Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Inês Graça de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44959
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
id RCAP_3c48f3a00f153dea84d0dd2c38a61c74
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagensTecnologias digitaisLiderançaSatisfaçãoAgências de viagensTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A competitividade dos tempos atuais tem tido um grande impacto na economia global, sendo que organizações de todos os setores, têm vindo a recorrer às novas tecnologias para se diferenciarem dos seus competidores. As agências de viagens, fazendo parte do setor do turismo, que tem registado um crescimento constante, mas também muitas mudanças, também têm procurado no meio digital uma oportunidade de criarem uma vantagem competitiva. O presente estudo procura entender qual o impacto das capacidades de liderança e digitais na satisfação dos colaboradores e o papel mediador que a capacidade digital tem na relação entre a capacidade de liderança e a satisfação, tendo como base o modelo da maturidade digital de Westerman, Bonnet e McAfee (2014) e da teoria das capacidades dinâmicas. Desta forma, foi realizado um estudo onde foram inquiridos 65 agentes de viagens portugueses. Os resultados evidenciaram que a capacidade de liderança tem um efeito direto na satisfação dos colaboradores, assim como na capacidade digital, mas que a capacidade digital não tem um efeito mediador na relação entre a capacidade de liderança e a satisfação. Concluiu-se que as capacidades de liderança e digitais são essenciais para uma transformação digital bem-sucedida, mas que, nas agências de viagens portuguesas, a capacidade de liderança por si só pode ser vista como uma vantagem competitiva.Nowadays competitiveness has had a big impact in global economy, so organizations in every sector have been resorting to new technologies to distinct themselves from their competitors. Travel agencies, being part of the tourism sector, has had a steady grown but also a lot of changes, so they have been looking to gain a competitive advantage through digital technologies. The present study intend to understand what is the leadership and digital capabilities’ impact in workers’ satisfaction and if digital capability has a mediator effect in the relationship between leadership capability and satisfaction, based on Westerman’s digital transformation model (Westerman, Bonnet and McAfee, 2014) and dynamic capabilities theory. Thus, it was conducted a study with 65 portuguese travel agents. The results show that leadership capability has a direct effect, not just in the workers’ satisfaction, but also in the digital capability, however digital capability does not play a mediator role in the leadership capability and satisfaction relationship. It was possible to conclude that leadership and digital capabilities are fundamental to a successful digital transformation and that, in portuguese travel agencies, the leadership capability by itself plays a competitive advantage.Curral, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaBrites, Inês Graça de Sousa2020-11-23T15:33:47Z20202020-06-232020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44959TID:202694860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:27.299221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
title Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
spellingShingle Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
Brites, Inês Graça de Sousa
Tecnologias digitais
Liderança
Satisfação
Agências de viagens
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
title_full Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
title_fullStr Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
title_full_unstemmed Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
title_sort Impacto da capacidade digital na capacidade de liderança e na satisfação de agentes de viagens
author Brites, Inês Graça de Sousa
author_facet Brites, Inês Graça de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curral, Luís, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Inês Graça de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Liderança
Satisfação
Agências de viagens
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Tecnologias digitais
Liderança
Satisfação
Agências de viagens
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T15:33:47Z
2020
2020-06-23
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44959
TID:202694860
url http://hdl.handle.net/10451/44959
identifier_str_mv TID:202694860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134518279405568