Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Priscila de Almeida Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933
Resumo: A adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes.
id RCAP_3c50b80a7c8f330d27adda5b9c2c5d3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentesAdolescentesDrogas ilícitasServiço de saúde escolarEnfermagem de saúde mental e psiquiátricaA adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes.2019-09-27T14:25:35Z2019-07-01T00:00:00Z2019-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4933porCorreia, Priscila de Almeida Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:03Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:12.574550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
title Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
spellingShingle Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
Correia, Priscila de Almeida Carneiro
Adolescentes
Drogas ilícitas
Serviço de saúde escolar
Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
title_short Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
title_full Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
title_fullStr Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
title_full_unstemmed Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
title_sort Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
author Correia, Priscila de Almeida Carneiro
author_facet Correia, Priscila de Almeida Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Priscila de Almeida Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Drogas ilícitas
Serviço de saúde escolar
Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
topic Adolescentes
Drogas ilícitas
Serviço de saúde escolar
Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
description A adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27T14:25:35Z
2019-07-01T00:00:00Z
2019-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129865366011904