A influência da cronofotografia na obra de Marcel Duchamp
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12267 |
Resumo: | Marcel Duchamp foi dos artistas mais controversos do séc. XX que se interessou pelas ciências e experimentou a arte. Fez com que as barreiras entre as várias disciplinas da arte caíssem e obrigou o mundo da arte a repensar toda a estrutura da obra de arte, desde o processo criativo até à função. Desde a arte conceptual, passando pela 4ª dimensão, à fotografia e até ao caso particular da cronofotografia, a figura singular que foi Marcel Duchamp assume-se como um fio condutor dada a sua polivalência. A fotografia, que veio alterar o campo das artes visuais, e em particular a cronofotografia, contribuiu para a alteração da percepção de Duchamp e levou-o à execução de obras de referência. “Pontos de Vista” pretende ser um vestígio das relações abordando as questões da percepção do tempo, da duração de determinadas acções e ainda as formas de movimento que estas produzem no espaço chamado cidade; Marcel Duchamp was one of the most controversial artists of the 20th century, interested in science, he experimented the art. He broke down the barriers between the different categories of art and forced the art world to rethink the work of art as a whole, from the creative process to functional aspects. With his myriad talents, this singular figure exerted an immense influence on the art world, from conceptual art to the fourth dimension, to photography, including chronophotography. Photography, especially chronophotography, changed the field of the visual arts, and contributed towards the alteration of Duchamp's perception, leading to the production of his major works. “Pontos de Vista” is intended to be a remnant of relations and addressing issues of perception of time, the duration of certain actions and the motion of the forms that they produce in the space called city. |
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A influência da cronofotografia na obra de Marcel DuchampMarcel Duchamp foi dos artistas mais controversos do séc. XX que se interessou pelas ciências e experimentou a arte. Fez com que as barreiras entre as várias disciplinas da arte caíssem e obrigou o mundo da arte a repensar toda a estrutura da obra de arte, desde o processo criativo até à função. Desde a arte conceptual, passando pela 4ª dimensão, à fotografia e até ao caso particular da cronofotografia, a figura singular que foi Marcel Duchamp assume-se como um fio condutor dada a sua polivalência. A fotografia, que veio alterar o campo das artes visuais, e em particular a cronofotografia, contribuiu para a alteração da percepção de Duchamp e levou-o à execução de obras de referência. “Pontos de Vista” pretende ser um vestígio das relações abordando as questões da percepção do tempo, da duração de determinadas acções e ainda as formas de movimento que estas produzem no espaço chamado cidade; Marcel Duchamp was one of the most controversial artists of the 20th century, interested in science, he experimented the art. He broke down the barriers between the different categories of art and forced the art world to rethink the work of art as a whole, from the creative process to functional aspects. With his myriad talents, this singular figure exerted an immense influence on the art world, from conceptual art to the fourth dimension, to photography, including chronophotography. Photography, especially chronophotography, changed the field of the visual arts, and contributed towards the alteration of Duchamp's perception, leading to the production of his major works. “Pontos de Vista” is intended to be a remnant of relations and addressing issues of perception of time, the duration of certain actions and the motion of the forms that they produce in the space called city.Universidade de Évora2014-12-30T18:12:46Z2014-12-302010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12267http://hdl.handle.net/10174/12267porDepartamento de Artes Visuais e Designteses@bib.uevora.pt203Piteira, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:38.910589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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