Níveis de literacia em saúde de estudantes em cursos de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15202 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde |
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Níveis de literacia em saúde de estudantes em cursos de saúdeLiteracia em saúdeHLSEstudantesDeterminantesHealth literacyHigher education studentsDeterminantsEnsino superiorPortugalLisboaMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em SaúdeA Literacia em Saúde (LS) é um conceito fundamental para um papel mais ativo por parte dos cidadãos quando estes são confrontados com assuntos de saúde. Atualmente, a evidência científica é consistente e estão fortemente documentadas as consequências de possuir níveis inadequados de LS. A LS é um assunto relevante na investigação e a crescente preocupação também se refletiu no aumento das investigações centradas nos estudantes do ensino superior. Os estudantes em cursos de saúde são os futuros profissionais de saúde e serão, em grande parte, os responsáveis pela educação e promoção em saúde dos utentes com quem irão trabalhar, por isso, é essencial que possuam níveis de LS adequados à exigência da sua profissão. Foram elaborados dois artigos no âmbito de compreender os níveis de LS dos estudantes, principalmente os da área da saúde. Uma revisão sistemática da literatura permitiu reunir a informação, até hoje publicada, sobre este tema e possibilitou a resposta à pergunta “Quais os níveis de LS da população estudante do ensino superior e quais os seus possíveis determinantes?”. O segundo artigo consta num estudo observacional e transversal, com o objetivo de fornecer resultados sobre os níveis de LS dos estudantes do ensino superior, em cursos de saúde das universidades de Lisboa. Em Lisboa, os níveis de LS dos estudantes do ensino superior que frequentam cursos de saúde não são os desejados, uma vez que 42,3% apresentam níveis de literacia geral em saúde problemáticos ou inadequados. É fundamental não negligenciar estes resultados, e perceber que também os futuros profissionais de saúde carecem de competências essenciais, como a LS. Também se concluiu que a LS é determinada por fatores sociodemográficos, principalmente a situação económica e o ano de curso.ABSTRACT - Health Literacy (HL) is a fundamental concept for a more active role on the part of citizens when they are faced with health issues. Currently, the scientific evidence is consistent and the consequences of having inadequate levels of HL are strongly documented. HL is a relevant subject in research and the growing concern was also reflected in the increase in investigations focused on higher education students. Students in health courses are future health professionals and will be, to a large extent, responsible for the education and health promotion of the users with whom they will work, so it is essential that they have HL levels appropriate to the demands of their profession. Two articles were prepared to understand the students' HL levels, mainly in the health area. A systematic review of the literature made it possible to gather the information published so far on this topic and made it possible to answer the question “What are the HL levels of the higher education student population and what are their possible determinants?”. The second article is an observational and cross-sectional study, with the objective of providing results on the HL levels of higher education students in health courses at the universities of Lisbon. In Lisbon, the HL levels of higher education students who attend health courses are not the desired ones, since 42.3% have problematic or inadequate levels of general health literacy. It is essential not to neglect these results, and to realize that future health professionals also lack essential skills, such as HL. It was also concluded that HL is determined by sociodemographic factors, mainly the economic situation and the year of the course.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaEiras, MargaridaPedro, Ana RitaRCIPLRibeiro, Ana Isabel Almeida de Andrade2022-12-27T16:43:02Z2022-042022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15202TID:203068211porRibeiro AI. Níveis de literacia em saúde de estudantes em cursos de saúde [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:54.850154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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