António Aragão entre linhas, cores e volumes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clara, Isabel Santa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4911
Resumo: Na primeira parte é apresentada, diacronicamente, a produção de António Aragão (1921-2008) na área das artes plásticas, percor rendo os seus principais trabalhos de desenho, óleo, aguarela, laca, escultura, cerâmica ou cola gem e incluindo as incursões pela arte pública. São referidos os géneros que abordou (retrato, natureza-morta, costumes, paisagem e uma fi guração mais inventiva e livre) e a multiplicidade dos seus interesses, tanto na diversidade de téc nicas como nas variações estilísticas, que podem ir de aproximações ao neo-realismo, ao expressio nismo, ao abstraccionismo, ao gestualismo ou a uma nova figuração de cunho neo-expressionista. É mencionado ainda o eco das suas exposições na imprensa local. A segunda parte procura destacar nexos e li nhas de força do seu percurso, como as suas os cilações entre a ligação à ilha e o apelo do mundo lá fora, entre a destruição e a construção no pro cesso criativo, entre o uso da palavra e o uso da imagem, entre a manualidade/ materialidade e o recurso à máquina, entre a atitude angustiada e a veia satírica. A terceira parte resume o papel das artes plás ticas no âmbito da sua multifacetada e dificilmen te categorizável produção artística, aludindo ao carácter de síntese, mas também à fogosidade, das suas últimas obras.
id RCAP_3afc9d434fbc70a869fe03a899d0bdd1
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling António Aragão entre linhas, cores e volumesAntónio AragãoPinturaEsculturaColagemArte públicaFiguraçãoAbstracçãoPaintingSculptureCollagePublic artFigurationAbstraction.Faculdade de Artes e HumanidadesNa primeira parte é apresentada, diacronicamente, a produção de António Aragão (1921-2008) na área das artes plásticas, percor rendo os seus principais trabalhos de desenho, óleo, aguarela, laca, escultura, cerâmica ou cola gem e incluindo as incursões pela arte pública. São referidos os géneros que abordou (retrato, natureza-morta, costumes, paisagem e uma fi guração mais inventiva e livre) e a multiplicidade dos seus interesses, tanto na diversidade de téc nicas como nas variações estilísticas, que podem ir de aproximações ao neo-realismo, ao expressio nismo, ao abstraccionismo, ao gestualismo ou a uma nova figuração de cunho neo-expressionista. É mencionado ainda o eco das suas exposições na imprensa local. A segunda parte procura destacar nexos e li nhas de força do seu percurso, como as suas os cilações entre a ligação à ilha e o apelo do mundo lá fora, entre a destruição e a construção no pro cesso criativo, entre o uso da palavra e o uso da imagem, entre a manualidade/ materialidade e o recurso à máquina, entre a atitude angustiada e a veia satírica. A terceira parte resume o papel das artes plás ticas no âmbito da sua multifacetada e dificilmen te categorizável produção artística, aludindo ao carácter de síntese, mas também à fogosidade, das suas últimas obras.The fist part presents, diachronically, the artistic production of António Aragão (1921- 2008) in the field of visual arts, encompassing his main works of drawing, oil, watercolor, lacquer, sculpture, ceramics or collage and including his public art comissions. Portrait, still life, customs, landscape and a more inventive and free figura tion are mentioned, as well as the multiplicity of his interests, both in the diversity of genres and in the stylistic variations. He has been, in fact, in different moments, close to neo-realism, expres sionism, abstractionism, gesturalism and neo-ex pressionist figuration. Furthermore, this paper enumerates and analyzes the echo of his exhibi tions in the local press. The second part highlights the nexuses and the guiding lines of his journey, such as the oscilla tions between the connection to the island and the appeal of the outside world, between des truction and construction in the creative process, between words and images, between manuality/ materiality and the use of the machine, between the anguished attitude and the satirical vein. The third part summarizes the role of visual arts in the context of his multifaceted artistic pro duction, which is difficult to categorize. Moreover, it alludes to the character of synthesis, but also to the intensity of his latest works.UMa-CIERL/CMF/IADigitUMaClara, Isabel Santa2023-01-12T15:18:56Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4911por10.34640/universidademadeira2022clarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-15T03:31:02Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:43.151632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv António Aragão entre linhas, cores e volumes
title António Aragão entre linhas, cores e volumes
spellingShingle António Aragão entre linhas, cores e volumes
Clara, Isabel Santa
António Aragão
Pintura
Escultura
Colagem
Arte pública
Figuração
Abstracção
Painting
Sculpture
Collage
Public art
Figuration
Abstraction
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short António Aragão entre linhas, cores e volumes
title_full António Aragão entre linhas, cores e volumes
title_fullStr António Aragão entre linhas, cores e volumes
title_full_unstemmed António Aragão entre linhas, cores e volumes
title_sort António Aragão entre linhas, cores e volumes
author Clara, Isabel Santa
author_facet Clara, Isabel Santa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Clara, Isabel Santa
dc.subject.por.fl_str_mv António Aragão
Pintura
Escultura
Colagem
Arte pública
Figuração
Abstracção
Painting
Sculpture
Collage
Public art
Figuration
Abstraction
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic António Aragão
Pintura
Escultura
Colagem
Arte pública
Figuração
Abstracção
Painting
Sculpture
Collage
Public art
Figuration
Abstraction
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Na primeira parte é apresentada, diacronicamente, a produção de António Aragão (1921-2008) na área das artes plásticas, percor rendo os seus principais trabalhos de desenho, óleo, aguarela, laca, escultura, cerâmica ou cola gem e incluindo as incursões pela arte pública. São referidos os géneros que abordou (retrato, natureza-morta, costumes, paisagem e uma fi guração mais inventiva e livre) e a multiplicidade dos seus interesses, tanto na diversidade de téc nicas como nas variações estilísticas, que podem ir de aproximações ao neo-realismo, ao expressio nismo, ao abstraccionismo, ao gestualismo ou a uma nova figuração de cunho neo-expressionista. É mencionado ainda o eco das suas exposições na imprensa local. A segunda parte procura destacar nexos e li nhas de força do seu percurso, como as suas os cilações entre a ligação à ilha e o apelo do mundo lá fora, entre a destruição e a construção no pro cesso criativo, entre o uso da palavra e o uso da imagem, entre a manualidade/ materialidade e o recurso à máquina, entre a atitude angustiada e a veia satírica. A terceira parte resume o papel das artes plás ticas no âmbito da sua multifacetada e dificilmen te categorizável produção artística, aludindo ao carácter de síntese, mas também à fogosidade, das suas últimas obras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-12T15:18:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4911
url http://hdl.handle.net/10400.13/4911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34640/universidademadeira2022clara
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UMa-CIERL/CMF/IA
publisher.none.fl_str_mv UMa-CIERL/CMF/IA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130772478623744