis Fernando Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13010
Resumo: Objetivo – O estudo analisa e mede alguns possíveis antecedentes da intenção empreendedora em alunos do ensino superior no Brasil. Metodologia – Fundamentada pela revisão bibliográfica e um modelo teórico, realizou-se um estudo empírico de corte transversal, quantitativo confirmatório, que investigou a relação entre a intenção e a atitude empreendedora, perante possíveis antecedentes preditivos destas. Os dados foram recolhidos com um instrumento de medida, disponibilizado online, permitindo obter uma amostra válida de 489 respondentes. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovaram-se, através dos testes de hipóteses, como preditores diretos, simultaneamente em 76% da intenção empreendedora, a norma subjetiva, a atitude e o controle comportamental. A utilidade percebida prediz totalmente a atitude em 67%. Concluímos existir uma relação significativa, direta e positiva entre possíveis variáveis antecedentes da intenção empreendedora e igual relação do preditivo da atitude. Foram obtidos níveis de correlação interessantes entre as variáveis estudadas e assegurada a validade convergente e discriminante das escalas de medida. Limitações/implicações - Os resultados precisam ser analisados com atenção, perante uma amostra de conveniência. A escolha de determinadas variáveis de estudo, como explicativas, pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas, uma intenção e atitude empreendedoras, e o que pode influenciar estas, são determinantes na vida do estudante e no empreendedorismo universitário. As implicações práticas do estudo permitem inferir algumas recomendações para os gestores e uma gestão empreendedora do setor universitário. Originalidade/valor – Este trabalho procurou conhecer que tipo de antecedentes empreendedores podem influenciar a atitude e intenção empreendedora do estudante universitário. Este estudo contribui, à data, com um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes, no âmbito de uma educação empreendedora universitária e a compreensão de factos humanos e sociais.
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Resultados e conclusões – Comprovaram-se, através dos testes de hipóteses, como preditores diretos, simultaneamente em 76% da intenção empreendedora, a norma subjetiva, a atitude e o controle comportamental. A utilidade percebida prediz totalmente a atitude em 67%. Concluímos existir uma relação significativa, direta e positiva entre possíveis variáveis antecedentes da intenção empreendedora e igual relação do preditivo da atitude. Foram obtidos níveis de correlação interessantes entre as variáveis estudadas e assegurada a validade convergente e discriminante das escalas de medida. Limitações/implicações - Os resultados precisam ser analisados com atenção, perante uma amostra de conveniência. A escolha de determinadas variáveis de estudo, como explicativas, pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas, uma intenção e atitude empreendedoras, e o que pode influenciar estas, são determinantes na vida do estudante e no empreendedorismo universitário. As implicações práticas do estudo permitem inferir algumas recomendações para os gestores e uma gestão empreendedora do setor universitário. Originalidade/valor – Este trabalho procurou conhecer que tipo de antecedentes empreendedores podem influenciar a atitude e intenção empreendedora do estudante universitário. Este estudo contribui, à data, com um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes, no âmbito de uma educação empreendedora universitária e a compreensão de factos humanos e sociais.Purpose - The study analyzes and measures some possible antecedents of the entrepreneurial intention in students of higher education in Brazil. Methodology - Based on a bibliographic review and a theoretical model, an empirical cross-sectional, confirmatory quantitative study was conducted to investigate the relationship between the intention and the entrepreneurial attitude, in view of possible predictive antecedents. Data were collected through a online measurement tool where a valid sample of 489 respondents was obtained. The hypotheses were tested using a structural equation model. Findings and conclusions - Through the hypothesis tests, the subjective norm, the attitude and the behavioral control were verified as direct predictors, simultaneously in 76% of the entrepreneurial intention. Perceived utility fully predicts attitude at 67%. We conclude that there is a significant, direct and positive relationship between possible antecedent variables of the entrepreneurial intention and the same predictive relation of the attitude. Interesting correlation levels were obtained between the variables studied and convergent and discriminant validity of the measurement scales was assured. Limitations /implications - The results need to be carefully analyzed, with a convenience sample. The choice of certain study variables, as explanatory, may be another limitation. As for the theoretical implications, an entrepreneurial intention and attitude, and what can influence, are conjunctures in the personal life of student and university entrepreneurship. The practical implications of the study allow us to infer some recommendations for managers and entrepreneurial management of the university. Originality/value - This work sought to know what kind of entrepreneurial background may influence the attitude and entrepreneurial intention of the university student. To date, this study contributes with a new model of relations between antecedent and consequent variables, within a university entrepreneurial education and understanding human and social facts.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroSarmento, Anabela Mesquita TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBernardi, Luis Fernando Mendes2019-03-16T12:42:18Z2018-11-262018-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13010TID:202193004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:15.389202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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