Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Benedito Ribeiro de Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7994
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
id RCAP_3b0b4385e4576086ffd97552548c8aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus BacabalQualidade educacionalIndicadores de qualidadeÍndices de qualidadeEducational qualityIndicators of qualityIndices of qualityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.A qualidade educacional do ensino superior no Brasil é mensurada por meio de indicadores e índices de qualidade da educação superior, que correspondem como base para compreender como ocorre o funcionamento e a qualidade dos cursos das instituições de ensino superior. Dentro desse contexto, os alunos encontram na instituição de ensino superior, as condições necessárias para a obtenção de uma formação acadêmica em nível de excelência, onde devem usufruir de equipamentos, infraestrutura e recursos humanos, tais como professores atualizados e engajados em propostas inovadoras do saber, para tornar a instituição de ensino superior em um ambiente aberto à introdução de novas tecnologias e produção de conhecimento. A qualidade do ensino é refletida pelo engajamento dos discentes, bem como, de professores e funcionários, que realizam as atividades necessárias ao alcance da missão, com remuneração compatível às suas necessidades, para assegurar as condições básicas para o desenvolvimento de suas atividades e plena realização profissional. Este estudo dissertativo tem por objetivos identificar a qualidade do ensino através dos indicadores de uma instituição de ensino superior público em Bacabal-MA, assim como mensurar e comparar a satisfação dos entrevistados com o resultado dos indicadores oficiais. A metodologia aplicada foi de caráter descritivo e explicativo, com uma abordagem quantitativa e qualitativa, em que os meios de investigação ocorreram através de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, para compreender a realidade local. A pesquisa documental também foi utilizada, pois, buscou-se informações de dados e artigos publicados pertinentes sobre a temática. Diante dos resultados, constatou-se que a qualidade do ensino da instituição estudada foi identificada com um conceito médio, representando regularidade nos cursos oferecidos pela instituição, visto que a avaliação processual não é o único instrumento a ser utilizado para a formação de um conceito. Aspectos estruturais da instituição, docentes, aspectos metodológicos e os próprios discentes como fatores geradores também são determinantes para uma formação acadêmica de qualidade elevada. Evidenciou-se que a análise da qualidade do ensino por meio dos indicadores da Instituição permitiu identificar a interação entre discentes, docentes e o corpo técnico-administrativo, aos quais se correlacionam, e refletem no resultado referente ao grau de satisfação desses três elementos que compõem a amostra estudada.The educational quality of higher education in Brazil is in charge of indicators and indexes of quality of higher education that will serve as a basis for an in-depth knowledge of how courses and institutions of higher education work. Within this context, students expect to find in the higher education institution the necessary conditions such as equipment, infrastructure, human resources as updated teachers engaged in innovative proposals of knowledge in accordance with their time, environment open to the introduction of new technologies and production of knowledge. The quality of teaching is reflected by the engagement of students, as well as professors and staff, for carrying out the activities necessary to achieve the mission, with remuneration compatible with their needs, to ensure the basic conditions for the development of their activities and full professional fulfillment. This dissertation study aims to identify the quality of education through the indicators of a public education institution in Bacabal-MA, as well as to measure and compare interviewer satisfaction with the result of official indicators. The methodology applied was descriptive and explanatory, with a quantitative and qualitative approach and its means of investigation was given through field research with the application of questionnaires, so that in this way it knew the local reality. Moreover, it was documentary, as it sought information from data and published articles pertinent to the theme. In view of the results, it was perceived that the quality of teaching at the institution studied was identified as a concept average, representing regularity in the courses offered by the institution, since the procedural evaluation is not the only instrument to be used for the formation of a concept, one must consider structural aspects of the institution, teachers, methodological aspects and the students themselves as generating factors. It was evident that the analysis of the quality of teaching through the Institution’s indicators allowed the identification of the interaction between students, teachers and the technical-administrative staff, to which they are correlated, and reflected in the result regarding the degree of satisfaction of the three elements that make up three elements of the studied sample.Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasPinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJúnior, Benedito Ribeiro de Matos2022-06-21T10:36:17Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7994TID:203026292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:27.840779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
title Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
spellingShingle Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
Júnior, Benedito Ribeiro de Matos
Qualidade educacional
Indicadores de qualidade
Índices de qualidade
Educational quality
Indicators of quality
Indices of quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
title_full Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
title_fullStr Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
title_full_unstemmed Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
title_sort Qualidade educacional: O caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Bacabal
author Júnior, Benedito Ribeiro de Matos
author_facet Júnior, Benedito Ribeiro de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Sara Monteiro Morgado Dias
Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Benedito Ribeiro de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade educacional
Indicadores de qualidade
Índices de qualidade
Educational quality
Indicators of quality
Indices of quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Qualidade educacional
Indicadores de qualidade
Índices de qualidade
Educational quality
Indicators of quality
Indices of quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T10:36:17Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7994
TID:203026292
url http://hdl.handle.net/10400.11/7994
identifier_str_mv TID:203026292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848335757312