Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes em contexto escolar- projeto de formação para docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4933 |
Resumo: | A adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes. |
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A adolescência, é uma etapa do desenvolvimento humano de grande vulnerabilidade e suscetibilidade ao consumo de substâncias ilícitas, podendo repercutir-se de forma negativa na sua saúde mental. O meio escolar, local onde decorreu o estágio final, é um setting de eleição para uma abordagem na vertente preventiva deste fenómeno. Neste sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, ao aplicar as suas competências, nomeadamente: a utilização do self terapêutico, intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional, potencia o juízo crítico sobre a sua situação de saúde, promove estratégias de coping e simultaneamente estimula a adoção de comportamentos salutogénicos. Face a esta problemática, foi delineado um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por adolescentes em contexto escolar- Projeto de Formação para Docentes, tendo como base uma revisão integrativa da literatura. A operacionalização deste projeto pretende tornar a atuação do corpo docente mais consistente face à problemática, responsabilizando os adolescentes/família nas tomadas de decisão, para a adoção de estilos de vida saudáveis. O presente relatório tem como objetivos gerais: • Descrever e analisar as atividades que conduziram à aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre em Enfermagem. • Elaborar um projeto de intervenção com a seguinte temática: Consumo de Substâncias Psicoativas por Adolescentes em Contexto Escolar- Projeto de Formação para Docentes. |
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