Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, João
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Padilla, beatriz, Marques, José Carlos, Góis, Pedro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29388
Resumo: Este livro é o resultado de um projeto de investigação designado “Vagas Atlânticas: a Imigração Brasileira em Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorreu entre 2007 e 2011.1 Os resultados globais desse projeto deveriam ter sido apresentados logo após a sua conclusão. Algumas vicissitudes práticas atrasaram, porém, esse objetivo. Ao mesmo tempo, a sociedade portuguesa mudava rapidamente. O desencadear da crise económica mundial em 2008, que conduziu a uma rápida deterioração da situação económica em Portugal, culminada com a intervenção da Troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) em 2011, levou a uma alteração profunda do panorama migratório português. Os fluxos de imigração, antes tão intensos, desaceleraram e, em vários casos, inverteram-se, ao mesmo tempo que se abria uma nova e inesperada vaga de emigração. O projeto, que havia sido concebido e submetido para financiamento em 2006, num contexto económico e social totalmente diferente, parecia perder a sua atualidade. Pareceu claro aos organizadores deste livro — que, em conjunto com Maria Ioannis Baganha, entretanto desaparecida, conceberam e conduziram aquele projeto de investigação —, que a publicação dos resultados devia ser revista em função das novas circunstâncias. Foi com esse objetivo que decidiram organizar uma conferência onde se pudessem discutir todos os movimentos — quer os que haviam ocorrido no período de imigração mais forte, quer os novos fluxos que se sucederam à deterioração da situação económica.
id RCAP_3af3ccb862392c104ddd18edb71460d9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXIImigrantes brasileirosEmigraçãoEducaçãoMercado de trabalhoQualificações profissionaisDesempregoDiscriminação socialSociologia económicaEste livro é o resultado de um projeto de investigação designado “Vagas Atlânticas: a Imigração Brasileira em Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorreu entre 2007 e 2011.1 Os resultados globais desse projeto deveriam ter sido apresentados logo após a sua conclusão. Algumas vicissitudes práticas atrasaram, porém, esse objetivo. Ao mesmo tempo, a sociedade portuguesa mudava rapidamente. O desencadear da crise económica mundial em 2008, que conduziu a uma rápida deterioração da situação económica em Portugal, culminada com a intervenção da Troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) em 2011, levou a uma alteração profunda do panorama migratório português. Os fluxos de imigração, antes tão intensos, desaceleraram e, em vários casos, inverteram-se, ao mesmo tempo que se abria uma nova e inesperada vaga de emigração. O projeto, que havia sido concebido e submetido para financiamento em 2006, num contexto económico e social totalmente diferente, parecia perder a sua atualidade. Pareceu claro aos organizadores deste livro — que, em conjunto com Maria Ioannis Baganha, entretanto desaparecida, conceberam e conduziram aquele projeto de investigação —, que a publicação dos resultados devia ser revista em função das novas circunstâncias. Foi com esse objetivo que decidiram organizar uma conferência onde se pudessem discutir todos os movimentos — quer os que haviam ocorrido no período de imigração mais forte, quer os novos fluxos que se sucederam à deterioração da situação económica.Mundos Sociais - CIESRepositório da Universidade de LisboaPeixoto, JoãoPadilla, beatrizMarques, José CarlosGóis, Pedro2023-11-14T11:33:47Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29388porPeixoto, João … [et al.], (Orgs). 2015. Vagas Atlânticas – Migrações Entre Brasil e Portugal no Início do Século XXI, Mundos Sociais, Lisboa, Portugal.9789898536433metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-19T01:31:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:06.288360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
title Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
spellingShingle Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
Peixoto, João
Imigrantes brasileiros
Emigração
Educação
Mercado de trabalho
Qualificações profissionais
Desemprego
Discriminação social
Sociologia económica
title_short Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
title_full Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
title_fullStr Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
title_full_unstemmed Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
title_sort Vagas atlânticas : migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI
author Peixoto, João
author_facet Peixoto, João
Padilla, beatriz
Marques, José Carlos
Góis, Pedro
author_role author
author2 Padilla, beatriz
Marques, José Carlos
Góis, Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, João
Padilla, beatriz
Marques, José Carlos
Góis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Imigrantes brasileiros
Emigração
Educação
Mercado de trabalho
Qualificações profissionais
Desemprego
Discriminação social
Sociologia económica
topic Imigrantes brasileiros
Emigração
Educação
Mercado de trabalho
Qualificações profissionais
Desemprego
Discriminação social
Sociologia económica
description Este livro é o resultado de um projeto de investigação designado “Vagas Atlânticas: a Imigração Brasileira em Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorreu entre 2007 e 2011.1 Os resultados globais desse projeto deveriam ter sido apresentados logo após a sua conclusão. Algumas vicissitudes práticas atrasaram, porém, esse objetivo. Ao mesmo tempo, a sociedade portuguesa mudava rapidamente. O desencadear da crise económica mundial em 2008, que conduziu a uma rápida deterioração da situação económica em Portugal, culminada com a intervenção da Troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) em 2011, levou a uma alteração profunda do panorama migratório português. Os fluxos de imigração, antes tão intensos, desaceleraram e, em vários casos, inverteram-se, ao mesmo tempo que se abria uma nova e inesperada vaga de emigração. O projeto, que havia sido concebido e submetido para financiamento em 2006, num contexto económico e social totalmente diferente, parecia perder a sua atualidade. Pareceu claro aos organizadores deste livro — que, em conjunto com Maria Ioannis Baganha, entretanto desaparecida, conceberam e conduziram aquele projeto de investigação —, que a publicação dos resultados devia ser revista em função das novas circunstâncias. Foi com esse objetivo que decidiram organizar uma conferência onde se pudessem discutir todos os movimentos — quer os que haviam ocorrido no período de imigração mais forte, quer os novos fluxos que se sucederam à deterioração da situação económica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2023-11-14T11:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29388
url http://hdl.handle.net/10400.5/29388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Peixoto, João … [et al.], (Orgs). 2015. Vagas Atlânticas – Migrações Entre Brasil e Portugal no Início do Século XXI, Mundos Sociais, Lisboa, Portugal.
9789898536433
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais - CIES
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais - CIES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135138992357376