Acidentes de viação em interseções de três ramos: estudo comparativo das formas funcionais do tráfego e das técnicas de modelação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/31402 |
Resumo: | Os acidentes de viação apresentam uma enorme carga social e económica, que é imposta à sociedade. Portanto, o conhecimento dos fatores que afetam a probabilidade de ocorrência dum acidente tem sido um domínio de investigação de há muitas décadas, o qual está longe de se esgotar. Assim, este trabalho estuda os acidentes ocorridos em 177 interseções de três ramos inseridas nas estradas nacionais – EN´s da região norte de Portugal (2005-2010), sendo apresentada uma contribuição inicial para o desenvolvimento de modelo de previsão de acidentes (MPA), em que considera-se quatro formas funcionais diferentes do tráfego nas aproximações das interseções e difundidas no estudo da sinistralidade. As técnicas de modelação utilizadas foram: (i) Modelos Lineares Generalizados – MLG; (ii) Equações de Estimação Generalizadas – EEG e (iii) Modelos Zero Inflacionados (ZIP e ZINB), com distribuições de Poisson e binomial negativa para a componente do erro aleatório. Obteve-se duas bases de dados, uma geral e uma derivada, com os acidentes e o tráfego das interseções, sendo uma para dados longitudinais (1062 observações) e outra para dados agregados. Como resultado apenas as EEG e os MLG forneceram modelos válidos, tendo sido identificada a melhor forma funcional em ambos os casos. |
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