Conhecimentos e atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6601 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo estudar os conhecimentos e as atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual, como ponto de partida para a elaboração de programas de prevenção. Os sujeitos deste estudo foram 113 menores de idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, 225 pais e 26 professores ensino básico. Os resultados da nossa investigação indicam que tanto os pais como os professores possuem muito pouca informação sobre a realidade do abuso sexual infantil e mantém inúmeras crenças erradas em torno deste tema. No que concerne aos menores, a maioria ouviu falar alguma vez do abuso sexual e, sem dúvida, têm uma visão do abuso unida ?vii olência na qual os agressores são sempre desconhecidos. |
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Conhecimentos e atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexualAbuso sexualConhecimentosPaisMenoresProfessoresO presente trabalho tem como objectivo estudar os conhecimentos e as atitudes dos pais, menores e professores em relação ao abuso sexual, como ponto de partida para a elaboração de programas de prevenção. Os sujeitos deste estudo foram 113 menores de idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, 225 pais e 26 professores ensino básico. Os resultados da nossa investigação indicam que tanto os pais como os professores possuem muito pouca informação sobre a realidade do abuso sexual infantil e mantém inúmeras crenças erradas em torno deste tema. No que concerne aos menores, a maioria ouviu falar alguma vez do abuso sexual e, sem dúvida, têm uma visão do abuso unida ?vii olência na qual os agressores são sempre desconhecidos.ABSTRACT: The object of the present paper was to study the knowledge and attitudes of parents, minors and teachers regarding sexual abuse, as a starting point for preparing programs for the prevention of the sexual abuse of children. The study was carried out with 113 minors aged between 8 and 13, 225 parents and 26 teachers. The results of our research reveal that both parents and teachers have very little information on the reality of child sexual abuse and maintain many false beliefs about this subject. For example, as regards the minors, most of them have heard of sexual abuse at some time, but their view of abuse is linked to violence where the aggressors are always strangers.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASánchez, Amaia del Campo2018-09-11T18:50:09Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6601porAnalise Psicologica, XiX(2), 253-259info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:19Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:26.755590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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