O vaqueiro como personagem no documentário brasileiro: do caráter pedagógico à construção de uma memória do deslocamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cury, Joyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/695
Resumo: Through the cowboy characters in the documentaries O homem de couro(Paulo Gil Soares, 1969-70) and Aboio (Marília Rocha, 2005), this text investigates the different ways the voice appears, particularly a type of song known as aboio. To achieve this purpose, we will analyze testimonies of some of the characters as well as the diegetic and the extra-diegetic soundtracks. We also intend to check the link between performance and memory that finds in singing an important material. This analysis allows us to verify the hypothesis that an informative/pedagogical tone prevails in O homem de couro, while in Aboio the construction of a memory has its cardinal aspect in the displacement.
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We also intend to check the link between performance and memory that finds in singing an important material. This analysis allows us to verify the hypothesis that an informative/pedagogical tone prevails in O homem de couro, while in Aboio the construction of a memory has its cardinal aspect in the displacement.A través del personaje vaquero en los documentales O homem de couro(Paulo Gil Soares, 1969-70) y Aboio (Marília Rocha, 2005), este texto investiga cómo se trabaja la voz, especialmente el canto de arreo de ganado conocido como aboio, en cada una de estas películas. Para ello, el análisis se concentrará en los testimonios de algunos personajes, en el uso de la música, sea diegética o extradietética, y en la articulación entre performance y memoria que encuentra en el canto una importante materia prima. Esto nos permitirá comprobar la hipótesis de que en O homem decouro prevalece un tono informativo/pedagógico, mientras que en Aboio se construye una memoria que tiene en el desplazamiento un aspecto cardinal.Par le biais du personnage du vacher/cow-boy dans les documentaires Ohomem de couro (Paulo Gil Soares, 1969-1970) et Aboio (Marília Rocha, 2005), ce travail prétend vérifier comment la voix, en particulier le chant de l’« aboio », est travaillée dans ces deux films. Pour ce faire, l’analyse portera sur les témoignages de certains personnages, sur l’enquête à propos de l’utilisation de la musique, qu’elle soit diégétique ou extra-diégétique, ainsi que sur l’articulation entre performance et mémoire, dont le chant sert de matière de base. Cela nous permettra de vérifier l’hypothèse selon laquelle O homem de couro présente un ton plus informatif/ pédagogique,tandis que dans Aboio la construction de la mémoire semble être tributairedu déplacement.Por meio do personagem vaqueiro nos documentários O homem de couro (Paulo Gil Soares, 1969-70) e Aboio (Marília Rocha, 2005), este texto investiga como a voz, especialmente o canto do aboio, é trabalhada em cada um desses filmes. Para isso, a análise se concentrará nos depoimentos de alguns personagens, além da investigação de como se dá o uso da música, seja diegética ou extra-diegética, bem como a articulação entre performance e memória que encontra no canto uma importantematéria-prima. Isso nos permite testar a hipótese de que em O homem de couro prevalece um tom informativo/pedagógico, enquanto em Aboio há a construção de uma memória que tem no deslocamento um aspecto cardeal.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/695DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/695https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/695/pdfDireitos de Autor (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, GustavoCury, Joyce2024-03-02T05:26:45Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:03.808642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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