Niveis de ajustamento e auto-regulação académica em estudantes universitários : estudo com alunos do 1º ano (comum) das licenciaturas em ciências e engenharias da Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15400 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no quadro alargado de um projecto, iniciado em 1994 na Universidade de Aveiro, no âmbito do programa Praxis XXI (PCSH/C/CED154/96), com o propósito de diagnosticar/ reflectir/ intervir sobre os principais factores responsáveis pelo (in)sucesso nos alunos do 1º ano das licenciaturas em ciências e engenharias. Com carácter exploratório e tendo em vista fundamentar eventuais intervenções futuras, fomos rever estudos e trabalhos de investigação que exploram ou justificam, á luz das recentes correntes da psicologia educacional, o papel dos processos e mecanismos autoreguladores das aprendizagens e de ajustamento académico. Nesta linha, desenvolvemos trabalho no sentido da compreensão de algumas das principais variáveis pessoais (cognitivo-motivacionais e de ajustamento) que (pensamos) afectam as aprendizagens e os consequentes desempenhos académicos dos estudantes, no contexto dos primeiros anos do ensino superior. Na parte empírica, foram consideradas as respostas de 420 estudantes do 1ºano (comum) dos cursos de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro, a dois instrumentos designados de 'QIVA: Questionário de Identificação e Vida Académica' e 'QACE: Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo', construídos e/ou adaptados para o diagnóstico e caracterização de algumas das influências existentes (entre e intra) variáveis pessoais relacionadas com os processos de ajustamento a auto-regulação académica. No tratamento da informação, usamos procedimentos vários da análise descritiva e inferêncial através de ferramentas constantes do pacote estatístico SPSS. Seguimos uma metodologia do tipo ex-postfacto com recurso a modelos correlacionais e diferenciais. Relativamente aos instrumentos aplicados procedemos à validação interna e dimensionamento através da análise factorial (exploratória) das respostas nos itens. Complementamos ainda os estudos diferenciais com uma caracterização dos três agrupamentos obtidos, na amostra, relativamente ao uso de estratégias auto-reguladoras das aprendizagens. Os resultados obtidos indicaram uma estreita relação entre as várias dimensões pessoais, interpessoais e institucionais consideradas mais implicados nos processos de ajustamento e auto-regulação académica e apontaram também para a existência de algumas diferenças significativas ao nível dos diferentes grupos analisados. Os resultados de validade interna confirmaram os instrumentos aplicados com potencial para avaliar níveis seleccionados de ajustamento e de auto-regulação académica em estudantes do 1ºano da Universidade. As principais limitações do trabalho ligaram-se à complexidade da fundamentação teórica e à dificuldade em obter instrumentos adequados e devidamente aferidos para avaliar os processos de aprendizagem e desenvolvimento ao nível do ensino superior. Com base na literatura revista e da discussão dos resultados obtidos são sugeridos alguns desenvolvimentos futuros. |
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Niveis de ajustamento e auto-regulação académica em estudantes universitários : estudo com alunos do 1º ano (comum) das licenciaturas em ciências e engenharias da Universidade de AveiroEnsino-aprendizagemEnsino superiorCompetênciasDesenvolvimento cognitivoO presente trabalho insere-se no quadro alargado de um projecto, iniciado em 1994 na Universidade de Aveiro, no âmbito do programa Praxis XXI (PCSH/C/CED154/96), com o propósito de diagnosticar/ reflectir/ intervir sobre os principais factores responsáveis pelo (in)sucesso nos alunos do 1º ano das licenciaturas em ciências e engenharias. Com carácter exploratório e tendo em vista fundamentar eventuais intervenções futuras, fomos rever estudos e trabalhos de investigação que exploram ou justificam, á luz das recentes correntes da psicologia educacional, o papel dos processos e mecanismos autoreguladores das aprendizagens e de ajustamento académico. Nesta linha, desenvolvemos trabalho no sentido da compreensão de algumas das principais variáveis pessoais (cognitivo-motivacionais e de ajustamento) que (pensamos) afectam as aprendizagens e os consequentes desempenhos académicos dos estudantes, no contexto dos primeiros anos do ensino superior. Na parte empírica, foram consideradas as respostas de 420 estudantes do 1ºano (comum) dos cursos de ciências e engenharias da Universidade de Aveiro, a dois instrumentos designados de 'QIVA: Questionário de Identificação e Vida Académica' e 'QACE: Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo', construídos e/ou adaptados para o diagnóstico e caracterização de algumas das influências existentes (entre e intra) variáveis pessoais relacionadas com os processos de ajustamento a auto-regulação académica. No tratamento da informação, usamos procedimentos vários da análise descritiva e inferêncial através de ferramentas constantes do pacote estatístico SPSS. Seguimos uma metodologia do tipo ex-postfacto com recurso a modelos correlacionais e diferenciais. Relativamente aos instrumentos aplicados procedemos à validação interna e dimensionamento através da análise factorial (exploratória) das respostas nos itens. Complementamos ainda os estudos diferenciais com uma caracterização dos três agrupamentos obtidos, na amostra, relativamente ao uso de estratégias auto-reguladoras das aprendizagens. Os resultados obtidos indicaram uma estreita relação entre as várias dimensões pessoais, interpessoais e institucionais consideradas mais implicados nos processos de ajustamento e auto-regulação académica e apontaram também para a existência de algumas diferenças significativas ao nível dos diferentes grupos analisados. Os resultados de validade interna confirmaram os instrumentos aplicados com potencial para avaliar níveis seleccionados de ajustamento e de auto-regulação académica em estudantes do 1ºano da Universidade. As principais limitações do trabalho ligaram-se à complexidade da fundamentação teórica e à dificuldade em obter instrumentos adequados e devidamente aferidos para avaliar os processos de aprendizagem e desenvolvimento ao nível do ensino superior. Com base na literatura revista e da discussão dos resultados obtidos são sugeridos alguns desenvolvimentos futuros.The present work is included in the enlarged frame of a project, iniated in 1994 at the University of Aveiro (program 'Praxis XXI'- PCSH/C/CED164/96) with the main aim of diagnosing/ reflecting/ intervening over the main responsible factors for the (in)success of common 1st year students of degrees in sciences and engineerings. With exploratory character and guided to basis potential intervenes in this ambit, we re-examined literature and recent investigation works, which explore and justify, on the light of educational psychology, the role of the process and self-regulating mechanisms of apprenticeship and academic adjustment. We directed our investigation to understand the influences of some personal variables (cognitive and motivational and of academic adjustement) which (we believe) intervene in the apprenticeship and academical performances of students of the 1st year university context. For the empirical part, answers of 420 students of the common 1st year of the University of Aveiro were considered in two instruments namely 'QIVA: Questionário de Identificação e Vida Académica' and 'QACE: Questionário de Atitudes e Comportamentos de Estudo', which we constructed and/or adapted for the diagnostic and characterization of the existing influences (extra e intra) variables related to academic adjustment and self-regulating processes. For the treatment of information some proceedings of the descritive and inferential analysis with several tools of the SPSS satistical package were used. We followed a methodology of the kind ex-post-facto, under consideration of the correlational and differential models. Concerning the used instruments we procede to internal validation and dimensioning with factorial (exploratory) analysis of the answers to the itens. We complement the differential analysis with a characterization of the three obtained clusters in the sample, in relation to the use of self-regulating strategies of apprenticeship. The results lead in the sense of a close link between personal, interpersonal and institutional dimensions taked into consideration in the academic adjustment and self-regulating processes. The results of this study also stand out some significant differences on the analysed groups. The validity results underline the used instruments with some potential to evaluate levels of academic adjustement and self-regulating processes on 1st year university students. The main limitations in the study descend from the complexity of theoretical fundamentation and from the difficulty in obtaining adequate instruments to the evaluation od levels of academic adjustment and of the processes of apprenticeship and development of students in the university context. Finally, basing ourselves in the reviewing litterature and in the discussion of the obtained results, we include some suggestions to future developments and interferences.Universidade de Aveiro2016-03-29T08:54:45Z2000-01-01T00:00:00Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15400porOliveira, José Augusto Bessa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:25Zoai:ria.ua.pt:10773/15400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:44.643127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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