Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19131 |
Resumo: | O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo. |
id |
RCAP_3c2814b0abfa9472d30ff5e32b499704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de NampulaAbandono escolarMoçambiqueEducação da raparigaEnsino secundárioPapéis de géneroSchool dropoutMozambiqueGirl's educationSecondary educationGender rolesO trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo.The paper focuses on the factors that influence girls' dropout in northern Mozambique, analyzing quantitative and qualitative data. It is a case study of Anchilo Secondary School in the north of the country, Nampula Province, where a program (Programa Futuro Maior) for the awarding of scholarships by NGO Helpo has been implemented. Northern Mozambique has its own particularities based on its economic, geographical and social context, so the existing knowledge of characterization of girls' dropout at national level needs validation to be applied here. Individual interviews and focus groups were conducted with teachers, students, parents, and government representatives in an attempt to understand each group's perceptions of girls' dropout and contributing factors. The study confirmed the disadvantages of girls 'access to education by identifying institutional factors (eg distance from school to families' place of residence), cultural factors (eg those related to early marriage and teenage pregnancy and lack of family support) and factors related to gender roles and future expectations for girls that influence girls and families' decision making. Economic factors were not relevant in this study.2019-12-12T11:50:30Z2019-11-27T00:00:00Z2019-11-272019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19131TID:202318150porGiga, Ondina Maria Ganitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:43.784223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
title |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
spellingShingle |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula Giga, Ondina Maria Ganito Abandono escolar Moçambique Educação da rapariga Ensino secundário Papéis de género School dropout Mozambique Girl's education Secondary education Gender roles |
title_short |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
title_full |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
title_fullStr |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
title_full_unstemmed |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
title_sort |
Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na província de Nampula |
author |
Giga, Ondina Maria Ganito |
author_facet |
Giga, Ondina Maria Ganito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giga, Ondina Maria Ganito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abandono escolar Moçambique Educação da rapariga Ensino secundário Papéis de género School dropout Mozambique Girl's education Secondary education Gender roles |
topic |
Abandono escolar Moçambique Educação da rapariga Ensino secundário Papéis de género School dropout Mozambique Girl's education Secondary education Gender roles |
description |
O trabalho debruça-se sobre os fatores que influenciam o abandono escolar das raparigas no norte de Moçambique, analisando dados quantitativos e qualitativos. É um estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, no norte do país, Província de Nampula, onde tem vindo a ser implementado um programa (Programa Futuro Maior) de atribuição de bolsas de estudo pela ONGD Helpo. O norte de Moçambique apresenta particularidades próprias do contexto económico, geográfico e social onde se insere, pelo que o conhecimento existente de caracterização do abandono escolar das raparigas a nível nacional necessita de validação para ser aqui aplicado. Realizaram-se entrevistas individuais e focus group a professores(as), a alunos(as), a pais e mães e a representantes governamentais na tentativa de compreender as perceções de cada grupo em relação ao abandono escolar das raparigas e aos fatores que contribuem para tal. O estudo confirmou as desvantagens no acesso à educação por parte das raparigas, identificando fatores institucionais (por exemplo a distância da escola ao local de residência das famílias), fatores culturais (por exemplo os relacionados com o casamento prematuro e a gravidez na adolescência e a falta de suporte familiar) e fatores relacionados com os papéis de género e expetativas de futuro para as raparigas que influenciam o processo de tomada de decisão por parte destas e das suas famílias. Os fatores económicos não tiveram relevância neste estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T11:50:30Z 2019-11-27T00:00:00Z 2019-11-27 2019-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/19131 TID:202318150 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/19131 |
identifier_str_mv |
TID:202318150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134726185811968 |