Os desafios e as dificuldades da implementação da Educação Ambiental num Campus do IFTM: a percepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luana Loren Corrêa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10354
Resumo: A educação ambiental (EA) é uma práxis educativa e social que influencia na formação de valores, conceitos éticos, habilidades e, principalmente, atitudes que contribuem para a atuação responsável dos indivíduos em relação ao meio ambiente. Importantes autores como Layargues, Loureiro, Tristão, Reigota, entre outros, tem investigado esta temática nas últimas décadas. Apesar da EA estar presente no sistema de ensino Brasileiro, a partir do tema transversal Meio Ambiente, como previsto em lei pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a sua inclusão enfrenta inúmeros desafios, pois a forma tradicional de ensino, pautada por currículos não flexíveis, é marcante nas nossas escolas. Neste sentido, interessou-nos investigar o caso do Campus de Patos de Minas, do IFTM, tendo para o efeito sido desenhado um estudo com o qual procuramos conhecer a forma como o tema EA é desenvolvido com os alunos. Recorremos a uma metodologia qualitativa, no formato de estudo de caso. Participaram no estudo 19 professores, que responderam a um questionário com perguntas abertas. Os principais resultados mostraram que, apesar dos docentes entenderem a importância da implementação da temática EA no seu contexto educacional, num formato interdisciplinar, a realidade do cotidiano escolar da instituição estudada evidenciou a existência de várias dificuldades metodológicas. Os pontos investigados ressaltaram uma postura conservacionista e minimalista por parte dos professores que, ao orientarem a sua prática pedagógica através de atividades meramente pontuais, demonstraram insegurança em relação à implementação da temática EA nas suas unidades curriculares as quais, na maioria das vezes, se apresentam dissociadas das outras áreas do conhecimento
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