A subversão dos códigos estéticos na contemporaneidade: a monstruosidade na arte cinematográfica da animação de Tim Burton
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82939 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (especialização em Comunicação) |
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A subversão dos códigos estéticos na contemporaneidade: a monstruosidade na arte cinematográfica da animação de Tim BurtonThe subversion of aesthetic codes in contemporaneity: the monstrosity in Tim Burton's animated cinematographic artTim BurtonGóticoImaginário melancólicoStop-motionGothicMelancholic imaginaryCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (especialização em Comunicação)Atualmente a cultura pop entra-nos em casa sem darmos por isso. Desse modo não é de estranhar que o cinema seja uma das formas de arte mais antigas e aquela a que mais áreas distintas se estende. Assim, e porque atravessamos uma época de procura de identidade e de melancolia, é que surge o universo cinematográfico de Tim Burton como forma de ajudar a compreender aspetos contraditórios e um tanto complexos da vida do ser humano. Através da sua narrativa, Burton procura explorar temáticas consideradas restritas como a morte e a perda. Recorrendo a personagens monstruosas, mas profundamente ricas, dá vida a problemas do quotidiano, desconstruindo determinados códigos estéticos e sociais. Assim sendo, este estudo tem como principal objetivo investigar o caráter autorreflexivo das personagens de Tim Burton de modo qualitativo, assim como as temáticas abordadas nas suas obras cinematográficas, nomeadamente, Vincent, Frankenweenie, O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver. Simultaneamente, fundamento a minha investigação junto de estudiosos da área.Nowadays, pop culture enters our homes without us even noticing. So it is not surprising that cinema is one of the oldest of art forms and the one to which more distinct areas are extended. Hence, and because we are going through a time of searching for identity and melancholy, Tim Burton's cinematographic universe emerges as a way of helping to understand contradictory and somewhat complex aspects of human life. Through his narrative, Burton seeks to explore themes considered restrictive, such as death and loss. Using monstrous but profoundly rich characters, he brings to life everyday problems, deconstructing certain aesthetic and social codes. Therefore, the main aim of this study is to investigate the self-reflexive nature of Tim Burton's characters in a qualitative way, as well as the themes addressed in his cinematic works, in particularly, Vincent, Frankenweenie, The Nightmare Before Christmas and Corpse Bride. Simultaneously, I ground my research with scholars in the field.Martins, Moisés de LemosUniversidade do MinhoSilva, Inês Filipa Spínola2023-01-032023-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82939por203211820info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:08.231375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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