O Papel da Interoperabilidade na Administração Pública: Contributos para melhorar a gestão de informação e a satisfação dos cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Paula Martins Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20412
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública - MPA
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spelling O Papel da Interoperabilidade na Administração Pública: Contributos para melhorar a gestão de informação e a satisfação dos cidadãosAdministração PúblicaInteroperabilidadeInteroperabilidade OrganizacionalOrientação para o cidadãoPublic Administration,InteroperabilityOrganizational InteroperabilityCitizen OrientationDissertação de Mestrado em Administração Pública - MPAA interoperabilidade organizacional está presente desde a definição dos objetivos de negócio, à modelação de processos e à garantia da colaboração entre os departamentos da Administração Pública (AP), que necessitam de trocar informações. Para ser concretizável, a interoperabilidade organizacional (IO) requer uma visão interorganizacional com definição das estruturas e mecanismos de governação, protocolos de colaboração e partilha de dados entre os serviços da AP, tendo como foco o princípio da orientação para o cidadão. A implementação da interoperabilidade entre sistemas de informação tecnologicamente diferentes, operando em contextos organizacionais distintos, é identificada como uma tarefa de elevada complexidade, tornando-a um desafio e comprometendo a sua realização. Com esta dissertação, pretendeu-se avaliar o nível de IO existente na realidade nacional, concretamente no que toca às suas potencialidades para promover uma orientação para a qualidade de serviço aos cidadãos. Para o efeito, foi realizado o estudo às medidas Simplex 2016+ “Nascer Cidadão +” e “Alteração da morada uma só vez +”. A pesquisa adota uma metodologia mista, recorrendo, como métodos de recolha de dados, às entrevistas semiestruturadas a informadores qualificados, ao questionário online junto de trabalhadores da AP e à análise documental de legislação e outros documentos técnicos oficiais. Dada a não existência de um instrumento para medir a IO, foi elaborado um questionário com quatro dimensões originais. Todavia, a análise de componentes principais levou à identificação de três novos fatores, que foram alvo de medição. Apesar de os dados estatísticos, não permitirem realizar a análise fatorial confirmatória devido ao elevado número de Missing Values, foi possível concluir que a IO praticada pelas entidades é existente, embora possa ser melhorada. O fator relacionado ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos para a IO é o que regista menor valor médio e mediano, sendo que a orientação para os serviços apresenta o mais elevado.Organizational interoperability is present since the definition of business goals, to process modeling and to the guarantee of collaboration between the departments of Public Administration (PA), which need to exchange information. To be achievable, organizational interoperability (OI) requires an interorganizational vision with a definition of governance structures and mechanisms, collaboration protocols, and data sharing among PA services, focusing on the principle of citizen orientation. The implementation of interoperability between information systems technologically different, operating in different organizational contexts, is identified as a highly complex task, which makes it a challenge and compromises its accomplishment.This dissertation aimed, above all, to evaluate the level of organizational interoperability existing in the national reality, specifically regarding its potentialities to promote an orientation towards the quality of service to citizens. For this purpose, two measures of the Simplex 2016+ program were selected for the study, namely “Nascer Cidadão +” and “Alteração da morada uma só vez +”.The research adopts a mixed methodology, using as data collection methods semi-structured interviews with qualified informants, the online questionnaire with PA workers, and the documentary analysis of legislation and other official technical documents. Given the lack of an instrument to measure IO, a questionnaire with four original dimensions was developed. However, principal component analysis led to the identification of three new factors, which were the target of measurement.Although statistical data do not allow confirmatory factorial analysis due to the high number of Missing Values, it was concluded that IO is practiced by entities and that it can be improved. The factor related to the development of human resources competences for IO is the one that has the lowest average and median value, and the orientation for services presents the highest.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFirmino, Sandra Isabel RasteiroRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Paula Martins Vieira2020-09-30T14:39:39Z2020-06-172020-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20412TID:202521435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:10.216343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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