Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato G.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Novo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17739
Resumo: Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.
id RCAP_3bf64e025bc1c6640896e7729ff1fa3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonialPersonalidadeAutoavaliação como estudanteAjustamento escolarAdolescentesTeste MMPI-ANeste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.In this paper, we analyze the relationship between personality and the way adolescents globally assess themselves as students. Participants were 351 adolescents, aged from 14 to 18 years old, and at various levels of schooling. For personality assessment, we used the Structural Summary of the Portuguese version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, and a questionnaire for students’ self-assessment, with four possible response categories, from Below Average to Very Good. Through a multinomial regression model we identified personality as a predictor of adolescents’ self-assessment as students, being noteworthy Immaturity and Global Maladjustment dimensions, which emphasizes the importance of self-regulation and impulse control characteristics, as well as of positive emotionality, for adolescents' self-assessment as students. Results are discussed considering the role of personality organization, not only for the patterns of observable behavior, but also in self-assessments and subjective perceptions of individuals.Instituto Brasileiro de Avaliação PsicológicaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Renato G.Novo, Rosa2015-03-18T09:36:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17739porCarvalho, Renato G, & Novo, Rosa F. (2014). Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Avaliação Psicológica, 13(1), 87-93.2175-3431info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:30.673264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
title Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
spellingShingle Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
Carvalho, Renato G.
Personalidade
Autoavaliação como estudante
Ajustamento escolar
Adolescentes
Teste MMPI-A
title_short Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
title_full Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
title_fullStr Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
title_full_unstemmed Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
title_sort Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
author Carvalho, Renato G.
author_facet Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa
author_role author
author2 Novo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Autoavaliação como estudante
Ajustamento escolar
Adolescentes
Teste MMPI-A
topic Personalidade
Autoavaliação como estudante
Ajustamento escolar
Adolescentes
Teste MMPI-A
description Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-18T09:36:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17739
url http://hdl.handle.net/10451/17739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Renato G, & Novo, Rosa F. (2014). Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Avaliação Psicológica, 13(1), 87-93.
2175-3431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272979730432