A matemática na construção e desenvolvimento de uma consciência ecológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2470 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
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A matemática na construção e desenvolvimento de uma consciência ecológicaEcologiaEducação matemáticaInterdisciplinaridadeTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A construção e desenvolvimento de uma consciência ecológica através da matemática é o tema central desta investigação. Este estudo defende que conteúdos matemáticos do 2ºCiclo do Ensino Básico e a sua exploração através de uma abordagem voltada para questões ambientais pode contribuir para o desenvolvimento e construção de uma consciência ecológica e de uma atitude crítica face aos problemas ambientais que se vivem actualmente. Pretende-se compreender se, através de uma abordagem matemática a questões ambientais, se promove o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos problemas ambientais. Ou seja, se através de uma educação matemática os alunos compreendem a realidade que os rodeia numa perspectiva ecológica e de preservação do meio natural. O objectivo consiste ainda em reflectir sobre de que modo a educação matemática pode ajudar a promover o pensamento crítico nos alunos. Foram identificadas três questões orientadoras do estudo: a) De que modo os conceitos e processos matemáticos são facilitadores de uma compreensão dos diversos problemas ambientais, b) De que forma a construção de uma atitude crítica relativa às questões ambientais pode ser favorecida através de uma abordagem matemática a esses assuntos e c) como a formulação e análise de problemas e partilha de argumentações poderá ajudar na procura de soluções de problemas ambientais. Para responder a estas questões optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo, seguindo a metodologia de estudo de caso. A recolha de dados incidiu no trabalho que foi sendo realizado pela professora e pelos alunos durante a elaboração dos projectos, tendo sido feita através de entrevistas e observações, registos tanto dos alunos como da professora, planificações do trabalho de projecto, dos rascunhos, dos relatórios elaborados e das apresentações finais. A análise dos dados foi feita através de uma descrição analítica do decorrer do projecto e das entrevistas. Os resultados do estudo apoiam a ideia de que uma consciência ecológica é favorecida e desenvolvida através de uma abordagem matemática a diversos assuntos relacionados com o meio ambiente, favorecendo o desenvolvimento de uma atitude crítica face a diversas questões ambientais.The construction and development of an ecological conscience through mathematics is the main theme of this investigation. This study defends all the contents surrounding mathematics given to 2nd Cycle students ant their development through an approach to environmental issues can contribute to the construction and development of an ecological conscience and a critical attitude facing the environmental issues presented to us nowadays. We will try to comprehend if, under the light of a mathematical approach to the environmental issues, we can promote the development of an argumentative attitude on the approach of such issues. By other words, we will try to understand if a mathematical education will help the students to understand the reality surrounding them on an ecological perspective as much as to have a wilderness preservation outlook. The objective consists also on reflecting how mathematical education can promote critical thinking on students. Three guiding questions were identified on this study: a) How mathematical concepts and processes can lead to an easy comprehension of several environmental issues, b) Which way the construction of a critical behavior can be favored by a mathematical approach to the environmental issues, and c) How come the formulation and analysis of problems and exchange of arguments can help in the search of solutions to these issues. To answer these questions, we chose an interpretative and qualitative approach, following the methodology of case study. The gathering of data focused on the work being done by the teacher and the students during the elaboration of the projects, through questioning and observation, records from both the students and the teacher, planification of the work, drafts, reports and final presentations. The data analysis was made through an analytical description of the project evolution and of the interviews. The results of the study back up the idea that an ecological conscience is favored and nurtured by a mathematical approach to the different environmentally related issues, supporting the development of a critical attitude towards these issues.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Sofia de Figueiredo, 1983-2011-02-11T12:16:45Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:51.685443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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