A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7342
Resumo: Os meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países.
id RCAP_3c47331a4c308515a58c6a1c4fa036c1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanholaLíngua espanholaEnsino/aprendizagemMeios de comunicaçãoLínguas estrangeirasOs meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países.The media, tools used by man to broadcast messages in order to reach large audiences, are in today's society, very important tools, which will impose in everyday life at a hectic pace, due to the constant technological progress. Currently we can count on different types of media, which more or less quickly allow us to communicate with the "world", making easy not only the contact with each other, but also a deeper understanding of it. Thus, television, radio, the press (newspapers, magazines) and the Internet are crucial tools for life in society. Is in the younger generation that the media more influence have, since much of their time is spent in front of them, their use as didactic and pedagogical means in teaching a foreign language, in this case Spanish, is, undoubtedly an asset. Today, we live in the information society, we cannot question the use of materials that applied to education would be of benefit in the teaching and learning process. Throughout my educational practice I performed several activities using the media, and it was very clear that students were motivated to carry out the activities I suggested and I may even say that they had a rather positive impact on the learning achieved by students. The use of a news story, a story, a video are tools that favor the acquisition of language in students of Spanish. Also the use of internet, is to research, to exchange ideas, to comment, provide students with the touch with reality and, indeed, with the modus vivendi of society whose language seeking to learn, as more students demonstrate to know the culture of other countries.2017-02-22T16:42:23Z2017-02-22T00:00:00Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7342porMoreiras, Sónia Cristina César Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:09.764942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
title A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
spellingShingle A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Meios de comunicação
Línguas estrangeiras
title_short A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
title_full A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
title_fullStr A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
title_full_unstemmed A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
title_sort A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
author Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães
author_facet Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Meios de comunicação
Línguas estrangeiras
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Meios de comunicação
Línguas estrangeiras
description Os meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22T16:42:23Z
2017-02-22T00:00:00Z
2017-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7342
url http://hdl.handle.net/10348/7342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149263544320