Dynamic capabilities approach in business model innovation: the case study of a strategic transition to technological sustainability in a portuguese textile company

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz Prisca Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81582
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios
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spelling Dynamic capabilities approach in business model innovation: the case study of a strategic transition to technological sustainability in a portuguese textile companyAbordagem pelas capacidades dinâmicas a um modelo de negócio inovador: o estudo de caso da transição para sustentabilidade tecnológica numa empresa têxtil portuguesaIndústria têxtilCapacidades dinâmicasMNISustentabilidadeTecnologiaTextile industryDynamic capabilitiesBMISustainabilityTechnologyCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão e NegóciosO comportamento da sociedade evolui a um ritmo frenético. Atualmente, o conceito assumido de que grupos de pessoas se comportam de forma semelhante está em decadência, e a sociedade encontra-se em transição para uma nova noção de singularidade. As motivações e perceções particulares são o que molda a conduta do indivíduo, influenciando os seus atos de compra. A atitude individualista da procura afetará a forma como a mesma é percecionada pelas tendências, dada a evolução de um comportamento generalista e de grupo para uma realidade de nicho que emerge na forma de preferências dinâmicas, não se moldando, assim, a nenhuma linha definida de tendências. A Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) toma este paradigma como sendo de grande importância para o desenvolvimento de modelos de negócio futuros. Ao mesmo tempo, os temas da Sustentabilidade e da Tecnologia, anteriormente tidos como macrotendências, são assumidos como constantes para a criação de valor. Assim sendo, as empresas terão de adotar estas considerações de forma a manterem os seus níveis de competitividade nos mercados globais. Ao longo deste estudo, estas transições são analisadas com o intuito de gerar uma proposta de modelo de negócio a implementar pela TMG Textiles, uma empresa têxtil estabelecida no norte de Portugal, para a resolução da sua problemática atual. Este projeto de investigação iniciou com o estudo de inputs teóricos relativos ao posicionamento de contexto e futuro previstos para a ITV nacional, considerando as perspetivas de consumidor e produtor. O estudo originou o desenvolvimento de sinergias entre os conceitos abordados e teorias de gestão estratégica, originando a sugestão de um modelo teórico alinhado ao conceito de capacidades dinâmicas e perceção de modelo de negócio inovador (MNI), em conjunto com as macrotendências da indústria. Posteriormente, recolheram-se inputs de uma amostra de especialistas da ITV através de entrevistas que validaram o modelo proposto e ofereceram novas linhas orientadoras para um novo modelo teórico prático. Foi, então, elaborado um MNI que provou como oportunidade de negócio o alinhamento entre a orientação dos negócios pelas necessidades dinâmicas da procura e a flexibilidade às mesmas. Por fim, a formulação do novo MNI sugere uma abordagem ao mercado com duas frentes para fazer face a esta realidade de transição. A primeira frente mantém os negócios nucleares da empresa, sobretudo a exploração de produtos de base algodoeira, enquanto a segunda frente transforma o material resultante da insustentabilidade da primeira em oportunidades de negócio de caracter tecnológico.Society’s behaviour and consciousness evolve at a fast pace. At the present time, the concept had for groups of people behaving in similar ways has almost stopped existing since what is known as society has now shifted into a notion of acknowledged singularity. Here, the particular motivations and perceptions are the ones shaping the conduct of the individual, and therefore influence its buying acts. Indeed, the individual demand will affect trend perception, as the shift from a general behaviour into a niche reality emerges in the form of dynamic preferences that does not fit in a settled trend-line. Currently, the Textile and Clothing Industry (TCI) is looking at this new paradigm as the one influencing future business models. Alongside it, Sustainability and Technology, that were once macrotrends, are now assumed to be of constant presence for generating value. Furthermore, companies are doomed to the adoption of these considerationsin order to maintain competitiveness in global markets. This investigation analysed how these new sensed movements affect upcoming concerns so as to the development of a future-driven business model hypothesis for TMG Textiles, an established textile company situated in the north of Portugal. The study commenced by understanding what were the theoretical inputs regarding the contextualization and future predicted shifts within the Portuguese TCI, for both consumer and producer perspectives. This led to the development of synergies between the stated concepts and strategic management theories, which resulted in the suggestion of a theoretical model framework that aligned dynamic capabilities theory with the perception of business model innovation (BMI) and the sensed macrotrends. Over and above that, inputs from a sample of experts of the TCI were collected through semi-structured interviews that validated and offered new guidelines for the establishment of a theoretical practical framework. In addition, a BMI hypothesis was developed considering the problematics the framework put out as important, such as the demand-driven approach future organizations must have within their core, aligned with the ability to adapt to their surrounding environment consciousness. In the end, the formulation of the new BMI hypothesis suggested a two- fronted approach for the company in study to consider when contemplating this transition. On the whole, the first front affairs are related to the maintenance of its core business, cotton exploration, while the second front transforms the unsustainable outcomes of the first into technological business opportunities.Azevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoFerreira, Beatriz Prisca Martins2022-07-262022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81582eng203071417info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:13.794014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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