Interação do público na rede social Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sílvia Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9462
Resumo: Devido às incertezas da rápida evolução tecnológica e da sua interferência com o quotidiano do público o jornalismo em Portugal passou por um difícil processo de adaptação aos meios digitais. Com o advento das redes sociais surge uma nova rotina de distribuição noticiosa, tornando-se importante disponibilizar as notícias hora-a-hora e despertar o interesse do público. O Facebook surge como a rede social com mais utilizadores no nosso país. Além de ser utilizada pelos seus usuários para jogar, conhecer novas pessoas e partilhar momentos, esta surge como a media social mais utilizada para o acesso a notícias em Portugal. As ferramentas disponibilizadas por esta plataforma aos seus utilizadores dão a possibilidade do público interagir com as notícias publicadas pelos jornais dando a sua opinião quer através do botão “reações”, que permite colocar um “gosto”, um “adoro”, um “riso”, “surpresa, “tristeza” ou “ira”, quer através do comentário ou da partilha, os quais se revelam como práticas bastante comuns. Com esta dissertação pretende-se verificar quais as categorias noticiosas que o público interage mais no Facebook de dois jornais de tipologias diferentes. Para esse efeito foram escolhidas as páginas de Facebook do Correio da Manhã, jornal de cariz popular, e a página de Facebook do Público, jornal de cariz de referência. Relativamente à amostra foi determinado o período de 22 dias consecutivos, nos quais se procedeu à recolha dos títulos das notícias com os seus respetivos leads de forma a facilitar a distribuição das mesmas pelas respetivas categorias noticiosas.
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