Público(s) do Museu Calouste Gulbenkian
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11635 |
Resumo: | É intuito do presente estudo contribuir para o conhecimento dos públicos dos museus em Portugal, incidindo sobre os visitantes nacionais da exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, aberta ao público desde 1969. Tendo como método de recolha de informação o inquérito por questionário, este estudo visa, por um lado, caraterizar sociologicamente os visitantes nacionais do MCG, compreender as suas práticas culturais e de lazer, assim como a sua relação com os espaços e a oferta cultural da FCG, instituição agregadora de diversos projetos e dinâmicas na área das artes e do espetáculo; por outro lado, enquadrar a visita nos seus contextos físico, temporal e social, conhecer motivações, intenções futuras e as avaliações dos visitantes. Os dados recolhidos demonstraram que se trata de um público predominantemente feminino, jovem, com elevada qualificação escolar, com conhecimento e ocasional/regular frequência de práticas culturais, destacando-se a ida a museus, ao cinema e a visita a monumentos nacionais. Mais de metade dos inquiridos tinha visitado o museu anteriormente, além de que a maioria, conhece e/ou já visitou os principais espaços da FCG (Jardim, Centro de Arte Moderna, Biblioteca de Arte, por exemplo). Contudo, os dados revelam que os visitantes do museu, no último ano, se mostraram pouco participativos na oferta cultural da FCG (espetáculos de música, exposições, conferências), o que poderá indicar a coexistência de dois públicos distintos: os públicos do MCG e os da FCG. Praticamente a totalidade dos inquiridos se mostrou satisfeito/muito satisfeito com a visita realizada e deixou clara a intenção de voltar. |
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Público(s) do Museu Calouste GulbenkianPúblicos dos museus de artePráticas culturais e de lazerMuseu Calouste GulbenkianOferta cultural da Fundação Calouste GulbenkianPublic studiesPublic of art museumsCultural practices and leisureÉ intuito do presente estudo contribuir para o conhecimento dos públicos dos museus em Portugal, incidindo sobre os visitantes nacionais da exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, aberta ao público desde 1969. Tendo como método de recolha de informação o inquérito por questionário, este estudo visa, por um lado, caraterizar sociologicamente os visitantes nacionais do MCG, compreender as suas práticas culturais e de lazer, assim como a sua relação com os espaços e a oferta cultural da FCG, instituição agregadora de diversos projetos e dinâmicas na área das artes e do espetáculo; por outro lado, enquadrar a visita nos seus contextos físico, temporal e social, conhecer motivações, intenções futuras e as avaliações dos visitantes. Os dados recolhidos demonstraram que se trata de um público predominantemente feminino, jovem, com elevada qualificação escolar, com conhecimento e ocasional/regular frequência de práticas culturais, destacando-se a ida a museus, ao cinema e a visita a monumentos nacionais. Mais de metade dos inquiridos tinha visitado o museu anteriormente, além de que a maioria, conhece e/ou já visitou os principais espaços da FCG (Jardim, Centro de Arte Moderna, Biblioteca de Arte, por exemplo). Contudo, os dados revelam que os visitantes do museu, no último ano, se mostraram pouco participativos na oferta cultural da FCG (espetáculos de música, exposições, conferências), o que poderá indicar a coexistência de dois públicos distintos: os públicos do MCG e os da FCG. Praticamente a totalidade dos inquiridos se mostrou satisfeito/muito satisfeito com a visita realizada e deixou clara a intenção de voltar.The purpose of this study is to contribute to the knowledge of the museum’s visitors in Portugal, focusing on national visitors of the permanent exhibition of Calouste Gulbenkian Museum (MCG), open to the public since 1969. The method of collecting information opted was the questionnaire survey. This study aims on the one hand, characterize the public of this exhibition, including its cultural and leisure practices, as well as their relationship with the spaces and the cultural offer of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), institution responsible for different projects and cultural programs. On the other hand, this study aims to characterize the visit to the museum in its physical, temporal and social contexts, as well as knowing the motivations, future intentions and evaluation of the visitors. The main results show that they are mainly young female, with high qualifications and occasional/regular attendance of cultural practices, especially the visit to museums, cinema and national monuments. More than a half of the visitors inquired had already visited the museum before, and most of them, know and/or visited the main areas of FCG (Garden, Modern Art Center, Art Library, for example). However, the main results show that the museum´s visitors have a low participation in the cultural offer of FCG (music performances, exhibitions, conferences), in the last year, which may indicate the coexistence of two distinct audiences: MCG public and FCG public. Almost all of the visitors expressed satisfied with the visit and made clear the intention of return.2016-07-05T10:53:49Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11635porSousa, Maria Margarida Vigário deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:36.708537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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