Antonio Tabucchi, pintor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Catarina Sofia André Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93391
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_3bde8577b2f82e89b7b452653d3aabba
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antonio Tabucchi, pintorAntonio Tabucchi, the painterLiteraturaPinturaAntonio TabucchiBeato AngelicoEstudos InterartesLiteraturePaintingAntonio TabucchiBeato AngelicoInterarts studiesDissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras"Antonio Tabucchi, pintor" é um estudo que visa analisar a relação estabelecida entre literatura e pintura no conto "I volatili del Beato Angelico", do escritor italiano Antonio Tabucchi. Enquanto estudo comparativo, procura perceber de que forma é que os frescos existentes no convento florentino de S. Marco foram representados ao longo das várias páginas que compõem a narrativa. Da mesma feita, procura compreender, ainda, qual a importância desta relação e como é que esta interfere no possível significado da história.Para isso, esta dissertação foi dividida em quatros momentos que pretendem incidir sobre os principais âmbitos desta relação. Primeiramente, elabora-se uma breve síntese metodológica, que tem como objetivo mostrar o percurso realizado pelos estudos interartes até aos nossos dias, apresentando também as linhas de base deste trabalho. Seguidamente, apontam-se três pontos de foco, sendo o inicial as figuras que compõem o conto, Antonio Tabucchi, o seu autor, e Beato Angelico, o pintor e a sua personagem central. Ocupando uma posição essencial e relevante, o terceiro capítulo é de ordem comparativa, de tal modo que os frescos e as suas descrições são colocados em “confronto”, de forma a percebermos a sua ligação. Passando para o diálogo entre palavra e imagem, o último momento de análise é essencial para a compreensão do verdadeiro significado desta relação. O que se retira deste estudo é uma forte e especifica ligação entre literatura e pintura, criada de forma tão delicada e com tanta mestria que interfere de forma decisiva e direta com o significado da história. Mostra, mais uma vez, como a multiplicidade de sentidos ocupa um lugar essencial no desenvolvimento da narrativa tabucchiana. Assim, também aqui, são apresentados uma história e um conjunto de elementos que são muito mais do que aquilo que se revelam numa primeira leitura."Antonio Tabucchi, the painter" is a study that seeks to understand the connection between literature and painting in "I volatili del Beato Angelico", written by the italian author Antonio Tabucchi. As a comparative study, it examines the way in which the frescos, created and painted by the artist Beato Angelico in the florentine monastery of S. Marco, are represented and portrayed in the text. With that purpose in mind, it tries to follow the importance of this relation and how it interferes in the possible meaning of the story. To achieve it, this dissertation was divided in four moments that aim to explore the main scopes of this connection between the two medias. First, it presents a methodological summary, in which the purpose is to show the course already made by the interarts studies until the present day and to present the guidelines chosen for this thesis. Thereafter, are three main focal points in this study. The first is an overview of the two main figures of the story, Antonio Tabucchi, the author, and Beato Angelico, the artist and main character. Occupying a central and relevant position, the third chapter is the comparative study itself, where the descriptions are confronted with the frescoes, so we can understand their connection. Moving to the dialog between word and image, the last moment focus on the comprehension of the relationship between word and image. What can be concluded from this thesis is a strong and specific bond between literature and painting, created in a dedicated manner and with such craft that interferes in a decisive way in the story. It also shows that the presence of the multiplicity of meanings is essential to the development of the narrative created by Tabucchi. Here are presented a story and a set of elements that are much more than we can perceive in a first reading.Outro - Bolsa de estudo DGES2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93391http://hdl.handle.net/10316/93391TID:202385574porMoreira, Catarina Sofia André Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:45:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:20.951342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antonio Tabucchi, pintor
Antonio Tabucchi, the painter
title Antonio Tabucchi, pintor
spellingShingle Antonio Tabucchi, pintor
Moreira, Catarina Sofia André Ramos
Literatura
Pintura
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Estudos Interartes
Literature
Painting
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Interarts studies
title_short Antonio Tabucchi, pintor
title_full Antonio Tabucchi, pintor
title_fullStr Antonio Tabucchi, pintor
title_full_unstemmed Antonio Tabucchi, pintor
title_sort Antonio Tabucchi, pintor
author Moreira, Catarina Sofia André Ramos
author_facet Moreira, Catarina Sofia André Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Catarina Sofia André Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Pintura
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Estudos Interartes
Literature
Painting
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Interarts studies
topic Literatura
Pintura
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Estudos Interartes
Literature
Painting
Antonio Tabucchi
Beato Angelico
Interarts studies
description Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93391
http://hdl.handle.net/10316/93391
TID:202385574
url http://hdl.handle.net/10316/93391
identifier_str_mv TID:202385574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554136684560384