Qualidade de dados numa empresa da área do retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Albérico Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16582
Resumo: A fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD.
id RCAP_3b4cfcddf784b04a095cc6ffb6e1259f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de dados numa empresa da área do retalhoQualidade de dadosAdministração de dadosGestão de dadosDimensões de qualidade de dadosFerramentas de qualidade de dadosMetodologia de qualidade de dadosProblemas de qualidade de dadosData qualityData administrationData managementData quality dimensionsData quality toolsData quality methodologyData quality problemsA fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD.Poor Data Quality (DQ) can have a negative impact on the economy and society. In the global context in which organizations are inserted today, data is very important for the management and generation of corporate knowledge. Unawareness of the impacts that poor quality data can have on organizations prevent the adoption of practices that aim to improve and maintain DQ. DQ is a real problem and organizations have witnessed that it significantly affects their growth, often preventing them from reaching their goals. This work focuses on the subject of DQ, having as a specific case a company in the retail area. In this work, the main DQ problems were identified and analyzed, where some of the impacts caused by poor DQ were also described. Based on the literature, the dimensions of DQ were identified, where some of them were later applied in the proof of concept. Some DQ tools currently on the market were analyzed and compared, using in this work the Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Applicational Quality Control (AQC) framework. In order to put DQ techniques into practice, a proof of concept was carried out using the RAID AQC framework, where DQ indicators were generated and critically analyzed. The proof of concept confirmed the existence of DQ problems, thus affirming the importance of DQ in the current context of companies. A methodology was also suggested to be followed in order to successfully implement DQ in an organization, where it was also described that an organization’s culture has an impact on the use of techniques to improve DQ.Oliveira, Paulo Jorge MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Carlos Albérico Garcia2023-11-09T01:32:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16582TID:202549518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:46:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:14.298623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
title Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
spellingShingle Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
Ribeiro, Carlos Albérico Garcia
Qualidade de dados
Administração de dados
Gestão de dados
Dimensões de qualidade de dados
Ferramentas de qualidade de dados
Metodologia de qualidade de dados
Problemas de qualidade de dados
Data quality
Data administration
Data management
Data quality dimensions
Data quality tools
Data quality methodology
Data quality problems
title_short Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
title_full Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
title_fullStr Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
title_full_unstemmed Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
title_sort Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
author Ribeiro, Carlos Albérico Garcia
author_facet Ribeiro, Carlos Albérico Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Jorge Machado
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Albérico Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de dados
Administração de dados
Gestão de dados
Dimensões de qualidade de dados
Ferramentas de qualidade de dados
Metodologia de qualidade de dados
Problemas de qualidade de dados
Data quality
Data administration
Data management
Data quality dimensions
Data quality tools
Data quality methodology
Data quality problems
topic Qualidade de dados
Administração de dados
Gestão de dados
Dimensões de qualidade de dados
Ferramentas de qualidade de dados
Metodologia de qualidade de dados
Problemas de qualidade de dados
Data quality
Data administration
Data management
Data quality dimensions
Data quality tools
Data quality methodology
Data quality problems
description A fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-11-09T01:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16582
TID:202549518
url http://hdl.handle.net/10400.22/16582
identifier_str_mv TID:202549518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131453736353792