A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Maria João Leite Amaro do Espírito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104283
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_3b6cf5a01a3b579ed9a4509b1db92327
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIASTHE STORY OF A LIFE MARKED BY MANY MEMORIES AND SO MANY STORIESEducação Permanentehistória de vidaaprendizagem informalautodireção na aprendizagemlibido sciendiLifelong educationlife historyinformal learningself-directed learningsciendi libidoDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA dissertação tem como objeto de estudo a História de Vida de uma pessoa benquista, na cidade de Cantanhede, pela sua dimensão humana; exemplar, pela autodidaxia, pelas capacidades intelectual, criativa e criadora; e modelo a seguir, pela partilha do saber e pela obra feita em prol da perpetuação da cultura e do património culturais da sua região.Revisitar a sua história vida permitiu-lhe destacar seres, situações relacionais, vivências em variados contextos e uma infinitude de experiências, autónomas ou com acompanhamento, e de aprendizagens, formais, não formais e informais, que convergiram para a construção da sua identidade, da sua formação e do seu desenvolvimento, nas diferentes etapas no decurso de toda a sua vida.A promoção do desenvolvimento individual e do progresso social, ao longo da vida da pessoa humana, com o intuito de promover o seu bem-estar, bem como o do seu meio natural e social, constitui um dos propósitos da Educação Permanente. Deste modo, na pesquisa realizada apresentou-se a sua pertinência na atualidade, numa sociedade moderna, em rápido e complexo processo de mutação, que exige da pessoa humana constantes atualizações, atitude de abertura a novas experiências e recetividade a formação de natureza polivalente.O trabalho apresentado consiste numa sistematização de material empírico riquíssimo e muito variado, recolhido de fontes diversas, sempre com as devidas autorizações. As opções, em termos de escrita e de organização da dissertação, derivaram, por isso, de uma triangulação complexa de dados tangíveis e intangíveis, que envolveram obras de arte, testemunhos orais e escritos, registos fotográficos, caderno de bordo da mestranda, notas escritas à mão cedidas pela pessoa que se escolheu estudar, entre outros exemplos. Assim, ao esquadrinhar a História de Vida da pessoa em estudo, evidenciou-se a importância da aprendizagem informal no seu desenvolvimento pessoal e social, descobriu-se o modo como viveu certas experiências e adquiriu os conhecimentos, que formaram a sua identidade e a sua personalidade, e confirmou-se que o querer saber e o desejo aprender (libido sciendi) não têm idade, facto legitimado por este testemunho vivo. Acredita-se que este exemplo de vida influenciará gerações e será um contributo muito valioso para o reforço da memória e da identidade da própria comunidade.The thesis The story of a life marked by many memories and so many stories focuses on the Life History of a person who is highly regarded, in the city of Cantanhede, for his human dimension; an example, for his self-learning, for intellectual, creative and inventive abilities; and a role model, for sharing knowledge and for the work carried out in favour of perpetuating the culture and cultural heritage of his region.Revisiting his life history allowed him to highlight people, relational situations, experiences in various contexts and an infinite number of experiences, autonomous or with accompaniment, and learning - formal, non-formal and informal - which converged in the construction of his identity, his training and his development, in the different stages throughout his life.The promotion of individual development and social progress, throughout the human person's life, with the intent of promoting his/her well-being, as well as that of his/her natural and social environment, is one of the purposes of Lifelong Education. Thus, the research carried out presented its current relevance in a modern society, in a rapid and complex process of mutation, which requires constant updating from the human being, as well as an attitude of openness to new experiences and receptiveness to training of a polyvalent nature.The work submitted consists on a systematisation of very rich and varied empirical material, collected from various sources, always with the proper authorisations. The options, in terms of writing and the organisation of the dissertation, therefore derived from a complex triangulation of tangible and intangible data, which involved works of art, oral and written testimonies, photographic records, the masters student's logbook, handwritten notes provided by the person chosen to be studied, among other examples. Thus, by scrutinizing the Life History of the person under study, the importance of informal learning in his personal and social development became evident, the way in which he has lived certain experiences and acquired the knowledge that formed his identity and personality was discovered, and it was confirmed that the will to know and the desire to learn (sciendi libido) have no age, a fact legitimized by this living testimony. It is believed that this example of life will influence generations and will be a highly valuable contribution to the strengthening of the memory and identity of the community itself.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104283http://hdl.handle.net/10316/104283TID:203128044porSanto, Maria João Leite Amaro do Espíritoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:47:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:59.230851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
THE STORY OF A LIFE MARKED BY MANY MEMORIES AND SO MANY STORIES
title A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
spellingShingle A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
Santo, Maria João Leite Amaro do Espírito
Educação Permanente
história de vida
aprendizagem informal
autodireção na aprendizagem
libido sciendi
Lifelong education
life history
informal learning
self-directed learning
sciendi libido
title_short A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
title_full A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
title_fullStr A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
title_full_unstemmed A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
title_sort A HISTÓRIA DE UMA VIDA MATIZADA POR MUITAS MEMÓRIAS E OUTRAS TANTAS HISTÓRIAS
author Santo, Maria João Leite Amaro do Espírito
author_facet Santo, Maria João Leite Amaro do Espírito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Maria João Leite Amaro do Espírito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente
história de vida
aprendizagem informal
autodireção na aprendizagem
libido sciendi
Lifelong education
life history
informal learning
self-directed learning
sciendi libido
topic Educação Permanente
história de vida
aprendizagem informal
autodireção na aprendizagem
libido sciendi
Lifelong education
life history
informal learning
self-directed learning
sciendi libido
description Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104283
http://hdl.handle.net/10316/104283
TID:203128044
url http://hdl.handle.net/10316/104283
identifier_str_mv TID:203128044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101341470720