Agnostos Theos und die christliche Rede von Gott : Irenäische Sichten

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaschke, Hans-Jochen
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/didaskalia.2008.1884
Resumo: With the concept of agnostos theos Irenaeus of Lyons illumines the core of the gnostic conception of God. He seeks out the issues, with the fundamental conviction that God is agnostos, unknown with regard to his greatness, but not with regard to his love. Thus the Christian conviction about God knows that God becomes visible and palpable in His Son. In this article all of the texts of the Adversus Haereses related to this matter are analysed. This analysis yields a picture of the theology of Irenaeus that remains relevant to this day.
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spelling Agnostos Theos und die christliche Rede von Gott : Irenäische SichtenWith the concept of agnostos theos Irenaeus of Lyons illumines the core of the gnostic conception of God. He seeks out the issues, with the fundamental conviction that God is agnostos, unknown with regard to his greatness, but not with regard to his love. Thus the Christian conviction about God knows that God becomes visible and palpable in His Son. In this article all of the texts of the Adversus Haereses related to this matter are analysed. This analysis yields a picture of the theology of Irenaeus that remains relevant to this day.Com o conceito de agnostos theos Ireneu de Lião ilumina o cerne da concepção gnóstica de Deus. Ele vai ao encontro dessa problemática, com a convicção fundamental de que Deus é agnostos, desconhecido, quanto à sua grandeza, mas não quanto ao seu amor. A convicção cristã sobre Deus sabe, por isso, que Deus se torna visível e palpável no Seu Filho. No artigo que se segue são analisados todos os textos relevantes dos livros Adversus Haereses acerca deste tópico. Da pesquisa panorâmica emerge um facto: a teologia de Ireneu mantém a sua actualidade até hoje.Universidade Católica Portuguesa2008-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/didaskalia.2008.1884oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1884Didaskalia; Vol 38 No 2 (2008): O conhecimento de Deus: homenagem a Henrique de Noronha Galvão; 183-197Didaskalia; v. 38 n. 2 (2008): O conhecimento de Deus: homenagem a Henrique de Noronha Galvão; 183-1970253-167410.34632/didaskalia.2008.38.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPdeuhttps://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/1884https://doi.org/10.34632/didaskalia.2008.1884https://revistas.ucp.pt/index.php/didaskalia/article/view/1884/1803Direitos de Autor (c) 2008 Hans-Jochen Jaschkehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJaschke, Hans-Jochen2022-09-26T10:57:36Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:06:49.787483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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