A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7342 |
Resumo: | Os meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países. |
id |
RCAP_3c47331a4c308515a58c6a1c4fa036c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7342 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanholaLíngua espanholaEnsino/aprendizagemMeios de comunicaçãoLínguas estrangeirasOs meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países.The media, tools used by man to broadcast messages in order to reach large audiences, are in today's society, very important tools, which will impose in everyday life at a hectic pace, due to the constant technological progress. Currently we can count on different types of media, which more or less quickly allow us to communicate with the "world", making easy not only the contact with each other, but also a deeper understanding of it. Thus, television, radio, the press (newspapers, magazines) and the Internet are crucial tools for life in society. Is in the younger generation that the media more influence have, since much of their time is spent in front of them, their use as didactic and pedagogical means in teaching a foreign language, in this case Spanish, is, undoubtedly an asset. Today, we live in the information society, we cannot question the use of materials that applied to education would be of benefit in the teaching and learning process. Throughout my educational practice I performed several activities using the media, and it was very clear that students were motivated to carry out the activities I suggested and I may even say that they had a rather positive impact on the learning achieved by students. The use of a news story, a story, a video are tools that favor the acquisition of language in students of Spanish. Also the use of internet, is to research, to exchange ideas, to comment, provide students with the touch with reality and, indeed, with the modus vivendi of society whose language seeking to learn, as more students demonstrate to know the culture of other countries.2017-02-22T16:42:23Z2017-02-22T00:00:00Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7342porMoreiras, Sónia Cristina César Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:09.764942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
title |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
spellingShingle |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães Língua espanhola Ensino/aprendizagem Meios de comunicação Línguas estrangeiras |
title_short |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
title_full |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
title_fullStr |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
title_full_unstemmed |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
title_sort |
A influência dos meios de comunicação na aprendizagem da língua espanhola |
author |
Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães |
author_facet |
Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreiras, Sónia Cristina César Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Meios de comunicação Línguas estrangeiras |
topic |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Meios de comunicação Línguas estrangeiras |
description |
Os meios de comunicação, instrumentos usados pelo homem para difundir mensagens com o objetivo de atingir grandes públicos, são, na sociedade atual, ferramentas importantíssimas, que se vão impondo na vida quotidiana a um ritmo desenfreado, devido ao constante progresso tecnológico. Atualmente podemos contar com diferentes tipos de meios de comunicação, que de uma forma mais ou menos rápida nos permitem comunicar com o “mundo”, facilitando-nos, não só o contacto com o outro, mas também um conhecimento mais aprofundado do mesmo. Assim, a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas) e a internet são ferramentas cruciais para a vida em sociedade. Sendo nas camadas mais jovens que os meios de comunicação mais influência têm, já que grande parte do seu tempo é passado em frente a eles, a sua utilização como meio didático e pedagógico no ensino de uma língua estrangeira, no caso o espanhol, é, sem dúvida, uma mais-valia. Hoje, que vivemos na sociedade da informação, não podemos questionar o uso de recursos, que aplicados ao ensino, só trariam vantagens no processo de ensino e de aprendizagem. No decorrer da minha prática educativa realizei diversas atividades recorrendo a meios de comunicação, sendo que foi notória a motivação dos alunos para a realização das mesmas, podendo mesmo afirmar que tiveram um impacto deveras positivo nas aprendizagens realizadas pelos alunos. O uso de uma notícia, de um relato, de um vídeo são ferramentas que favorecem a aquisição da língua nos alunos de espanhol. Também o recurso à internet, seja para pesquisar informação, para trocar ideias, para fazer comentários, proporciona aos alunos o contacto com a realidade e por assim dizer com o modus vivendi da sociedade cuja língua procuram aprender, pois cada vez mais os alunos demonstram interesse em conhecer a cultura de outros países. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-22T16:42:23Z 2017-02-22T00:00:00Z 2017-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7342 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137149263544320 |