A influência chinesa na moda ocidental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59771 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
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A influência chinesa na moda ocidentalModaDesignInfluênciaSimbologiaTendênciaChinaFashionDesignInfluenceSymbologyTrend时装设计影响符号趋势中国Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação EmpresarialA moda é uma arte que está em constante mudança e, por isso, os designers referenciam diversas influências na criação das suas coleções. Uma dessas influências é denominada influência chinesa. A dissertação “A influência Chinesa na Moda Ocidental” pretende analisar os elementos da cultura chinesa presentes na moda ocidental. Ao longo da dissertação é feito um enquadramento teórico, analisando a relação da semiótica com a moda. De seguida são analisados os simbolismos culturais chineses e posteriormente é comparado o design tradicional com o design moderno. A inspiração dos estilistas ocidentais é também retratada a fim de analisar as peças de vestuário que compõem esta tendência, utilizando uma metodologia qualitativa, com o instrumento da grelha de avaliação. Seguidamente, são analisadas as peças de vestuário e as marcas europeias que adotaram a tendência nas suas recentes coleções. Ao longo da dissertação, pretendo verificar se existe alguma presença da influência chinesa na moda ocidental, bem como dos elementos da cultura chinesa que os designers utilizam em junção com elementos da cultura ocidental, com uma tentativa de identificar os simbolismos que os designers ocidentais adotam de modo a incorporar a cultura chinesa.Fashion is an art that is constantly changing and therefore designers refer to various influences in the creation of their collections. One of these influences is called the Chinese influence. The dissertation "The Chinese influence in Western Fashion" intends to analyze the elements of the Chinese Culture present in Western Fashion. Throughout the dissertation a theoretical framework is made, analyzing the relation between semiotics and fashion. Then the Chinese cultural symbolism is analyzed and later the traditional design is compared with the modern design. The inspiration of Western stylists is also portrayed in order to analyze the pieces of clothing that make up this trend, using a qualitative methodology, with the instrument of the evaluation grid. Next, the pieces of clothing and the European brands that have adopted the trend in their recent collections are analyzed. Throughout the dissertation I intend to verify if there is any presence of Chinese influence in Western fashion, as well as elements of Chinese culture that designers use in conjunction with elements of Western culture, with an attempt to identify the symbolism that Western designers adopt to incorporate Chinese culture.时尚是一种不断变化的艺术,因此设计师在创作系列时会受到各种影响。其中一种 影响称为中国影响力。本硕士论文“中国时尚对西方时尚的影响”旨在分析西方时尚 中存在的中国文化因素。在整篇论文中,首先提出了一个理论框架,分析了符号学 与时尚之间的关系。之后,分析了常见的中国文化符号,并将传统设计与现代设计 进行了比较,还试图探讨西方时尚设计师灵感的来源。本论文尝试使用定性分析的 方法来对构成这一趋势的服装进行分析,并以网格评估的方式加以呈现。接下来, 对在最近流行的欧洲大众时装品牌中采用这种趋势的服装进行了分析。本论文旨在 验证当今欧洲时装设计的中国影响力,寻找所使用的中国象征符号,以及设计师如 何 将它们与西方文化元素加以结合。Lam, SunVieira, Pedro A.Universidade do MinhoPereira, Ana Margarida Moreira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59771por202201791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:14.951709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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