A utilização de óleo lubrificante usado na melhoria das propriedades do solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rui Daniel Lopes Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3537
Resumo: O mundo está numa fase de reutilização e de descoberta de novos materiais para uso na construção civil, seja com carácter estrutural ou como barreiras de impermeabilização, revelando assim uma enorme importância a investigação e compreensão dos modelos mecânicos destes. A combinação de materiais com características físicas e mecânicas conhecidas individualmente, utilizados conjuntamente e verificar se ocorrem melhorias no seu comportamento físico e mecânico global é de todo o interesse. Este processo de criação de um novo material, entre outros, tem vindo a tornar-se uma nova corrente no domínio da geotecnia ambiental. Neste estudo o solo residual granítico é utilizado misturado com 10% de cal com óleo lubrificante usado, sendo o novo solo designado por solo artificial (M10) pois deixou de se encontrar no seu estado natural, passando a estar num equilíbrio físico, químico e mecânico diferente do solo original. O solo residual granítico encontra-se bem documentado por alguns autores, nomeadamente Andrade Pais e Gomes (2007), iniciou-se então uma nova etapa de conhecimento sobre solos artificiais. Andrade Pais (2007), iniciou o estudo da interacção dos contaminantes tais como gasolina, gasóleo, lixiviado de um aterro sanitário, vinho do Porto e óleo lubrificante usado de forma a compreender alterações no comportamento mecânico do solo residual granítico, tendo sido verificado que existem dificuldades ligadas à heterogeneidade dos solos e que basicamente o comportamento mecânico se mantinha estável e verifica-se uma potencial alteração do equilíbrio físico e químico do solo. Naturalmente esta dissertação segue esses passos, utilizando uma parte desse desenvolvimento nos solos artificiais criados por Andrade Pais (2007), com diferentes proporções de cal e óleo na matriz do solo residual granítico, e aprofundando um pouco ao realizar mais ensaios complementares no solo M10, e esperando com isso, efectuar mais algumas conclusões. O solo artificial M10 foi a mistura óptima definida, identificou-se e classificou-se novamente, corroborando as classificações anteriormente efectuadas e o modelo mecânico foi definido a partir do conhecimento da compressibilidade, consolidação e dos parâmetros de resistência ao corte, quer a coesão, ângulo de atrito, coeficiente e módulo de elasticidade. Realizaram-se para isso ensaios clássicos na mecânica dos solos de identificação, de compressibilidade, o edométrico e de corte, o ensaio triaxial de compressão de modo drenado em provetes confinados isotropicamente. Os resultados permitem antever um bom comportamento mecânico, com melhoria dos parâmetros de compressibilidade, dos quais se destacam: o aumento da tensão de cedência estrutural, menor compressibilidade e o aumento do ângulo de atrito, o que pode ser um indício para a sua futura utilização como material de fundação em vias de comunicação se devidamente compactado. Contudo, relativamente à sua estabilidade química, o conhecimento para a sua utilização ainda é incipiente.
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Neste estudo o solo residual granítico é utilizado misturado com 10% de cal com óleo lubrificante usado, sendo o novo solo designado por solo artificial (M10) pois deixou de se encontrar no seu estado natural, passando a estar num equilíbrio físico, químico e mecânico diferente do solo original. O solo residual granítico encontra-se bem documentado por alguns autores, nomeadamente Andrade Pais e Gomes (2007), iniciou-se então uma nova etapa de conhecimento sobre solos artificiais. Andrade Pais (2007), iniciou o estudo da interacção dos contaminantes tais como gasolina, gasóleo, lixiviado de um aterro sanitário, vinho do Porto e óleo lubrificante usado de forma a compreender alterações no comportamento mecânico do solo residual granítico, tendo sido verificado que existem dificuldades ligadas à heterogeneidade dos solos e que basicamente o comportamento mecânico se mantinha estável e verifica-se uma potencial alteração do equilíbrio físico e químico do solo. Naturalmente esta dissertação segue esses passos, utilizando uma parte desse desenvolvimento nos solos artificiais criados por Andrade Pais (2007), com diferentes proporções de cal e óleo na matriz do solo residual granítico, e aprofundando um pouco ao realizar mais ensaios complementares no solo M10, e esperando com isso, efectuar mais algumas conclusões. O solo artificial M10 foi a mistura óptima definida, identificou-se e classificou-se novamente, corroborando as classificações anteriormente efectuadas e o modelo mecânico foi definido a partir do conhecimento da compressibilidade, consolidação e dos parâmetros de resistência ao corte, quer a coesão, ângulo de atrito, coeficiente e módulo de elasticidade. Realizaram-se para isso ensaios clássicos na mecânica dos solos de identificação, de compressibilidade, o edométrico e de corte, o ensaio triaxial de compressão de modo drenado em provetes confinados isotropicamente. Os resultados permitem antever um bom comportamento mecânico, com melhoria dos parâmetros de compressibilidade, dos quais se destacam: o aumento da tensão de cedência estrutural, menor compressibilidade e o aumento do ângulo de atrito, o que pode ser um indício para a sua futura utilização como material de fundação em vias de comunicação se devidamente compactado. Contudo, relativamente à sua estabilidade química, o conhecimento para a sua utilização ainda é incipiente.The world is in a stage of reuse and discovering of new materials for use in construction, be it for structural behavior or sealing barriers, thus revealing way the great importance of the research and understanding of these mechanical models. The combination of materials with physical and mechanical characteristic known individually, used together them and check if there are improvements in their overall physical and mechanical behavior is of extreme importance. This process of creating a new material, among others, has become a new current in the field of environmental geotechnics. The granitic residual soil used in this work is a mixture of 10% lime with lubricant oil. The new soil is called artificial soil (M10) because is no longer in its natural state, starting to be in a physical, chemical and mechanical balance different from the original soil. The granitic residual soil is well documented by several authors, including Andrade Pais e Gomes (2007), and so began a new stage of knowledge about artificial soils. Andrade Pais (2007), began to study the interaction of contaminants such as gasoline, diesel, leachate from a landfill, port wine and lubricating oil used in order to understand changes in the mechanical behavior of the residual granitic soil. It has been noted that there are difficulties associated with the heterogeneity of the soil and that basically the mechanical behavior remained stable and there was a potential shift in the physical and chemical balance of soil. Naturally this dissertation follows those steps, using a part of that development on artificial soil, created by Andrade Pais (2007), with different proportions of lime and oil in the matrix of granitic residual soil, and more testing on the soil M10, hoping to reach further conclusions. The artificial soil mixture M10 was the optimal set and it was identified and classified again, confirming the previous classifications and the mechanical model was defined based on the knowledge of compressibility, consolidation and shear stress parameters, cohesion or angle friction, coefficient and modulus of elasticity. More classic experiments were made in soil mechanics for the identification, compressibility, edometric, triaxial drained experiments in isotropically confined samples. The results allow us to predict a good mechanical behavior, with improvement of compressibility parameters, among which are enhanced: the increase in the yield structural strength, lower compressibility and increase in the angle of friction, which may be a clue to its future use as a foundation material in roads if well compacted. However, relatively to its chemical stability, its knowledge is incipient.Pais, Luís José AndradeuBibliorumDuarte, Rui Daniel Lopes Lima2015-06-11T09:08:01Z20112011-062011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:56.188093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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