Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26542
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_3c706513362a3ea6246f71165a0cf1d0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?Credibilidade do EndorserCredibilidade da MarcaCapital da MarcaEnvolvimento do ClienteEndorser credibilityBrand CredibilityBrand EquityCustomer EngagementMestrado Bolonha em MarketingGestão do capital da marca envolve em grande parte o controlo das associações que os consumidores têm com uma marca (Keller,1993). Uma organização pode trabalhar para construir o seu capital da marca e credibilidade por meio do uso de endosso (endorsement) como ferramenta de comunicação. Estudos anteriores sugerem que o endosso de alta celebridade se tornará mais fortemente associado à marca endossada na mente do consumidor (Spry et al., 2009;2010). Este estudo tem como principal objetivo relacionar o envolvimento do cliente com o endorser da marca, com o seu envolvimento do cliente com a marca (customer brand engagement). Baseado nos postulados do Spry et al. (2011) e Hollebeek et al. (2014) o presente estudo investiga o efeito que a credibilidade de endorser e credibilidade da marca tem no envolvimento do cliente com a marca e no capital da marca da perspetiva do cliente. Metodologia aplicada neste estudo é de natureza quantitativa e aos dados foram adquiridos através de um questionário construído na plataforma Qualtrics e divulgado online (N=270). Através da análise dos resultados foram validadas todas as hipóteses deste estudo. Os resultados obtidos demonstraram que a credibilidade do endorser realmente afeta a credibilidade da marca, o capital da marca e o envolvimento do cliente com a marca.Brand equity management largely involves controlling the associations that consumers have with a brand (Keller, 1993). An organization can work to build its brand capital and credibility through the use of endorsement as a communication tool. Previous studies suggest that high celebrity endorsement will become more strongly associated with the endorsed brand in the consumer's mind (Spry et al., 2009;2010). The main objective of this study is to relate the customer's involvement with the brand endorser, with the customer's involvement with the brand (customer brand engagement). Based on the postulates of Spry et al. (2011) and Hollebeek et al. (2014) this study investigates the effect that endorser credibility and brand credibility have on customer engagement with the brand and on brand equity from the customer's perspective. Methodology applied in this study is quantitative in nature and the data were acquired through a questionnaire built on the Qualtrics platform and published online (N=270). Through the analysis of the results, all the hypotheses of this study were validated. The results obtained demonstrated that the endorser's credibility really affects the brand's credibility, the brand equity and the client's involvement with the brand.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMoreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho2022-12-21T15:19:20Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26542porMoreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho (2021). “Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:10.500533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
title Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
spellingShingle Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho
Credibilidade do Endorser
Credibilidade da Marca
Capital da Marca
Envolvimento do Cliente
Endorser credibility
Brand Credibility
Brand Equity
Customer Engagement
title_short Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
title_full Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
title_fullStr Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
title_full_unstemmed Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
title_sort Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?
author Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho
author_facet Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Credibilidade do Endorser
Credibilidade da Marca
Capital da Marca
Envolvimento do Cliente
Endorser credibility
Brand Credibility
Brand Equity
Customer Engagement
topic Credibilidade do Endorser
Credibilidade da Marca
Capital da Marca
Envolvimento do Cliente
Endorser credibility
Brand Credibility
Brand Equity
Customer Engagement
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-12-21T15:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26542
url http://hdl.handle.net/10400.5/26542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Ana Cristina do Nascimento Marinho (2021). “Credibilidade do Endorser e o envolvimento do cliente com a marca : uma relação Win-Win?”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131197971890176