O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200 |
Resumo: | Resumo O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade. |
id |
RCAP_3b982ad96a22e1e512527e4e0c60073c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872021000200200 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativoProfessorensino superioruniversidadeadaptação.Resumo O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200Basso,Fabíola de Cássia ReghelinSouza,Luciana Karine deDias,Ana Cristina Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:10Zoai:scielo:S0871-91872021000200200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:30.984999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
spellingShingle |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo Basso,Fabíola de Cássia Reghelin Professor ensino superior universidade adaptação. |
title_short |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_full |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_fullStr |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_full_unstemmed |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_sort |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
author |
Basso,Fabíola de Cássia Reghelin |
author_facet |
Basso,Fabíola de Cássia Reghelin Souza,Luciana Karine de Dias,Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Luciana Karine de Dias,Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso,Fabíola de Cássia Reghelin Souza,Luciana Karine de Dias,Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor ensino superior universidade adaptação. |
topic |
Professor ensino superior universidade adaptação. |
description |
Resumo O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.34 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137276255535104 |