Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giga, Ondina Maria Ganito
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19131
Resumo: O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo.
id RCAP_3c2814b0abfa9472d30ff5e32b499704
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de NampulaAbandono escolarMoçambiqueEducação da raparigaEnsino secundárioPapéis de géneroSchool dropoutMozambiqueGirl's educationSecondary educationGender rolesO trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo.The paper focuses on the factors that influence girls' dropout in northern Mozambique, analyzing quantitative and qualitative data. It is a case study of Anchilo Secondary School in the north of the country, Nampula Province, where a program (Programa Futuro Maior) for the awarding of scholarships by NGO Helpo has been implemented. Northern Mozambique has its own particularities based on its economic, geographical and social context, so the existing knowledge of characterization of girls' dropout at national level needs validation to be applied here. Individual interviews and focus groups were conducted with teachers, students, parents, and government representatives in an attempt to understand each group's perceptions of girls' dropout and contributing factors. The study confirmed the disadvantages of girls 'access to education by identifying institutional factors (eg distance from school to families' place of residence), cultural factors (eg those related to early marriage and teenage pregnancy and lack of family support) and factors related to gender roles and future expectations for girls that influence girls and families' decision making. Economic factors were not relevant in this study.2019-12-12T11:50:30Z2019-11-27T00:00:00Z2019-11-272019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19131TID:202318150porGiga, Ondina Maria Ganitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:43.784223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
title Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
spellingShingle Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
Giga, Ondina Maria Ganito
Abandono escolar
Moçambique
Educação da rapariga
Ensino secundário
Papéis de género
School dropout
Mozambique
Girl's education
Secondary education
Gender roles
title_short Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
title_full Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
title_fullStr Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
title_full_unstemmed Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
title_sort Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
author Giga, Ondina Maria Ganito
author_facet Giga, Ondina Maria Ganito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giga, Ondina Maria Ganito
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Moçambique
Educação da rapariga
Ensino secundário
Papéis de género
School dropout
Mozambique
Girl's education
Secondary education
Gender roles
topic Abandono escolar
Moçambique
Educação da rapariga
Ensino secundário
Papéis de género
School dropout
Mozambique
Girl's education
Secondary education
Gender roles
description O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T11:50:30Z
2019-11-27T00:00:00Z
2019-11-27
2019-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19131
TID:202318150
url http://hdl.handle.net/10071/19131
identifier_str_mv TID:202318150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134726185811968