A relação entre a forma e a função dos objetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6485
Resumo: Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_3b91ea89aa4db43de6756719d2fe490d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a forma e a função dos objetosFormaFunçãoObjetosRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioDesign educationFormFunctionObjectsMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoEste projeto de investigação e intervenção insere-se no âmbito da área curricular de Educação Visual, no 2ºciclo do ensino básico, e foi desenvolvido com os alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, na Escola de Álvaro Velho, no Barreiro. Este estudo pretendeu não só investigar quais os aspetos que os alunos valorizam nos objetos do quotidiano, tendo em consideração a relação entre a forma e a função no processo de escolha de um objeto de uso diário, como também perceber se esses alunos já consideravam a forma e a função dos objetos como partes fundamentais e interligadas nessa escolha. A investigação foca-se em projetos de design desenvolvidos pelos alunos em sala de aula bem como no reconhecimento da relevância patente não só na relação entre a forma e a função dos objetos, como também nos fatores que influenciam a sua escolha. Durante esse processo foi fundamental que os alunos associassem a relação entre forma e função dos objetos à sua aplicabilidade prática. Este projeto de intervenção não só pretendeu que os alunos adquirissem conhecimentos na área do design, como também incentivá-los para uma melhor observação e escolha dos objetos tendo em consideração as funções neles patentes. Os resultados apresentados neste relatório mostram o modo como os alunos veem essa relação nos objetos do seu quotidiano, a aprendizagem realizada ao longo do estudo, e a constante aplicação dos conhecimentos adquiridos nas atividades implementadas.This Project falls within the scope of the curricular area of the last two years of elementary school, and it was developed with students from the 5th grade at primary school Alvaro Velho in Barreiro, Portugal. It is intended not only to investigate the aspects that students value in the objects of everyday life, taking into account the relationship between Form and Function in the process of choosing an object of daily use, but also realize if students considered the Form and Function of objects as fundamental and interrelated before the beginning of this project. This research is focused on the projects that students developed in the classroom and in the constant checking of their recognition of the existing advantages out of the relationship between Form and Function, as well as the factors influencing the choice of objects of daily use. Thus, it was possible to analyze the evolution of students throughout the process. This project aimed not only to convey design knowledge to students, but also to encourage them to observe and make better choices taking into account the functions of the objects they choose. The results presented in this study show clearly the way students consider the relationship between Form and Function in the objects of their daily use, the learning process throughout the development of the project, and its application during the activities completed in class.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRocha, MargaridaRepositório ComumCorreia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada2014-06-13T15:32:08Z2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6485TID:201717816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:46.208332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a forma e a função dos objetos
title A relação entre a forma e a função dos objetos
spellingShingle A relação entre a forma e a função dos objetos
Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
Forma
Função
Objetos
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Design education
Form
Function
Objects
title_short A relação entre a forma e a função dos objetos
title_full A relação entre a forma e a função dos objetos
title_fullStr A relação entre a forma e a função dos objetos
title_full_unstemmed A relação entre a forma e a função dos objetos
title_sort A relação entre a forma e a função dos objetos
author Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
author_facet Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Tânia Sofia Mouzinho Pousada
dc.subject.por.fl_str_mv Forma
Função
Objetos
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Design education
Form
Function
Objects
topic Forma
Função
Objetos
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Design education
Form
Function
Objects
description Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13T15:32:08Z
2014-05
2014-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6485
TID:201717816
url http://hdl.handle.net/10400.26/6485
identifier_str_mv TID:201717816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135322319093760