O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nuno Ricardo Pica dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35965
Resumo: A colaboração de justiça é um meio incentivado pelas legislações nacionais e motivado por instrumentos jurídicos internacionais e regionais na repressão da criminalidade organizada. nos diversos estados, encontram- se soluções que podem ser divididas em dois grandes grupos: a previsão de regime(s) de colaboração a nível processual, com regulação da sua disciplina, e.g. a colaboração premiada no brasil; e, previsões avulsas para e em certos tipos criminais, sem um concreto regime proces sual, como ocorre em Portugal. o presente estudo analisa os regimes de co laboração em Portugal, tentando conferir- lhes uma uniformidade na sua interpretação e aplicação prática e examinando os meios pelos quais o colaborador de justiça pode auxiliar a investigação, desde os meios de colaboração habituais aos mais sensíveis. Neste âmbito, questiona- se a possível ligação do colaborador de justiça a métodos ocultos de obtenção da prova, nomeadamente a ação controlada, a captação ambiental e, por fim, as ações encobertas. defende- se que, não estando os concretos meios de colaboração previstos na lei, o auxílio do colaborador segue as regras dos meios de obtenção de prova ou de prova com ele relacionados e que se mostrem admissíveis face ao envolvimento de um colaborador de justiça.
id RCAP_3bafbd66b7b9ec27c618aafd7f1299f6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policialThe contribution of the collaborator of justice in Portugal: a legal- police approachColaboração processualColaborador de justiçaColaboração premiadaMétodos ocultos de obtenção da provaAgente encobertoProcedural collaborationCollaborator of justiceAward- winning collaborationSpecial methods of obtaining evidenceUndercover agentA colaboração de justiça é um meio incentivado pelas legislações nacionais e motivado por instrumentos jurídicos internacionais e regionais na repressão da criminalidade organizada. nos diversos estados, encontram- se soluções que podem ser divididas em dois grandes grupos: a previsão de regime(s) de colaboração a nível processual, com regulação da sua disciplina, e.g. a colaboração premiada no brasil; e, previsões avulsas para e em certos tipos criminais, sem um concreto regime proces sual, como ocorre em Portugal. o presente estudo analisa os regimes de co laboração em Portugal, tentando conferir- lhes uma uniformidade na sua interpretação e aplicação prática e examinando os meios pelos quais o colaborador de justiça pode auxiliar a investigação, desde os meios de colaboração habituais aos mais sensíveis. Neste âmbito, questiona- se a possível ligação do colaborador de justiça a métodos ocultos de obtenção da prova, nomeadamente a ação controlada, a captação ambiental e, por fim, as ações encobertas. defende- se que, não estando os concretos meios de colaboração previstos na lei, o auxílio do colaborador segue as regras dos meios de obtenção de prova ou de prova com ele relacionados e que se mostrem admissíveis face ao envolvimento de um colaborador de justiça.Lisbon Law EditionsRepositório ComumSantos, Nuno Ricardo Pica dos2021-03-22T15:25:52Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35965porSantos, N. R. P. (2021). O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: Uma visão jurídico-policial. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Lisbon Law Review, LXI-2020(2), 507-550.0870-3116info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:49.168313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
The contribution of the collaborator of justice in Portugal: a legal- police approach
title O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
spellingShingle O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
Santos, Nuno Ricardo Pica dos
Colaboração processual
Colaborador de justiça
Colaboração premiada
Métodos ocultos de obtenção da prova
Agente encoberto
Procedural collaboration
Collaborator of justice
Award- winning collaboration
Special methods of obtaining evidence
Undercover agent
title_short O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
title_full O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
title_fullStr O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
title_full_unstemmed O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
title_sort O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: uma visão jurídico- policial
author Santos, Nuno Ricardo Pica dos
author_facet Santos, Nuno Ricardo Pica dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nuno Ricardo Pica dos
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração processual
Colaborador de justiça
Colaboração premiada
Métodos ocultos de obtenção da prova
Agente encoberto
Procedural collaboration
Collaborator of justice
Award- winning collaboration
Special methods of obtaining evidence
Undercover agent
topic Colaboração processual
Colaborador de justiça
Colaboração premiada
Métodos ocultos de obtenção da prova
Agente encoberto
Procedural collaboration
Collaborator of justice
Award- winning collaboration
Special methods of obtaining evidence
Undercover agent
description A colaboração de justiça é um meio incentivado pelas legislações nacionais e motivado por instrumentos jurídicos internacionais e regionais na repressão da criminalidade organizada. nos diversos estados, encontram- se soluções que podem ser divididas em dois grandes grupos: a previsão de regime(s) de colaboração a nível processual, com regulação da sua disciplina, e.g. a colaboração premiada no brasil; e, previsões avulsas para e em certos tipos criminais, sem um concreto regime proces sual, como ocorre em Portugal. o presente estudo analisa os regimes de co laboração em Portugal, tentando conferir- lhes uma uniformidade na sua interpretação e aplicação prática e examinando os meios pelos quais o colaborador de justiça pode auxiliar a investigação, desde os meios de colaboração habituais aos mais sensíveis. Neste âmbito, questiona- se a possível ligação do colaborador de justiça a métodos ocultos de obtenção da prova, nomeadamente a ação controlada, a captação ambiental e, por fim, as ações encobertas. defende- se que, não estando os concretos meios de colaboração previstos na lei, o auxílio do colaborador segue as regras dos meios de obtenção de prova ou de prova com ele relacionados e que se mostrem admissíveis face ao envolvimento de um colaborador de justiça.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22T15:25:52Z
2021-03
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35965
url http://hdl.handle.net/10400.26/35965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, N. R. P. (2021). O auxílio do colaborador de justiça em Portugal: Uma visão jurídico-policial. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Lisbon Law Review, LXI-2020(2), 507-550.
0870-3116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lisbon Law Editions
publisher.none.fl_str_mv Lisbon Law Editions
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131561365340160