Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Ana Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82308
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_3b7f78f8751bee2bdc484370ed9a1c37
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillardCinema and Collective Memory- through an analysis of German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills and Nuit et brouillardHolocaustoCinema DocumentalMemória ColectivaDocumento FactualArquivoHolocaustDocumentary CinemaCollective MemoryFactual DocumentArchiveDissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de LetrasCorria o ano de 1945, quando os Aliados libertaram os campos de concentração edificados pelo regime de Adolf Hitler. Alguns deles foram treinados como operadores de câmara, para assim registar as atrocidades que lá encontrassem. Deste modo pretendia-se que a imagem fílmica fosse utilizada como registo histórico e como propaganda anti-nazi. Com estes registos, o Ministério da Informação (Ministry of Information (MOI))pretendia fazer uma longa-metragem,que documentasse os crimes cometidos pelo regime nazi. Todavia, os Comandantes dos Aliados queriam apenas uma curta-metragem, de 20 ou 30 minutos, que servisse o propósito de propaganda anti-nazi. Por causa deste desentendimento e outras razões, o filme acabou por ficar arquivado sem ser terminado no Imperial War Museum de Londres, até que foi finalmente montado e posteriormente exibido em 2014. A partir da análise da longa-metragem completa "German Concentration Camps Factual Survey" e das curtas-metragens "Death Mills" e "Nuit et brouillard", irei analisar o contributo de cada uma das três obras na criação de uma memória colectiva, ao mesmo tempo reflectindo sobre a importância da imagem fílmica como documento factual. Em primeiro lugar, irei debruçar-me sobre "German Concentration Camps Factual Survey", que, basicamente, abriu o caminho para os outros dois filmes, já que algumas das imagens da libertação dos campos, filmadas pelos operadores de câmara, surgem nas outras duas obras. O que me leva ao segundo capítulo, no qual falarei do método de compilação utilizado na curta-metragem "Death Mills", o primeiro registo fílmico a ser exibido após o término da guerra, e que revelou ao mundo as barbáries cometidas pelo regime. Por último, chego a "Nuit et brouillard", a obra que mais se distancia das outras duas pela sua vertente ensaística e lírica, mesmo que se sirva também de algumas das imagens filmadas pelos Aliados.Qual é a importância de manter viva esta memória? Partindo da análise destes três filmes, e estabelecendo um diálogo com a obra do escritor e sobrevivente italiano Primo Levi, proponho-me a descobrir a possibilidade do cinema como criação de uma memória.In 1945 the Allies liberated the concentration camps built during Adolf Hitler's nazi regime. Some of them were trained as cameramen, in order to record the atrocities they'd find, whilst liberating the camps. This way film was being used as a historical record and as anti-nazi propaganda. The british Ministry of Information (MOI) wanted to use this footage to make a feature-length film, which would depict the crimes committed during the nazi regime. However the Allied Command wanted just a short film of 20 to 30 minutes, which would serve as anti-nazi propaganda. The film ended up being stored unfinished in London’s Imperial War Museum, due to this disagreement and other reasons, until it finally got assembled and shown to the public in 2014. Through an analysis of the feature length-film "German Concentration Camps" and the short films "Death Mills" and "Nuit et brouillard", I'll try to figure out how these three pieces create a collective memory, all the while reflecting on the importance of the moving image as a factual document. First i’ll get to "German Concentration Camps Factual Survey", the film which basically led the way to the other two films, given the fact that some of the Liberation footage shot by the Allied cameramen was used in both of the films. This leads me to the second chapter, where I go through "Death Mill"’s method of compiling barbaric images, being the first film record about the camps to be shown to the public after the war and to reveal the nazi horrors. Finally I get to "Nuit et brouillard", the most different work of all three, due to its lyrical and essay-like way of portraying this historical event, even if it also uses some of the Allied footage.Why does it matter to keep this memory alive? Through the analysis of these three films and the work of Italian writer and survivor Primo Levi, I intend to figure out Cinema’s role in creating a memory of past events.2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82308http://hdl.handle.net/10316/82308TID:202044033porLeandro, Ana Filipa Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:13:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
Cinema and Collective Memory- through an analysis of German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills and Nuit et brouillard
title Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
spellingShingle Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
Leandro, Ana Filipa Rodrigues
Holocausto
Cinema Documental
Memória Colectiva
Documento Factual
Arquivo
Holocaust
Documentary Cinema
Collective Memory
Factual Document
Archive
title_short Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
title_full Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
title_fullStr Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
title_full_unstemmed Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
title_sort Cinema e Memória Colectiva-a partir da análise de German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard
author Leandro, Ana Filipa Rodrigues
author_facet Leandro, Ana Filipa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Ana Filipa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Holocausto
Cinema Documental
Memória Colectiva
Documento Factual
Arquivo
Holocaust
Documentary Cinema
Collective Memory
Factual Document
Archive
topic Holocausto
Cinema Documental
Memória Colectiva
Documento Factual
Arquivo
Holocaust
Documentary Cinema
Collective Memory
Factual Document
Archive
description Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82308
http://hdl.handle.net/10316/82308
TID:202044033
url http://hdl.handle.net/10316/82308
identifier_str_mv TID:202044033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302703316140032