Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, João Francisco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4880
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciado por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas. Mas entrevistamos cinco diretores de turma empenhados na sua função como fonte de inspiração e reflexão sobre o papel dos diretores de turma.
id RCAP_3af2350c23fd5ac77f496e6500afa4c7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de TurmaEDUCAÇÃOESCOLASGESTÃO ESCOLARDIRETORES DE TURMASUCESSO ESCOLARLIDERANÇAMESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCATIONSCHOOLSEDUCATIONAL MANAGEMENTFORM TEACHERSLEADERSHIPSCHOOL SUCCESSO presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciado por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas. Mas entrevistamos cinco diretores de turma empenhados na sua função como fonte de inspiração e reflexão sobre o papel dos diretores de turma.The present work targets to study the leadership and management of a school, from the point of view of heads of the classes, querying about the promotion of the academic success of the students. Being, academic success of the students a theme of wide discussions and yet far away from consensus, is subjected to various approaches. The academic success of the students depends upon innumerous factors, which goes beyond properly the initiatives of the students. The motivation of the performance of the heads of the classes is influenced by many external factors, being leadership and management two of them. Thus, the heads of the classes, being leaders and managers in the school system, are protagonists of this thematic. Our investigation intends to investigate, essentially, what the heads of the classes think about the promotion of the academic success of the students, what are their initiatives in this matter, their good practices for the promotion and yet what factors they need to improve. As the source of inspiration and reflection for this work we interviewed five committed heads of the classes.This report results from my Project for the Initiation of Supervised Practice, in the context of a Master’s degree in the Teaching of History and Geography in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, administered by the School of Education, Administration and Social Sciences at the Lusófona University for Humanities and Technology. Grounded on the belief that students transport previous ideas of historical and geographical knowledge into the classroom, which ensue from their personal experiences, this study of a qualitative nature is anchored on the constructivist line of thought and is inspired by the Grounded Theory research model so that, as the analysis is developed, the answers are conceptualised and the concepts grouped into categories. The sample consists of 24 students, aged between 13 and 15 years, who attend the 3rd Cycle at the Secondary School. In the first phase, a questionnaire was presented to sound out the student’s previous ideas, without any access to consultation or anterior explanations by the teacher, before the coursework was taught. In the second phase, after the subject matter was taught, the same questionnaires were presented; these were then categorised with the purpose of evaluating the students progress of knowledge.2014-06-03T13:06:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4880TID:201197871porLourenço, João Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:42.980680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
title Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
spellingShingle Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
Lourenço, João Francisco
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
GESTÃO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SUCESSO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
FORM TEACHERS
LEADERSHIP
SCHOOL SUCCESS
title_short Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
title_full Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
title_fullStr Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
title_full_unstemmed Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
title_sort Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma
author Lourenço, João Francisco
author_facet Lourenço, João Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ESCOLAS
GESTÃO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SUCESSO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
FORM TEACHERS
LEADERSHIP
SCHOOL SUCCESS
topic EDUCAÇÃO
ESCOLAS
GESTÃO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SUCESSO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS
EDUCATIONAL MANAGEMENT
FORM TEACHERS
LEADERSHIP
SCHOOL SUCCESS
description O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciado por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas. Mas entrevistamos cinco diretores de turma empenhados na sua função como fonte de inspiração e reflexão sobre o papel dos diretores de turma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03T13:06:09Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4880
TID:201197871
url http://hdl.handle.net/10437/4880
identifier_str_mv TID:201197871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213978402816