Público(s) do Museu Calouste Gulbenkian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Margarida Vigário de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11635
Resumo: É intuito do presente estudo contribuir para o conhecimento dos públicos dos museus em Portugal, incidindo sobre os visitantes nacionais da exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, aberta ao público desde 1969. Tendo como método de recolha de informação o inquérito por questionário, este estudo visa, por um lado, caraterizar sociologicamente os visitantes nacionais do MCG, compreender as suas práticas culturais e de lazer, assim como a sua relação com os espaços e a oferta cultural da FCG, instituição agregadora de diversos projetos e dinâmicas na área das artes e do espetáculo; por outro lado, enquadrar a visita nos seus contextos físico, temporal e social, conhecer motivações, intenções futuras e as avaliações dos visitantes. Os dados recolhidos demonstraram que se trata de um público predominantemente feminino, jovem, com elevada qualificação escolar, com conhecimento e ocasional/regular frequência de práticas culturais, destacando-se a ida a museus, ao cinema e a visita a monumentos nacionais. Mais de metade dos inquiridos tinha visitado o museu anteriormente, além de que a maioria, conhece e/ou já visitou os principais espaços da FCG (Jardim, Centro de Arte Moderna, Biblioteca de Arte, por exemplo). Contudo, os dados revelam que os visitantes do museu, no último ano, se mostraram pouco participativos na oferta cultural da FCG (espetáculos de música, exposições, conferências), o que poderá indicar a coexistência de dois públicos distintos: os públicos do MCG e os da FCG. Praticamente a totalidade dos inquiridos se mostrou satisfeito/muito satisfeito com a visita realizada e deixou clara a intenção de voltar.
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