Qualidade de dados numa empresa da área do retalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16582 |
Resumo: | A fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD. |
id |
RCAP_3b4cfcddf784b04a095cc6ffb6e1259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalhoQualidade de dadosAdministração de dadosGestão de dadosDimensões de qualidade de dadosFerramentas de qualidade de dadosMetodologia de qualidade de dadosProblemas de qualidade de dadosData qualityData administrationData managementData quality dimensionsData quality toolsData quality methodologyData quality problemsA fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD.Poor Data Quality (DQ) can have a negative impact on the economy and society. In the global context in which organizations are inserted today, data is very important for the management and generation of corporate knowledge. Unawareness of the impacts that poor quality data can have on organizations prevent the adoption of practices that aim to improve and maintain DQ. DQ is a real problem and organizations have witnessed that it significantly affects their growth, often preventing them from reaching their goals. This work focuses on the subject of DQ, having as a specific case a company in the retail area. In this work, the main DQ problems were identified and analyzed, where some of the impacts caused by poor DQ were also described. Based on the literature, the dimensions of DQ were identified, where some of them were later applied in the proof of concept. Some DQ tools currently on the market were analyzed and compared, using in this work the Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Applicational Quality Control (AQC) framework. In order to put DQ techniques into practice, a proof of concept was carried out using the RAID AQC framework, where DQ indicators were generated and critically analyzed. The proof of concept confirmed the existence of DQ problems, thus affirming the importance of DQ in the current context of companies. A methodology was also suggested to be followed in order to successfully implement DQ in an organization, where it was also described that an organization’s culture has an impact on the use of techniques to improve DQ.Oliveira, Paulo Jorge MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Carlos Albérico Garcia2023-11-09T01:32:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16582TID:202549518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:46:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:14.298623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
title |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
spellingShingle |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho Ribeiro, Carlos Albérico Garcia Qualidade de dados Administração de dados Gestão de dados Dimensões de qualidade de dados Ferramentas de qualidade de dados Metodologia de qualidade de dados Problemas de qualidade de dados Data quality Data administration Data management Data quality dimensions Data quality tools Data quality methodology Data quality problems |
title_short |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
title_full |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
title_fullStr |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
title_full_unstemmed |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
title_sort |
Qualidade de dados numa empresa da área do retalho |
author |
Ribeiro, Carlos Albérico Garcia |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Albérico Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Jorge Machado Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Albérico Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de dados Administração de dados Gestão de dados Dimensões de qualidade de dados Ferramentas de qualidade de dados Metodologia de qualidade de dados Problemas de qualidade de dados Data quality Data administration Data management Data quality dimensions Data quality tools Data quality methodology Data quality problems |
topic |
Qualidade de dados Administração de dados Gestão de dados Dimensões de qualidade de dados Ferramentas de qualidade de dados Metodologia de qualidade de dados Problemas de qualidade de dados Data quality Data administration Data management Data quality dimensions Data quality tools Data quality methodology Data quality problems |
description |
A fraca qualidade dos dados pode ter um impacto negativo na economia e na sociedade. No contexto globalizado em que as organizações se inserem hoje em dia, os dados são muito importantes para a gestão e geração de conhecimento corporativo. O desconhecimento dos impactos que os dados com fraca qualidade podem ter nas organizações faz com que não sejam adotadas práticas que visem melhorar e manter a Qualidade de Dados (QD). A QD é um problema real e as organizações têm vindo a testemunhar que afeta de forma significativa o seu crescimento, impedindo-as muitas vezes de atingirem os seus objetivos. Este trabalho foca-se na matéria da QD, tendo como caso específico uma empresa da área do retalho. Neste trabalho foram identificados e analisados os principais problemas de QD, onde foram também descritos alguns dos impactos causados pela má QD. Com base na literatura, identificaram-se as dimensões de QD, onde algumas delas foram posteriormente aplicadas na prova de conceito. Analisaram-se e compararam-se algumas ferramentas de QD existentes atualmente no mercado, sendo a utilizada neste trabalho a framework Revenue Assurance Integration Driller (RAID) Controlos de Qualidade Aplicacionais (CQA). No sentido de colocar em prática técnicas de QD, foi realizada uma prova de conceito utilizando a framework RAID CQA, onde foram gerados e analisados de forma crítica os indicadores de QD. A prova de conceito permitiu confirmar a existência de problemas de QD, afirmando assim a importância da QD no contexto atual das empresas. Foi ainda sugerida uma metodologia a seguir para se implementar com sucesso QD numa organização, onde se descreveu também que a cultura de uma organização tem impacto na utilização de técnicas que permitam melhorar a QD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-11-09T01:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16582 TID:202549518 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16582 |
identifier_str_mv |
TID:202549518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131453736353792 |