Fatores de inibição na compra on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Luís
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Susana Costa e, Martins, Carla, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26013
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em identificar as barreiras ao comércio eletrónico em Portugal, face a outros países europeus. Foi adotado um modelo para compreender a variação das práticas de comércio eletrónico em Portugal com base em quatro dimensões: Risco Percebido, Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida, e Experiência Online. Este modelo foi testado numa amostra de 101 indivíduos, tendo sido possível encontrar uma correlação positiva entre as práticas de comércio eletrónico e a facilidade de utilização percebida, a utilidade percebida e a experiência online.
id RCAP_3b885f2d5c3c42dc56f607118f4357ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de inibição na compra on-lineComércio eletrônicoRisco percebidoUtilidade percebidaExperiência onlineE-commercePerceived riskPerceived usefulnessOnline experienceO objetivo deste trabalho consiste em identificar as barreiras ao comércio eletrónico em Portugal, face a outros países europeus. Foi adotado um modelo para compreender a variação das práticas de comércio eletrónico em Portugal com base em quatro dimensões: Risco Percebido, Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida, e Experiência Online. Este modelo foi testado numa amostra de 101 indivíduos, tendo sido possível encontrar uma correlação positiva entre as práticas de comércio eletrónico e a facilidade de utilização percebida, a utilidade percebida e a experiência online.The purpose of this paper is to understand the obstacles to e-commerce in Portugal compared to other European countries. In order to understand the variation of the e-commerce practices in Portugal, a model was proposed. In this model four constructs were used as explanatory variables: Perceived Risks; Perceived Ease of Use; Perceived Usefulness; and Online Experience. This model was tested in a sample of 101 respondents which allowed finding a positive correlation between the E-commerce Practices and the Perceived Ease of Use, the Perceived Usefulness, and the Online Experience constructsUniversidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCavadas, LuísSilva, Susana Costa eMartins, CarlaAndrade, António2018-11-08T12:08:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26013engCAVADAS, Luís [et al.] – Fatores de inibição na compra on-line . Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 25 (2017), p. 3-26.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.3442184-5638info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:44.656748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de inibição na compra on-line
title Fatores de inibição na compra on-line
spellingShingle Fatores de inibição na compra on-line
Cavadas, Luís
Comércio eletrônico
Risco percebido
Utilidade percebida
Experiência online
E-commerce
Perceived risk
Perceived usefulness
Online experience
title_short Fatores de inibição na compra on-line
title_full Fatores de inibição na compra on-line
title_fullStr Fatores de inibição na compra on-line
title_full_unstemmed Fatores de inibição na compra on-line
title_sort Fatores de inibição na compra on-line
author Cavadas, Luís
author_facet Cavadas, Luís
Silva, Susana Costa e
Martins, Carla
Andrade, António
author_role author
author2 Silva, Susana Costa e
Martins, Carla
Andrade, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Luís
Silva, Susana Costa e
Martins, Carla
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Risco percebido
Utilidade percebida
Experiência online
E-commerce
Perceived risk
Perceived usefulness
Online experience
topic Comércio eletrônico
Risco percebido
Utilidade percebida
Experiência online
E-commerce
Perceived risk
Perceived usefulness
Online experience
description O objetivo deste trabalho consiste em identificar as barreiras ao comércio eletrónico em Portugal, face a outros países europeus. Foi adotado um modelo para compreender a variação das práticas de comércio eletrónico em Portugal com base em quatro dimensões: Risco Percebido, Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida, e Experiência Online. Este modelo foi testado numa amostra de 101 indivíduos, tendo sido possível encontrar uma correlação positiva entre as práticas de comércio eletrónico e a facilidade de utilização percebida, a utilidade percebida e a experiência online.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-08T12:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/26013
url http://hdl.handle.net/10400.14/26013
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv CAVADAS, Luís [et al.] – Fatores de inibição na compra on-line . Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 25 (2017), p. 3-26.
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.344
2184-5638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131905813118976