Characterization of physiotherapists practice and perceptions regarding patient education of patients with chronic low back pain

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balluchi, Tiago de Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37626
Resumo: Enquadramento: A dor lombar crónica é das causas principais de anos vividos com incapacidade. As guidelines recomendam a utilização de um modelo biopsicossocial para a avaliação e intervenção nesta condição, com recurso a abordagens activas, onde a educação sobre a dor assume especial relevância. A literatura existente tem demonstrado que a prática clíncia neste âmbito é heterogénea, não só entre países mas entre os profissionais de cada país, o que pode comprometer os resultados clínicos obtidos. Adicionalmente, pouco é conhecido sobre a diferença, na implementação desta modalidade terapêutica, entre fisioterapeutas recém-formados e com mais anos de experiência. Objetivo: Este estudo teve como objectivo investigar a percepção e uso da educação, enquanto modalidade de terapêutica no tratamento de utentes com dor lombar crónica, pelos fisioterapeutas em Portugal. Teve também o objectivo de investigar a influência da experiência dos fisioterapeutas, procurando diferenças entre a prática auto-reportada de educação e os anos de experiência no tratamento de indivíduos com dor lombar crónica. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, com recurso a um questionário online onde os fisioterapeutas portugueses auto-reportaram a sua prática clínica no que diz respeito à educação de utentes com dor lombar crónica. Numa segunda fase, os dados recolhidos foram divididos em 2 grupos: recém-formados (5 ou menos de 5 anos de experiência) e experientes (6 ou mais anos de experiência). Resultados: 112 fisioterapeutas reportaram formas distintas de implementar a educação no contexto da dor lombar crónica, a maioria não seguindo consistentemente as guidelines. Verificou-se uma diferença entre a prática de profissionais recém formados e com mais anos de experiência, onde os primeiros reportaram menor uso de abordagens educativas centradas no utente. Os fisioterapeutas com menos experiência identificaram mais barreiras à educação, especialmente barreiras relacionadas com características dos utentes. Conclusões: Este estudo constituíu um contributo para a investigação sobre a percepção e caracterização da educação, enquanto modalidade terapêutica utilizada pelos fisioterapeutas portugueses no tratamento de indivíduos com dor lombar crónica. Os resultados apontam para uma divergência entre a prática clínica em Portugal e as recomendações internacionais para abordagem da dor lombar crónica e chamam a atenção para diferenças importantes na atuação dos fisioterapeutas em função do número de anos de experiência profissional.
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spelling Characterization of physiotherapists practice and perceptions regarding patient education of patients with chronic low back painDor Lombar CrónicaEducaçãoFisioterapeutas Recém-formados e ExperientesChronic low back painPatient educationNovice and Non-Novice PhysiotherapistsEnquadramento: A dor lombar crónica é das causas principais de anos vividos com incapacidade. As guidelines recomendam a utilização de um modelo biopsicossocial para a avaliação e intervenção nesta condição, com recurso a abordagens activas, onde a educação sobre a dor assume especial relevância. A literatura existente tem demonstrado que a prática clíncia neste âmbito é heterogénea, não só entre países mas entre os profissionais de cada país, o que pode comprometer os resultados clínicos obtidos. Adicionalmente, pouco é conhecido sobre a diferença, na implementação desta modalidade terapêutica, entre fisioterapeutas recém-formados e com mais anos de experiência. Objetivo: Este estudo teve como objectivo investigar a percepção e uso da educação, enquanto modalidade de terapêutica no tratamento de utentes com dor lombar crónica, pelos fisioterapeutas em Portugal. Teve também o objectivo de investigar a influência da experiência dos fisioterapeutas, procurando diferenças entre a prática auto-reportada de educação e os anos de experiência no tratamento de indivíduos com dor lombar crónica. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, com recurso a um questionário online onde os fisioterapeutas portugueses auto-reportaram a sua prática clínica no que diz respeito à educação de utentes com dor lombar crónica. Numa segunda fase, os dados recolhidos foram divididos em 2 grupos: recém-formados (5 ou menos de 5 anos de experiência) e experientes (6 ou mais anos de experiência). Resultados: 112 fisioterapeutas reportaram formas distintas de implementar a educação no contexto da dor lombar crónica, a maioria não seguindo consistentemente as guidelines. Verificou-se uma diferença entre a prática de profissionais recém formados e com mais anos de experiência, onde os primeiros reportaram menor uso de abordagens educativas centradas no utente. Os fisioterapeutas com menos experiência identificaram mais barreiras à educação, especialmente barreiras relacionadas com características dos utentes. Conclusões: Este estudo constituíu um contributo para a investigação sobre a percepção e caracterização da educação, enquanto modalidade terapêutica utilizada pelos fisioterapeutas portugueses no tratamento de indivíduos com dor lombar crónica. Os resultados apontam para uma divergência entre a prática clínica em Portugal e as recomendações internacionais para abordagem da dor lombar crónica e chamam a atenção para diferenças importantes na atuação dos fisioterapeutas em função do número de anos de experiência profissional.Background: Chronic low back pain is one of the leading causes of years lived with disability. Clinical guidelines have recommended the use of a biopsychosocial model to assess and address chronic low back pain, with a focus on active approaches, where patient education plays a role of the utmost importance. The existing literature has indicated heterogeneous approaches to chronic low back pain, not only between countries, but amidst one’s country, and this diversity may compromise the clinical outcomes. Additionally, little is known about the implementation of patient education among novice and non-novice physiotherapists. Objective: This study aimed to investigate the perception and use of patient education, by physiotherapists in Portugal, in the context of chronic low back pain. It also aimed to investigate the influence of physiotherapists` experience on self-reported patient education practice, looking for differences between the self-reported practice of patient education and physiotherapists` years of experience working with individuals with chronic low back pain. Methods: A transversal study was carried out based on an online questionnaire where Portuguese physiotherapists self-reported their practice regarding patient education in the scope of chronic low back pain. The data were divided in 2 groups: novices (5 or less years of experience) and non-novices (6 or more years of experience). Results: 112 physiotherapists reported quite distinct ways of managing chronic low back pain, most not consistent with guidelines regarding patient education. There were differences between the practice of novice and non-novice physiotherapists, whith the former reporting less use of patient-centred approaches to education. Novice physiotherapists reported more barriers to patient education, especially those related to patient`s characteristics. Conclusions: This study contributed to research on the Portuguese physiotherapists` perceptions and characterization of clinical practice in the scope of patient education of patients with chronic low back pain. Results showed a divergency between the participants` clinical practice and the international guidelines for management of chronic low back pain, and highlighted important differences in the physioterapists’ approaches, according to their years of experienceCaeiro, CarmenRepositório ComumBalluchi, Tiago de Carvalho2021-10-06T09:44:15Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37626TID:202786811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.264822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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