Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valverde, Erick de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23465
Resumo: O presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.
id RCAP_3aff3838b5a9d00d3dfabe6464ef9207
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-LobosModinhaSéculo XIXSéculo XXNacionalismo19th century20th centuryNacionalismO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.The present project, based on works by two composers of modinhas from the 19th century Portuguese scene, José Francisco Édolo and José Francisco Acuña, and on works by two from the 20th century Brazilian context, Heitor Villa-Lobos and Lorenzo Fernández, revisits the artistic environment of the respective periods and shows some structural differences of technical reference and its Modus operandi. While in Portugal, from the second half of the 18th century onwards, a modinha, being an important element of the nobility social life and of the rising bourgeois class, adapted to the patterns of chamber song, in Brazil, in the Royal Chapel of Rio de Janeiro at the dawn of the 19th century, modinhas tend to distance from the castrati preestablished patterns, appropriating, in the first half of the 20th century, the avant-garde ideal of a nationalist thought.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoValverde, Erick de Castro2023-09-07T13:46:55Z2023-07-122023-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23465TID:203351665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T01:46:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:01.236675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
title Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
spellingShingle Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
Valverde, Erick de Castro
Modinha
Século XIX
Século XX
Nacionalismo
19th century
20th century
Nacionalism
title_short Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
title_full Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
title_fullStr Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
title_full_unstemmed Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
title_sort Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
author Valverde, Erick de Castro
author_facet Valverde, Erick de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Valverde, Erick de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Modinha
Século XIX
Século XX
Nacionalismo
19th century
20th century
Nacionalism
topic Modinha
Século XIX
Século XX
Nacionalismo
19th century
20th century
Nacionalism
description O presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-07T13:46:55Z
2023-07-12
2023-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23465
TID:203351665
url http://hdl.handle.net/10400.22/23465
identifier_str_mv TID:203351665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133557721923584