Vinculação e resolução de problemas interpessoais em crianças pré-escolares : função executiva como mediadora?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32921 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
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Vinculação e resolução de problemas interpessoais em crianças pré-escolares : função executiva como mediadora?VinculaçãoFunção executivaCrianças em idade pré-escolarCompetência socialTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A resolução de problemas interpessoais tem sido vista como uma competência relevante para o ajustamento social das crianças, sobretudo em idade pré-escolar. Alguns estudos parecem indicar que a qualidade de vinculação pode ter um impacto no desenvolvimento desta competência social e no tipo de soluções geradas para os problemas sociais. Uma vez que investigações mais recentes têm reconhecido que a função executiva poderá ter na sua origem fatores do meio, como a vinculação, e que, o seu nível de funcionamento poderá ter implicações no comportamento e ajustamento social, este estudo exploratório propõe estudá-la como uma possível mediadora desta relação. A amostra consistiu num conjunto de 44 crianças de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A vinculação foi avaliada através de uma tarefa de completamento de histórias. A função executiva, através de várias tarefas que se agruparam nos fatores de Controlo Cognitivo, Inibição Comportamental e Estratégias Comportamentais. As estratégias de resolução de problemas interpessoais através da produção pelas crianças de soluções para situações hipotéticas. Os resultados não demonstraram a existência de um efeito mediador da função executiva na relação entre as restantes variáveis. Contudo, foram encontrados resultados surpreendentes face ao que a literatura fazia antecipar. Assim, tanto a qualidade da vinculação como a função executiva (sobretudo nas suas componentes mais implicadas na regulação emocional e motivacional) parecem ter impactos importantes no conteúdo das soluções geradas pelas crianças em resposta a dilemas interpessoais. São discutidas as implicações clínicas e sugeridos estudos futuros.Interpersonal Problem Solving is commonly seen as a relevant skill for the social adjustment of children, especially in the preschool age. Some studies seem to indicate that attachment quality may have an impact in the development of this social skill and in the type of solutions that are produced for social problems. Given that more recent studies have recognized that the executive function may have important environmental factors, such as attachment, in its origin, at that its level of functioning may have implications in behavior and social adjustment, this exploratory study sought to examine it as a possible mediator of this relationship. The sample was composed of 44 Portuguese children, with ages between 4 and 5 years. Attachment security was assessed by means of a story completion task. Executive function through a number of tasks, that were grouped into factors of Cognitive Control, Behavioral Inhibition, and Behavioral Strategies. Interpersonal problem solving strategies through the production by children of solutions for hypothetical situations. Results did not show a mediating effect of the executive function in the relation between the other variables. However, some surprising results were found, given what the previous literature would anticipate. In conclusion, both attachment quality and the executive function (especially in its facets most related to emotional and motivational regulation) seem to have important impacts in the content of solutions generated by children in response to interpersonal dillemas. Clinical implications are discussed, and future studies suggested.Moreira, João Manuel, 1964-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Ana Margarida Lourenço Garcia dos2018-04-20T16:11:49Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32921TID:201907755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:04.814214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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