Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anabela de Sousa Salgueiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010
Resumo: Contexto: Cada vez mais os profissionais de saúde utilizam dispositivos inovadores durante a cateterização venosa periférica (CVP) para localizar veias invisíveis e impalpáveis. Objetivos: Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da utilização de tecnologias para visualização de veias (luz quase-infravermelha ou ultrassonografia) em doentes que necessitem de cateterismo venoso periférico. Método de Revisão: Seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs, esta revisão empregará estratégias de pesquisa específicas para cada base de dados/repositório, identificando estudos relevantes. Dois revisores independentes analisarão os títulos/resumos, confrontando-os com critérios de inclusão definidos. Os artigos incluídos serão submetidos a avaliação de qualidade metodológica e extração de dados. Apresentação e interpretação dos resultados: A análise crítica dos dados existentes sobre a eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia relacionados com a CVP contribuirá para a disseminação das melhores evidências disponíveis nesta temática. Conclusão: A disseminação das melhores evidências sustentará as decisões de profissionais e gestores em saúde no uso seletivo destas tecnologias na CVP, contribuindo para a preservação da rede venosa do doente.
id RCAP_3c385da24a9f0a8d968823250556ace2
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:8137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.cateterismo periféricoespectroscopia de luz próxima ao infravermelhoultrassonografiaContexto: Cada vez mais os profissionais de saúde utilizam dispositivos inovadores durante a cateterização venosa periférica (CVP) para localizar veias invisíveis e impalpáveis. Objetivos: Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da utilização de tecnologias para visualização de veias (luz quase-infravermelha ou ultrassonografia) em doentes que necessitem de cateterismo venoso periférico. Método de Revisão: Seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs, esta revisão empregará estratégias de pesquisa específicas para cada base de dados/repositório, identificando estudos relevantes. Dois revisores independentes analisarão os títulos/resumos, confrontando-os com critérios de inclusão definidos. Os artigos incluídos serão submetidos a avaliação de qualidade metodológica e extração de dados. Apresentação e interpretação dos resultados: A análise crítica dos dados existentes sobre a eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia relacionados com a CVP contribuirá para a disseminação das melhores evidências disponíveis nesta temática. Conclusão: A disseminação das melhores evidências sustentará as decisões de profissionais e gestores em saúde no uso seletivo destas tecnologias na CVP, contribuindo para a preservação da rede venosa do doente.2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010porhttp://web.esenfc.pt/?url=GSNxCz1NOliveira, Anabela de Sousa Salgueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-12-31T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:8137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:39.962057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
title Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
spellingShingle Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
Oliveira, Anabela de Sousa Salgueiro
cateterismo periférico
espectroscopia de luz próxima ao infravermelho
ultrassonografia
title_short Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
title_full Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
title_fullStr Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
title_full_unstemmed Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
title_sort Eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia na cateterização venosa periférica: protocolo de revisão sistemática.
author Oliveira, Anabela de Sousa Salgueiro
author_facet Oliveira, Anabela de Sousa Salgueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anabela de Sousa Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv cateterismo periférico
espectroscopia de luz próxima ao infravermelho
ultrassonografia
topic cateterismo periférico
espectroscopia de luz próxima ao infravermelho
ultrassonografia
description Contexto: Cada vez mais os profissionais de saúde utilizam dispositivos inovadores durante a cateterização venosa periférica (CVP) para localizar veias invisíveis e impalpáveis. Objetivos: Identificar a melhor evidência disponível sobre a eficácia da utilização de tecnologias para visualização de veias (luz quase-infravermelha ou ultrassonografia) em doentes que necessitem de cateterismo venoso periférico. Método de Revisão: Seguindo a metodologia do Instituto Joanna Briggs, esta revisão empregará estratégias de pesquisa específicas para cada base de dados/repositório, identificando estudos relevantes. Dois revisores independentes analisarão os títulos/resumos, confrontando-os com critérios de inclusão definidos. Os artigos incluídos serão submetidos a avaliação de qualidade metodológica e extração de dados. Apresentação e interpretação dos resultados: A análise crítica dos dados existentes sobre a eficácia da luz quase-infravermelha ou ultrassonografia relacionados com a CVP contribuirá para a disseminação das melhores evidências disponíveis nesta temática. Conclusão: A disseminação das melhores evidências sustentará as decisões de profissionais e gestores em saúde no uso seletivo destas tecnologias na CVP, contribuindo para a preservação da rede venosa do doente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010
https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010
url https://doi.org/info:doi:https://doi.org/10.12707/RIV18010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=GSNxCz1N
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137228832636928