Public-Private Partnerships : risk of default measured by financial ratios in EP road sub-concessions
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11004 |
Resumo: | Mestrado em Finanças |
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Public-Private Partnerships : risk of default measured by financial ratios in EP road sub-concessionsparcerias público-privadasinfraestrutura rodoviáriaproject financerisco de defaultPublic private partnershipsroad infrastructuredefault riskMestrado em FinançasAs infraestruturas rodoviárias em Portugal viveram um grande desenvolvimento nos últimos anos, tornando-se um dos países com maior extensão relativa de rede de autoestradas no mundo. De facto, através dos Planos Nacionais Rodoviários elaborados em 1985 e 2000, foi construída uma vasta rede de autoestradas, inicialmente através de um modelo sem nenhum custo para o utilizador e posteriormente através do modelo de subconcessões da empresa EP -Estradas de Portugal, SA. Para a realização destes investimentos foi privilegiado o uso das Parcerias Público-Privadas (PPP), que, assim, permitiram um forte envolvimento e participação do setor privado, e uma forma de estruturação financeira conhecida como Project Finance. Este artigo analisa um dos elementos chave nos modelos de parceria público-privada - o financiamento. Qual é o comportamento da dívida durante a vida da concessão e de que forma as entidades financiadoras procuram avaliar o risco de incumprimento. A metodologia utilizada consistiu em estimar os fluxos de caixa das várias subconcessões e então calcular alguns dos rácios mais utilizados na medição do risco de incumprimento e da volatilidade dos fluxos de caixa. Os resultados permitem concluir que com maturidades elevadas e existindo estabilidade dos cash-flows, os projetos conseguem assegurar o cumprimento do serviço da dívida, reduzindo o risco de contraparte para as entidades financiadoras.The road infrastructure in Portugal experienced a great development in recent years, making it one of the countries with the highest relative extension of motorway network in the world. In fact under the National Road Plans reported to 1985 and 2000, a vast network of motorways was built initially through a model at no charge to the user and at a later stage by the sub-concessions model of Estradas de Portugal, SA. For these investments was privileged the use of Public Private Partnerships (PPPs), allowed a strong involvement and participation of the private sector and also the use of a form of financial structuring known as Project Finance. This paper analyzes one of the key aspects in public-private partnership model - the financing. What?s the behavior of debt through the life of the concession and how the financing entities seek to assess the risk of default. The methodology used consisted in estimating the cash flows of the various sub-concessions then calculate some of the ratios commonly used in the measurement of default risk and the volatility of cash flows. The results show that with high maturity and stability of existing cash flows, projects can ensure compliance with the debt service, reducing counterparty risk to lenders.Instituto Superior de Economia e GestãoMatos, Pedro VergaSarmento, JoaquimRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Patrícia Ferreira Vieira2016-02-17T15:57:55Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11004engSilva, Ana Patrícia Ferreira Vieira (2012). "Public-Private Partnerships : risk of default measured by financial ratios in EP road sub-concessions". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:22.327599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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